Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
novembro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Cultura 



Filarmónica de Mortágua organizou XVII Festival de Bandas

2009-06-12
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Teve lugar no passado dia 6 (Sábado), o XVII Festival de Bandas organizado pela Filarmónica de Mortágua. O programa do Festival teve início às 16 horas com uma Sessão de Boas-Vindas às Bandas convidadas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Presidente da Junta de Freguesia de Mortágua e Corpos Sociais da Filarmónica de Mortágua. Estavam também presentes os Presidentes das Direcções das três Bandas, Directores Artísticos e Executantes.

Na ocasião, o Presidente da Câmara dirigiu palavras especiais para as duas Bandas visitantes, uma delas vinda de muito longe, do Algarve, fazendo votos de que tivesse uma boa estadia e levassem boas recordações da sua breve permanência em Mortágua. Dirigiu ainda palavras de apreço e reconhecimento pelo trabalho que é desenvolvido pelas Filarmónicas, destacando o facto de serem hoje os jovens o cerne destas colectividades, o que considerou muito salutar e uma garantia de futuro. Nesse reconhecimento englobou as restantes colectividades do concelho, os seus Dirigentes e Corpos Sociais, para sublinhar o papel relevante que o Movimento Associativo desempenha na vida social, cultural, recreativa e desportiva da comunidade.
Em nome do Município, fez a oferta de várias lembranças do concelho aos dirigentes das duas Bandas convidadas a abrilhantar o evento. Nesta Sessão procedeu-se ainda à imposição das insígnias do Festival nos respectivos estandartes.

Após o final da sessão realizou-se uma arruada pelo centro da Vila, da Praça do Município até ao Centro de Animação Cultural, onde teve lugar a tradicional troca de saudações entre as Bandas. Seguiu-se o jantar oferecido aos elementos das Bandas e convidados, servido como habitualmente nas instalações da Associação de Vila Nova.

Mas o ponto alto do programa era naturalmente o Concerto, realizado pelas 21h30, no Centro de Animação Cultural, com a presença de três Bandas: Banda Musical de Tavira, Filarmónica Boa Vontade Lorvanense (Lorvão-Penacova) e Filarmónica de Mortágua.

A primeira a apresentar-se foi a Banda vinda de Tavira, com cerca de 35 elementos em palco, dirigida pelo Maestro Marco Sarrudo, que inclui no seu repertório uma Abertura de Ed Huckeby, “Cem Anos”, uma rapsódia de temas populares portugueses, com arranjo de Álvaro Reis, e os pasos doble “Bilbao” e “Castles in Spain.

A Banda vinda do concelho vizinho de Penacova foi uma agradável surpresa, desde logo pela seu elevado número de executantes em palco, perto de 50, algo que não é vulgar vermos noutras Bandas em concerto.
A Banda é dirigida pelo Maestro Adriano Gomes de Almeida, que segundo contou, teve sua estreia a solo precisamente num Encontro de Bandas em Mortágua, quando tinha então 15 anos de idade. Acontece ainda que é actualmente docente na Escola Secundária de Mortágua, sendo mais um ponto de ligação a Mortágua.

Do repertório seleccionado destacaram-se algumas bandas sonoras de filmes e uma rapsódia intitulada “Vamos à Romaria”, constituída por temas populares.
A Filarmónica de Mortágua, dirigida pelo seu jovem Director Artístico, Ricardo Vicente, apresentou-se em palco com cerca de 40 elementos. A sua actuação privilegiou um repertório de cariz essencialmente popular e ligeiro: Zé Maria (O Francês da Minha Terra), de Alberto Madureira, “Penedo do Guincho”, de Álvaro Reis, “Xutos Medley”, “Bali”, de David Correia.
Este Festival marcou a estreia em público de 4 jovens clarinetes na Banda de Mortágua que fizeram a sua formação na Escola de Música. Para a Inês, Sara, Cátia e Bruna, e naturalmente para os seus Pais, foi um dia de grande emoção.

Antes da entrega das lembranças aos Directores Artísticos, o Presidente da Direcção da Filarmónica de Mortágua, José Maria Vicente, agradeceu aos grupos convidados, ao público e às entidades que colaboraram no evento, referindo a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia de Mortágua, a Associação de Vila Nova, o Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores, o Restaurante Emigrante e as Águas Caldas de Penacova. Deixou ainda o apelo aos pais presentes, para que tragam os seus filhos para a aprendizagem musical, realçando as suas virtualidades e os seus benefícios em termos pessoais, sociais, intelectuais.

O Presidente da Câmara, que assistiu ao evento, proferiu também algumas breves palavras, antes de mais de incentivo a todas as Bandas e em especial à Filarmónica de Mortágua, que está a viver uma fase de renovação. Enalteceu ainda a presença do numeroso público, afirmando que tal constitui um estímulo acrescido para qualquer grupo em palco.

Um belíssimo espectáculo e serão cultural.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
“Tantos modos de ser carta” na Biblioteca Municipal 2019-11-26
Município atribui nome de Branquinho da Fonseca para patrono da Biblioteca Municipal2019-02-19
Orquestra Clássica do Centro, acompanhada por Rafaela Monteiro, proporcionou espetáculo memorável2018-12-04
Mortágua acolheu Estágio Nacional de Karaté Shukokai2021-11-24
Lançamento do jogo “Napoleão - O princípio do fim”. Projeto envolve 13 municipios da Rede Temática das Invasões Temáticas em Portugal.2021-11-23
Escola Municipal de Natação de Mortágua participa no Circuito Municipal de Escolas de Natação 2021-11-22
Infraestruturas de Portugal executou obras de conservação na rede viária nacional que serve o concelho (EN234, EN334-1 e EN228)2021-11-16
Serviço de recolha de resíduos específicos 2021-11-15


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade