Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
novembro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Cultura 



Lançamento do Livro “Sentidos” na Biblioteca Municipal

2009-05-22
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A Biblioteca Municipal de Mortagua foi palco, no passado dia 16, do lançamento do livro “Sentidos”, uma colectânea de poesia e fotografia que reúne 26 autores. Ao lançamento, que decorreu pelas 16h30, com a presença de alguns dos escritores e fotógrafos que colaboraram na edição, assistiu o público em geral que quis associar-se ao evento.

O Presidente da Câmara deu as boas vindas aos autores ali presentes e destacou com especial agrado a presença de um mortaguense entre eles, Fernando Inácio, natural de Mortágua, um dos fotógrafos convidados a integrar a edição.

Após uma breve apresentação da obra, António Figueiredo e Fernanda Lobo, entre outros, declamaram alguns dos poemas publicados no livro, ao mesmo tempo que eram projectadas na parede as fotografias seleccionadas. Esta é já a terceira edição de “Sentidos”, sendo a segunda a reunir Poesia e Fotografia. “A origem tem sido sempre a mesma. São pessoas que gostam quer de fotografia quer de poesia, que normalmente trocam ideias e partilham trabalhos que fazem via Internet, nos fóruns dedicados a cada uma das artes. E achámos que era muito interessante ir para além desse nível meramente virtual e partilhar com o público aquilo que é uma paixão comum”, contou-nos Filomena Tavares, uma das promotoras da iniciativa e também participante no livro.

Segundo nos referiu, a venda do livro não tem fins lucrativos: “O livro está praticamente ao preço que nos custou. Nós só queríamos tentar reaver o que investimos, porque foram os autores que suportaram a edição do livro”. Adiantando: “oferecemos muitos livros a bibliotecas, por exemplo”.

Edmundo Manuel que assina as suas fotografias com o pseudónimo, é um dos fotógrafos que aceitou o repto de integrar os seus trabalhos na edição. “Eu faço da fotografia quase um hobby diário, trago sempre uma câmara no carro e em qualquer sítio paro para tirar fotografias. E fotografo essencialmente a natureza, é realmente o que me atrai mais”. Sobre o acto de fotografar, diz “é uma sensação muito especial, é pegar no momento e recordá-lo para sempre”.

Fernando Inácio, natural de Mortágua, foi um dos fotógrafos convidados a participar na edição, onde apresenta quatro fotografias de sua autoria, uma delas retratando as famosas Quedas de Água das Paredes. “Sempre tive uma paixão enorme pela fotografia. Foi das primeiras pessoas em Mortágua a adquirir uma máquina fotográfica que fazia dois tipos de fotografia, panorâmica e 10 por 15. Há onze, doze anos comprei a primeira máquina digital e há cinco anos para cá é que me dedico mais a tempo inteiro”.

Fotógrafo amador, é associado de vários fóruns da Internet especializados na fotografia, como “Olhares”, “Reflexos on-line” e alguns fóruns estrangeiros. “São fóruns onde podemos descarregar as nossas fotos, trocar impressões, fazer e receber comentários, dicas, conselhos. Realizamos encontros por todo o país, onde fazemos workshops de formação, tiramos fotografias e é também uma oportunidade de conhecermo-nos fisicamente e não apenas virtualmente”, revela. Recentemente participou na 3ª Maratona Fotográfica da FNAC, com a duração de 24 horas.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
“Tantos modos de ser carta” na Biblioteca Municipal 2019-11-26
Município atribui nome de Branquinho da Fonseca para patrono da Biblioteca Municipal2019-02-19
Orquestra Clássica do Centro, acompanhada por Rafaela Monteiro, proporcionou espetáculo memorável2018-12-04
Mortágua acolheu Estágio Nacional de Karaté Shukokai2021-11-24
Lançamento do jogo “Napoleão - O princípio do fim”. Projeto envolve 13 municipios da Rede Temática das Invasões Temáticas em Portugal.2021-11-23
Escola Municipal de Natação de Mortágua participa no Circuito Municipal de Escolas de Natação 2021-11-22
Infraestruturas de Portugal executou obras de conservação na rede viária nacional que serve o concelho (EN234, EN334-1 e EN228)2021-11-16
Serviço de recolha de resíduos específicos 2021-11-15


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade