Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Secretário de Estado da Juventude e Desporto inaugurou renovado Campo de Jogos da Gandarada

2009-05-22
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Em ambiente de festa e emoção

Cerca de duas mil pessoas assistiram à inauguração do “novo” Campo de Jogos da Gandarada, presidida pelo Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias. A inauguração foi um dos momentos altos da comemoração do Dia do Município e foi vivida num ambiente de grande festa e alegria por toda a população. Sentiu-se nos mortaguenses a emoção e o orgulho de passarem a dispor de um complexo desportivo ao nível dos melhores do distrito, que engrandece o concelho e simboliza o futuro no desporto a nível concelhio.
À chegada o Secretário de Estado e o Presidente da Câmara Municipal descerraram uma placa à entrada do complexo desportivo, que ficará a perpetuar este dia e acontecimento tão belo e significativo para todos os mortaguenses.
Estavam ainda presentes o representante do Governo Civil de Viseu, Dr. Alcídio Martins, Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Acácio Fonseca, o Vice-Presidente do Instituto do Desporto de Portugal, Dr. João Sequeira, o Presidente da Associação de Futebol de Viseu, Dr. José Alberto, os Vice-Presidente da A.F. Viseu, Rui Faria e Eng. Carlos Peres, Presidente do Conselho de Arbitragem da A.F Viseu, Eng. João Caiado, o Presidente da Direcção do Mortágua Futebol Clube, Paulo Gomes, entre outros.

De seguida o Secretário de Estado foi convidado a fazer uma visita guiada às obras de beneficiação executadas nas instalações desportivas, como edificio-sede, balneários e gabinetes. Finalmente subiram ao relvado sintético, a principal novidade do novo Campo da Gandarada, tendo o Secretário de Estado e o Presidente da Câmara dirigido algumas palavras alusivas ao acontecimento.

O Secretário de Estado começou por referir que a presença tão numerosa de público é o melhor testemunho do valor e significado que atribuem à obra realizada. E afirmou: “é sempre para quem tem no Governo responsabilidades na área da Educação, um dia de felicidade quando se abre uma infraestrutura desportiva para nela se fazer mais e melhor desporto”.


Referiu-se depois ao programa “Primeiro Relvado”, que apoiou esta intervenção, afirmando que o Governo elegeu como prioridade a instalação de relvados nos concelhos que ainda não possuíam essa infraestrutura. Ao todo, adiantou, estão a ser construídos 80 novos campos relvados. Destes, 25 na Região Centro, representando um financiamento de 11 milhões de euros.

“Estamos a criar condições para que milhares e milhares de crianças e jovens possam praticar o desporto que mais gostam de uma forma digna, e para que estas crianças que aqui estão, que às vezes só vêem relvado nos jogos de futebol de televisão, agora para verem relva vêm aqui e jogam em cima dela. É esse o nosso objectivo, que todos tenham as mesmas condições, as mesmas oportunidades e ficamos satisfeitos por termos partilhado esse objectivo com a Câmara Municipal, com o seu Presidente e com esta vossa juventude”.
E concluiu: “Este investimento permite que tenhamos um Pais mais homogéneo, mais equilibrado, um Portugal mais forte, mais capaz, mais rico, mais justo”.

O Presidente da Câmara Municipal enalteceu a forma calorosa e entusiástica como a população aderiu ao evento e afirmou que partilhava da mesma felicidade e orgulho que todos os mortaguenses ali presentes sentiam.

Informou que este ano o Município vai investir 1 milhão e 200 mil euros na construção e remodelação das infra-estruturas desportivas no concelho. Dizendo: “Promover e desenvolver a actividade física e o desporto, enquanto valor de melhoria da qualidade de vida das populações foi e é um objectivo estratégico do Município de Mortágua”.
Este ano, adiantou, para além da remodelação do Campo da Gandarada, está previsto o arrelvamento do Campo Juiz de Fora em Vale de Açores, a construção de dois novos Campos de Ténis junto à zona desportiva e escolar e um Campo Polidespotivo em Vila Pouca.
“É um investimento que estamos a fazer nas pessoas”, justificou o Presidente da Câmara.
A intervenção no Campo da Gandarada, explicou ainda, foi importante numa dupla perspectiva: por um lado, de proporcionar melhores condições de prática desportiva à população, em especial aos jovens, por outro, de recuperação da infra-estrutura do Campo e requalificação urbana do espaço em que se insere.
E agradeceu ao Mortágua Futebol Clube, na pessoa do seu Presidente, a parceria neste projecto, que tornou possível dar uma “cara nova” ao Campo da Gandarada e construir uma infraestrutura que em muito irá contribuir para o desenvolvimento desportivo dos nossos jovens e o desenvolvimento de Mortágua.

No final desta cerimónia fez-se a estreia do tapete verde, com jogos das equipas das Escolinhas, Escolas, Infantis, Juvenis, Juniores e Séniores do Mortágua Futebol Clube, que receberam vibrantes aplausos do público.
A remodelação do Campo de Jogos da Gandarada resultou de uma candidatura ao programa “Primeiro Relvado” do Instituto do Desporto. O investimento total foi de 800.000 euros.
Para além do relvado, foram realizadas obras de beneficiação geral no interior do complexo desportivo. Todo o edifício-sede foi remodelado, construídos novos balneários, gabinetes médicos e técnicos, colocadas novas torres de iluminação, novas vedações. Procedeu-se a arranjos exteriores, fazendo uma requalificação urbana da zona envolvente do Campo, que está inserido numa zona nobre da Vila.


Discurso na Inauguração das Obras de Beneficiação e Relvamento do Campo e Jogos Gandarada




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade