Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Setembro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Desporto 



Académico de Vila Moinhos organizou XVII Passeio de Cicloturismo

2009-05-08
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua
Com a presença de 120 participantes

O Grupo Associativo Recreativo Académico de Vila Moinhos levou a efeito no passado dia 3 o seu XVII Passeio de Cicloturismo (Masculino). Por volta das 9 horas, os participantes começaram a concentrar-se no Largo da Associação. No acto de inscrição cada participante recebeu um boné e uma t-shirt, dando uma imagem harmoniosa ao grupo.

Aos poucos os participantes iam chegando, crianças, jovens e adultos. O mais jovem participante tinha 8 anos e o mais velho mais de 70, o que denota bem o espírito desta iniciativa, ou seja, proporcionar o convívio saudável das pessoas em termos sociais, físicos e mentais. As bicicletas também variavam entre as mais antigas, ainda com guarda-lamas, campainha e farolim, e as modernas BT equipadas com manete de velocidades automática, travões de disco, etc.


Ainda antes da partida, a assistência técnica não teve mãos a medir. Verificar o ar dos pneus, remediar imprevistos de última hora. Com uma manhã extremamente agradável e boa disposição, partiu-se então para o percurso de cerca de 36Km, com o seguinte itinerário: Vila Moinhos, Vila Meã, Mortágua, Vale de Açores, Póvoa, Povoinha, Monte de Lobos, Vila Boa, Santa Cristina, Falgaroso da Serra (Pequeno-Almoço), Vila Pouca, Macieira, Palinha, Gândara, Gandarada, Vila Gosendo, Vila Meã, Vila Moinhos.

O Passeio foi devidamente identificado, com a presença de um carro de som à frente do pelotão, para além de um carro de apoio que teve como principal missão garantir a segurança nos cruzamentos com as estradas nacionais. Ao longo do percurso houve reforço de sólidos e líquidos, que constituíram uma preciosa ajuda para ganhar forças e combater os efeitos da desidratação, já que o sol esteve radioso durante todo o dia.


Este ano a organização optou por encurtar para quase metade a distância do percurso, como nos referiu um elemento da organização. “Era um grande esticão e alguns participantes, sobretudo o pessoal mais antigo ou menos habituado a andar de bicicleta, ressentia-se disso, mais ao outro dia. São menos quilómetros a pedalar mas o passeio é mais recreativo, e no final haverá mais tempo para as pessoas conviverem”.

O Passeio de Cicloturismo de Vila Moinhos atrai pessoas de vários pontos do concelho, mas a maioria vem da freguesia do Sobral. E há até o caso de um emigrante, contaram-nos, que todos os anos vem do Luxemburgo, propositadamente, para estar presente no evento: “Sabem através de familiares e fazem questão de cá estar nesta altura do passeio”.

Pelas 16 horas os participantes estavam de regresso ao Largo da Associação. Um almoço a meio da tarde, que foi simultaneamente jantar, reuniu perto de 200 pessoas, entre participantes e familiares. Desta vez toda a gente cumpriu o percurso, parecendo assim que o novo formato é mais acessível à generalidade dos participantes, menos cansativo.

O Passeio de Cicloturismo contou com a colaboração de várias firmas locais e apoio da Câmara Municipal de Mortágua, Junta de Freguesia do Sobral e Bombeiros Voluntários.




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
XCO Irmânia / Taça da Associação de Ciclismo da Beira Alta. Bruno Sancho venceu em casa.2022-09-06
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Ciclismo. Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados apresentou plantel e equipa técnica, e dá continuidade ao legado de Pedro Silva. 2022-01-31
Rali de Mortágua: Bruno Magalhães vence e Ricardo Teodósio é campeão nacional2021-11-08
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Presidente da Câmara e Presidente da Assembleia Municipal marcaram presença no Encontro Nacional de Autarcas realizado em Viseu2022-09-21
Abertura do novo ano letivo saudado pelo regresso à normalidade. Alunos matriculados aumentaram em todos os níveis de ensino.2022-09-19
Município assegura Creche gratuita a partir deste ano letivo2022-09-13
Floresta. Projeto-piloto em Mortágua vai recuperar 600 hectares de área ardida até ao final do ano.2022-09-05
Câmara Municipal promove melhoramentos nas escolas antes da abertura do novo ano letivo2022-08-31


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade