Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Educação 



"Ciclo de Conversas"

2009-05-22
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Pedro Roma (Académica) foi um dos convidados
O guarda-redes da Académica Pedro Roma foi um dos convidados do último encontro- debate do “Ciclo de Conversas”, realizado no passado dia 15 e promovido pela Associação de Pais e Encarregados de Educação do Concelho de Mortágua.

Perante uma plateia de cerca de 60 pessoas, Pedro Roma falou dos cuidados alimentares e outras precauções que tomam os futebolistas e atletas de alta competição em geral e que influenciam positiva ou negativamente o seu rendimento.

Mas sobretudo falou da vida do futebolista e do seu exemplo pessoal (muito raro), que sendo jogador profissional não deixou de estudar e até concluiu uma Licenciatura em Ciências do Desporto e Educação Física. “
“É uma ferramenta que me pode ser útil para o futuro e não estou nada arrependido. Felizmente dentro da Académica tive essa possibilidade”, referiu. Um curso que já está a ser posto em prática enquanto actual dirigente do futebol juvenil da Académica. Além de futebolista, Pedro Roma possui ainda o Curso de Treinadores (nível II) e o de Massagista.

Um objectivo que não foi fácil de alcançar: “só se consegue com uma grande força de vontade, dedicação e espirito de sacrifício, abdicando de muita coisa. Foi um objectivo pessoal que eu defini quando vim para Coimbra, depois de ter estado no Benfica e na Selecção, e de ter vivido um pouco aquilo que é a alta competição”.



Avisa Pedro Roma: “No futebol nem tudo é cor de rosa”

Pedro Roma deixou um aviso a todos os jovens que sonham ser futebolistas profissionais: “neste meio não é tudo cor de rosa, não pensem que isto é só Cristianos Ronaldos e Figos, nem todos podemos chegar a um nível tão alto. Não abdiquem dos vossos sonhos, sejam eles desportivos ou outros, mas fundamentalmente valorizem-se na vossa vertente académica e social, porque vocês vão ser os homens do futuro”.

Com 38 anos de idade, Pedro Roma é o atleta mais velho ainda no activo na Liga de futebol portuguesa. Uma longevidade que explica desta forma: “cada atleta é um caso específico. Eu tive a felicidade de ter tido poucas lesões, treinar com qualidade também é fundamental. E depois há uma ambição muito grande no meu íntimo de manter este nível, sou muito exigente e dedico-me a 100%. Eu tinha definido uma meta que queria atingir até terminar a minha carreira e é isso que estou a tentar fazer”.



A Dra. Anunciação Costa, médica, foi outra das intervenientes, tendo abordado a questão dos (maus) hábitos alimentares nos adolescentes, alertando para problemas como a obesidade infantil e patologias associadas a distúrbios alimentares graves, como a anorexia, a bulímia, a anemia nutricional. Segundo esta responsável, a família, a escola e o ambiente são locais cruciais para se iniciar a aprendizagem de um estilo de vida saudável, afirmando: “criar nas crianças hábitos alimentares correctos é abrir as portas para uma vida saudável adulta”. E acrescentou: “não há alimentos maus ou proibidos, a regra está na moderação, no bom senso”.

Este foi o terceiro e último encontro-debate do Ciclo de Conversas, ao longo dos quais se debateram várias questões pertinentes e actuais relacionadas com os jovens, nomeadamente temas como os comportamentos juvenis, os estilos de vida saudável e a utilização da Internet.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município assegura Creche gratuita a partir deste ano letivo2022-09-13
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Festa de Natal da Escola Básica veio até à “Vila Natal”2019-12-17
Homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen. Crianças do Ensino Básico assistiram ao espetáculo “Para Ti, Sophia”, numa produção da ACERT.2019-05-09
Semana Europeia do Desporto Escolar em Mortágua 2022-09-30
Câmara Municipal reuniu com restaurantes aderentes ao XIII Fim de Semana da Lampantana2022-09-29
Novo Reservatório reforça abastecimento de água às povoações da Sobrosa e Vila Meã da Serra2022-09-26
Lançado concurso para a nova Praça de Táxis 2022-09-26
Município fixa IMI na taxa mais baixa e devolve totalidade da participação no IRS. Famílias com filhos beneficiam ainda de dedução em sede de IMI 2022-09-26


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade