 Crianças aprendem a Ciência de uma forma lúdica e divertida
As crianças da Escola Básica nº 1 de Mortágua receberam no passado dia 14 a visita de cientistas, mas não eram uns cientistas quaisquer. Fazem parte do projecto “Fun Sicence”, que desenvolve actividades nas escolas e não só, pretendendo abordar a ciência junto das crianças e jovens de uma forma diferente, informal, lúdica e divertida.
As actividades educativas práticas que desenvolvem, de carácter experimental e lúdico, permitem demostrar que muitas das coisas com que lidamos no dia-a-dia têm base científica.
Vestidas a rigor, com batas brancas, as animadoras levaram a cabo diversas experiências simples e acessíveis à idade e grau de conhecimento das crianças, com idades entre os 6 e os 10 anos.
As experiências são sempre interactivas. Primeiro as “cientistas” fazem a experiência e explicam o processo químico ou outro que produziu determinado resultado. Depois são as crianças que experimentam e descobrem que afinal a ciência não é assim tão complicada, mas tem os seus truques.
Ao longo do dia e organizadas em grupos, as 100 crianças da EB1 de Mortágua assistiram à demonstração de quatro experiências. Uma delas consistia em colocar um ovo cozido numa garrafa de Erlenmeyer (com gargalo estreito), uma missão à partida impossível. As crianças bem tentaram pressionar o ovo mas depressa desistiram. Aqui entra a “magia” da ciência. Aquecendo o interior da garrafa as partículas de ar afastam-se, o ar quente sobe e o ovo já consegue ser introduzido na garrafa. Numa segunda experiência as crianças aprenderam a identificar substâncias ácidas, básicas e neutras, utilizando um liquido – “soro da verdade” – feito a partir da água da cozedura de couve roxa. Com este líquido, as substâncias ácidas ficam com um tom avermelhado, as básicas ficam azuladas e as neutras mantém a cor do “soro da verdade” (roxo).
Numa terceira experiência viram como se fabrica sabonetes de glicerina, com diferentes aromas, cores e formatos. Cada criança levou um exemplar para casa.
Finalmente, na quarta experiência, as “cientistas” fizeram desaparecer água. “As crianças pensam sempre que é magia, mas na verdade utilizamos um polímero chamado poliacrilato de potássio, que absorve até 400 vezes o seu próprio peso. Esta substância é utilizada nas fraldas dos bebés para absorver o xixi”, explicou-nos Sandra Albuquerque, responsável do projecto “Fun Science”.
E adianta: “A nossa missão é despertar a curiosidade, a criatividade e a imaginação das crianças e jovens através de actividades interactivas, divertidas e educativas, fazendo com que se apercebam do que é a ciência e da sua importância no mundo que nos rodeia”.
Esta é uma tendência cada vez mais actual do sistema educativo, privilegiando o “saber fazer” em detrimento do “saber saber” no processo de aprendizagem, sendo uma forma de interessar os jovens pela área científica, entre outras.
A iniciativa foi promovida pelo Município de Mortágua, no âmbito do projecto “Da Escola, Agarra a Vida”, que se dirige à população escolar.
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