Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Mortágua acolheu XV Festa das Famílias da Diocese de Coimbra

2009-05-14
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Mortágua acolheu no passado dia 10 a XV Festa das Famílias da Diocese de Coimbra. O Cabeço do Senhor do Mundo, local panorâmico de grande beleza natural, foi o palco desta festa de alegria cristã celebrada em torno da realidade familiar.

A “Festa das Famílias” é um dos momentos marcantes da celebração da Semana da Vida, que decorre entre 10 e 17 de Maio, este ano sob o lema “Vida com Valores – Formação da Família”.

A festa teve início às 10 horas com o Acolhimento, a que se seguiu a Missa presidida pelo Bispo da Diocese, D. Albino Cleto, com transmissão em directo para todo o País através da Rádio Renascença. O Coro Inter-Paroquial de Mortágua animou a Eucaristia. As diversas Paróquias do Arciprestado de Mortágua estiveram representadas na cerimónia eucarística com as suas bandeiras, dando mais colorido e brilho à solenidade.

Estiveram também presentes as entidades municipais. O Presidente da Câmara Municipal associou-se à recepção a D.Albino Cleto e a este evento de encontro e convívio fraterno de famílias, vindas não só de Mortágua mas de toda a região.

Na homília D. Albino Cleto, referiu-se à perda de valores vitais na nossa sociedade, exortando os cristãos a conservar e transmitir os valores perenes: ”a nossa vida social tem valores como todas as sociedades de todos os tempos e de todos os continentes. Se de facto muitos valores se estão a perder, e alguns deles importantes, sintamos nós cristão o dever de os cultivar, tomemos consciência de que ser cristão é dar fruto, é ser fermento de valores na sociedade. Dizendo ainda “o verdadeiro amor é a raiz, o critério, o termómetro de todos os valores. Amor sincero, dialogado, esclarecido, eis o que é pedido às famílias cristãs”.

Depois da Missa os presentes foram convidados a assistir a um momento musical interpretado pela Filarmónica de Mortágua. Era chegada a hora do almoço, a maioria das pessoas trouxe farnéis de casa, recordando a tradicional romaria que se faz a este Santuário por altura da festa de Ascensão, dispondo e partilhando os seus farnéis em ambiente familiar.

De tarde, pelas 14 horas, teve início a “Festa para a Família”, animada com vários momentos musicais, com actuação do Coral Juvenil Silvia Marques, Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores, Grupo de Jovens de Mortágua e crianças e jovens da Catequese.
Houve também declamação de Poesia e uma breve apresentação do concelho, da sua história, lugares e gentes, sendo uma forma de dar a conhecer o concelho aos muitos visitantes que ali estavam presentes, bem como testemunhos pessoais que evidenciaram o papel e importância dos valores cristãos na sua vida familiar. O encontro encerrou com a Leitura e Envio do Compromisso Final.

Na sua mensagem às famílias, o Pároco de Mortágua, Pe. António Loureiro, refere: “Crise da família quer dizer crise da sociedade. Uma sociedade que desvaloriza a família prontamente descobrirá roturas, pontos fracos, perca de sentido, vazio, infelicidade. Desprezar a família em nome de uma maior liberdade individual é, por isso, um erro táctico, um caminho perigoso, um artifício enganoso porque conduzirá ao fracasso do próprio homem e da liberdade que se pretende defender. A aparência de um bem prontamente se transformará numa realidade de maior sofrimento e até de mal. O caminho é pois recuperar a família”, citámos.


Neste dia as Capelas de Nossa Senhora do Desterro e do Senhor do Mundo abriram as suas portas para oração e ao longo do Santuário estiveram montados stands de movimentos e organismos da Diocese. A Escola de Cães-Guia de Mortágua também esteve presente, divulgando a sua acção de cariz solidário, havendo ainda um espaço de animação para crianças (Animóvel) e outro dedicado a produtos tradicionais da região.

A “Festa das Famílias” foi organizada pela Unidade Pastoral de Mortágua, em colaboração com o Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar da Diocese de Coimbra, tendo contado com o apoio do Município de Mortágua.




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade