Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



“Dizer com o Coração” na Biblioteca Municipal

2009-06-02
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O Mês de Maio é o Mês do Coração. A Biblioteca Municipal de Mortágua, em parceria com a Escola Secundária, promoveram um programa para assinalar esta data e lembrar que o coração é o motor do nosso corpo, mas também a fonte dos nossos sentimentos mais profundos, como o amor, a amizade, a fraternidade e a solidariedade. O coração pulsa, fala, sente, ri, chora, exulta, compadece-se, emociona-se. É lá que mora a alma e a esperança.

Mas o coração é antes de mais um órgão físico, que tem que ser protegido e cuidado. Por isso mesmo, o programa incluiu uma palestra apresentada pelo Dr. Polybio Serra e Silva, Presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia - Delegação do Centro. A sua prelecção constituiu uma agradável surpresa para todos os presentes, que encheram o auditório da Biblioteca Municipal. Fazendo jus da sua veia poética falou da prevenção das doenças cardiovasculares num estilo muito original... em verso!.

Destacou três factores de risco: a ociosidade, o tabaco e a alimentação incorrecta. “Devemos fazer actividade física regular e progressiva. Meia hora por dia a caminhar, seguida ou dividida em fracções, num movimento mais ou menos acelerado, correndo dois ou três minutos, depois voltando ao passo normal, por si já é suficiente e o coração agradece”.
Não fumar é fundamental e uma alimentação saudável, diz, “deve incluir géneros de acordo com as cores da bandeira nacional”. Depois privilegiar os cozidos, os grelhados, estufados, evitando os fritos e refugados.
“Com uma alimentação saudável, não fumando, fazendo actividade física, uma pessoa pode viver muito mais tempo mas sobretudo com qualidade de vida. Por isso é que eu digo que é preferível juntar vida aos anos do que juntar anos à vida. Como eu digo no título da minha conversa, “cultivar a saúde de amanhã”. Porque devemos cultivá-la hoje, e é sempre tempo de começar”.

Para transmitir os seus conselhos de saúde às pessoas, o Dr. Polibio Serra e Silva recorre a meios menos formais ou académicos, utilizando antes a sua veia poética, sentido de humor e boa disposição, chegando assim a todos... os corações.
“ Há muito tempo que as minhas conferências são praticamente assim. Algumas estão publicadas em livro e já cheguei a participar em congressos em representação da Fundação em que no final era solicitado para escrever essa conferência que tinha feito em verso”. Um hábito que terá uma explicação provável: “Antigamente havia muito o cantar ao desafio, eu também me habituei, tenho a impressão que veio do meu avô que costumava fazer coisas idênticas”.

É um cultivador da quadra popular: “Eu costumo dizer que sou uma espécie de António Aleixo, talvez com um pouco mais de instrução do que ele. Tenho um livro com poemas compilados da minha autoria, mas a maior parte das minhas poesias estão nas mãos dos amigos”.

Após esta brilhante apresentação, foi servido no jardim exterior da Biblioteca um buffet de sabores saudáveis do coração, constituído por sopa, saladas, frutas e vegetais. O buffet foi animado por jovens do 10º,11º,12º ano da Escola Secundária que declamaram poemas da sua autoria. Os alunos do 12ºA apresentaram uma pequena peça de teatro, tudo relacionado com a temática do coração. Os alunos do 9ºA recriaram um coração através de um cordão humano.

“Eles estavam um pouco inibidos, o que é natural, achavam que os seus textos não tinham qualidade, mas nós incentivámos a participar. Acho que a partir de agora vão sentir-se mais confiantes e irão escrever mais e com mais vontade. Eles estão muito entusiasmados e contentes, é uma boa motivação para a leitura e para a escrita”, referiu a Prof. Ludovina Amaro, Coordenadora da Biblioteca Tomás da Fonseca, da Escola Secundária. A Biblioteca distribuiu pequenos livros com os poemas dos jovens e outros de grandes escritores e poetas portugueses, como Florbela Espanca, Almeida Garret, José Saramago, no âmbito do seu objectivo de promoção da leitura.


Entretanto o Presidente da Câmara, que assistiu ao evento, lançou o desafio aos alunos, informando que o Município está disponível para patrocinar uma edição dos seus poemas.

Os alunos do 12º A têm vindo a promover várias iniciativas para a comunidade relacionadas com hábitos saudáveis, no âmbito da sua Área de Projecto e sob a coordenação da Profª Fátima Potró. Para além desta participação, colaboraram na recente “Caminhada dos Calvos”, onde confeccionaram ementas saudáveis para os caminhantes, no Dia Mundial da Saúde distribuíram folhetos alertando para o valor nutricional dos frutos e seus benefícios e dinamizaram o Encontro “Saberes e Sabores de Outono”.




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade