Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



“Fun Science” em Mortágua

2009-04-16
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Crianças aprendem a Ciência de uma forma lúdica e divertida

As crianças da Escola Básica nº 1 de Mortágua receberam no passado dia 14 a visita de cientistas, mas não eram uns cientistas quaisquer. Fazem parte do projecto “Fun Sicence”, que desenvolve actividades nas escolas e não só, pretendendo abordar a ciência junto das crianças e jovens de uma forma diferente, informal, lúdica e divertida.

As actividades educativas práticas que desenvolvem, de carácter experimental e lúdico, permitem demostrar que muitas das coisas com que lidamos no dia-a-dia têm base científica.

Vestidas a rigor, com batas brancas, as animadoras levaram a cabo diversas experiências simples e acessíveis à idade e grau de conhecimento das crianças, com idades entre os 6 e os 10 anos.

As experiências são sempre interactivas. Primeiro as “cientistas” fazem a experiência e explicam o processo químico ou outro que produziu determinado resultado. Depois são as crianças que experimentam e descobrem que afinal a ciência não é assim tão complicada, mas tem os seus truques.


Ao longo do dia e organizadas em grupos, as 100 crianças da EB1 de Mortágua assistiram à demonstração de quatro experiências. Uma delas consistia em colocar um ovo cozido numa garrafa de Erlenmeyer (com gargalo estreito), uma missão à partida impossível. As crianças bem tentaram pressionar o ovo mas depressa desistiram. Aqui entra a “magia” da ciência. Aquecendo o interior da garrafa as partículas de ar afastam-se, o ar quente sobe e o ovo já consegue ser introduzido na garrafa. Numa segunda experiência as crianças aprenderam a identificar substâncias ácidas, básicas e neutras, utilizando um liquido – “soro da verdade” – feito a partir da água da cozedura de couve roxa. Com este líquido, as substâncias ácidas ficam com um tom avermelhado, as básicas ficam azuladas e as neutras mantém a cor do “soro da verdade” (roxo).
Numa terceira experiência viram como se fabrica sabonetes de glicerina, com diferentes aromas, cores e formatos. Cada criança levou um exemplar para casa.
Finalmente, na quarta experiência, as “cientistas” fizeram desaparecer água. “As crianças pensam sempre que é magia, mas na verdade utilizamos um polímero chamado poliacrilato de potássio, que absorve até 400 vezes o seu próprio peso. Esta substância é utilizada nas fraldas dos bebés para absorver o xixi”, explicou-nos Sandra Albuquerque, responsável do projecto “Fun Science”.

E adianta: “A nossa missão é despertar a curiosidade, a criatividade e a imaginação das crianças e jovens através de actividades interactivas, divertidas e educativas, fazendo com que se apercebam do que é a ciência e da sua importância no mundo que nos rodeia”.

Esta é uma tendência cada vez mais actual do sistema educativo, privilegiando o “saber fazer” em detrimento do “saber saber” no processo de aprendizagem, sendo uma forma de interessar os jovens pela área científica, entre outras.

A iniciativa foi promovida pelo Município de Mortágua, no âmbito do projecto “Da Escola, Agarra a Vida”, que se dirige à população escolar.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade