Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Comemoração do Dia do Município

2009-05-25
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Município distinguiu três colectividades
com a Medalha de Ouro de Mérito Municipal



Mortágua celebrou no passado dia 21 de Maio o Dia do Município, Feriado Municipal. Como vem sendo tradição em anos anteriores, a efeméride foi assinalada com uma Sessão Solene Comemorativa em que usaram da palavra o Presidente da Assembleia Municipal e o Presidente da Câmara Municipal, além doutros actos, destacando-se a inauguração do renovado Campo de Jogos da Gandarada.

O auditório do Centro de Animação Cultural, onde teve lugar a Sessão Solene, foi pequeno para todos aqueles que quiseram assistir, dando mais brilho a esta cerimónia.

Tem sido tradição neste dia e nesta Sessão Solene a homenagem aos Trabalhadores Municipais e ao Movimento Associativo. Assim sucedeu mais uma vez, tendo sido agraciados cinco trabalhadores municipais que completaram vinte e mais anos de serviço com a Medalha de Ouro de Bons Serviços. Na pessoa dos agraciados quis o Município saudar todos os trabalhadores municipais, manifestando-lhes público reconhecimento pela sua dedicação e empenho ao serviço do Município e da comunidade que servem.


Reconhecendo o trabalho e papel que as Associações Locais desenvolvem na promoção das mais diversas actividades culturais, desportivas ou de lazer, e no desenvolvimento social das suas terras, o Município de Mortágua voltou a distinguir o Movimento Associativo do Concelho.

Este ano o Município de Mortágua agraciou três colectividades do concelho com a Medalha de Ouro de Mérito Municipal, fazendo a entrega à Associação Cultural e Recreativa de Vale de Mouro, à Associação de Caça e Pesca de Mortágua e ao Coral Juvenil Silvia Marques.

A Associação Cultural e Recreativa de Vale de Mouro foi constituída em 1980 e tem desenvolvido uma acção muito interessante na recuperação e preservação do património rural, do artesanato e tradições, sendo um bom exemplo de como uma colectividade pertencente a uma pequena povoação, com poucos habitantes, pode ter dinamismo e ser um ponto de união e de convergência das pessoas.

A Associação de Caça e Pesca foi constituída em 1987 e desenvolve com regularidade actividades nas áreas da Pesca, Caça Menor, Caça Grossa e Tiro aos Pratos. No seu historial destaca-se a organização de 36 montarias que contaram já com cerca de 5 mil participantes de todos os pontos do País, contribuindo desta forma para a promoção do concelho e dos seus recursos naturais.

O Coral Juvenil Silvia Marques foi fundado em 1990, dedicando-se à interpretação de música coral de todos os estilos e épocas, de compositores clássicos e contemporâneos, nacionais e estrangeiros. Ao longo destes anos participou em numerosas manifestações artísticas, nos mais diversos pontos do País e no estrangeiro, projectando Mortágua e a cultura. O grupo conta com cerca de 50 elementos no Coral Juvenil, com idades compreendidas entre os 12 e os 22 anos, tendo mais de 25 crianças a fazer escola na Classe Infantil dos 6 aos 12 anos.
É uma das mais dinâmicas associações culturais do concelho e mantém com empenho, dedicação e qualidade uma actividade ininterrupta, sendo um pólo de criação cultural, de formação musical e humana, e um valor importante na ocupação dos tempos livres de dezenas de jovens.

À comemoração do Dia do Município esteve associada a 1ª Exposição “Sentir a Terra - Figuras de Mortágua”, na Sala de Exposições do Centro de Animação Cultural. Esta exposição dá a conhecer os Presidentes de Câmara que administraram o Município desde a implantação da República, bem assim outras figuras marcantes na história do concelho, nomeadamente figuras populares.

Para além da Sessão Solene e da abertura da Exposição, dois outros acontecimentos da maior importância marcaram a celebração do Dia do Município: a inauguração do novo Campo de Jogos da Gandarada, que foi profundamente remodelado (ver notícia) e a entrada em funcionamento de pontos de acesso à Internet em Banda Larga sem fios em três espaços públicos: Parque Verde de Vale de Açores, Jardim da Praça do Município e Zona Escolar e Complexo de Pavilhão e Piscinas Municipais.


Discurso na Sessão Solene do Dia do Município




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Velo Clube do Centro participa pela quarta vez na Volta a Portugal. Prova decorre de 4 a 15 de agosto.2022-08-04
Festa de Encerramento das Férias Ativas`20222022-08-01
Equipa Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados dominou a 20ª edição do Grande Prémio de Ciclismo de Mortágua - Pedro Silva, conquistando as camisolas Amarela, Azul e Verde.2022-08-01
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade