Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Setembro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Desporto 



Município promoveu segunda Caminhada

2009-05-22
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

“Percurso dos Calvos” juntou 70 participantes

Teve lugar no passado dia 17 (Domingo) mais uma Caminhada inserida no programa “Por Trilhos de Terra e Água”, organizada pelo Município de Mortágua. Esta segunda Caminhada denominada “Percurso dos Calvos”, contou com 70 participantes e levou os visitantes pela freguesia de Pala.

A partida teve lugar pelas 9h15, no Santuário de Nª Sra. de Chão de Calvos, um dos principais símbolos do património religioso local, conhecido pela sua tradicional Feira/Romaria. O percurso, de tipo circular e uma extensão de cerca de 10Km, apresentava um grau de dificuldade médio/elevado, incluindo uma ou outra picada mais puxada, mas nada de particularmente difícil. Era percorrido quase na sua totalidade por trilhos de floresta, tendo incluído ainda uma passagem pela povoação das Sernadas e Barragem de Macieira.



O tempo esteve meio nublado, com o sol a espreitar timidamente, o que explicará a menor afluência do que estava previsto, pois havia perto de 90 inscritos. Ao fim de hora e meia, duas horas, todos os caminheiros estavam de volta ao ponto de partida, satisfeitos por terem vencido mais um desafio.

Alguns dos participantes levaram e partilharam farnéis, servindo-se do parque de merendas do Santuário.

No final, os alunos do 12º ano, turma A, da Escola Secundária de Mortágua, tinham reservado uma surpresa: confeccionaram e ofereceram sobremesas naturais aos caminheiros, preparadas exclusivamente com fruta.
Tratou-se de uma acção de sensibilização desenvolvida pelos alunos do 12º Ano, turma A, da Escola Secundária de Mortágua, no âmbito do projecto “Viver Saudável... sabe bem!”, integrado na sua Área de Projecto, que pretendeu nomeadamente alertar a comunidade para a importância do consumo regular de frutas e legumes na alimentação diária. A Organização Mundial de Saúde recomenda um consumo mínimo de 400gr de horto-frutícolas por dia, mas em Portugal esse consumo é ainda muito baixo.



As Caminhadas “Por Trilhos de Terra e Água” vão na sua segunda edição, têm por finalidade promover a prática desportiva em contexto de natureza, associando-lhe a descoberta de aspectos históricos e culturais ligados aos diversos lugares do concelho, ao mesmo tempo fomentar a interacção social e o convívio da população e visitantes.

Até ao final de Junho estão previstas mais três Caminhadas, respectivamente: “Quedas d`Água das Paredes” (10 de Junho), “Percurso das Invasões (14 de Junho) e “Percurso do Reguengo” (28 de Junho).






Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
XCO Irmânia / Taça da Associação de Ciclismo da Beira Alta. Bruno Sancho venceu em casa.2022-09-06
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Ciclismo. Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados apresentou plantel e equipa técnica, e dá continuidade ao legado de Pedro Silva. 2022-01-31
Rali de Mortágua: Bruno Magalhães vence e Ricardo Teodósio é campeão nacional2021-11-08
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Presidente da Câmara e Presidente da Assembleia Municipal marcaram presença no Encontro Nacional de Autarcas realizado em Viseu2022-09-21
Abertura do novo ano letivo saudado pelo regresso à normalidade. Alunos matriculados aumentaram em todos os níveis de ensino.2022-09-19
Município assegura Creche gratuita a partir deste ano letivo2022-09-13
Floresta. Projeto-piloto em Mortágua vai recuperar 600 hectares de área ardida até ao final do ano.2022-09-05
Câmara Municipal promove melhoramentos nas escolas antes da abertura do novo ano letivo2022-08-31


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade