Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Profissionais falam para plateia de jovens acerca do seu trabalho

2009-04-16
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Iniciativa inserida na “Semana das Profissões”


Está a decorrer desde a passada terça-feira a “Semana das Profissões”, uma iniciativa do projecto municipal “Da Escola, Agarra a Vida”. A iniciativa, que se realiza pelo terceiro ano consecutivo, destina-se aos estudantes do 2º e 3º Ciclos da Escola Básica 2.3 e Escola Secundária que se encontram inscritos no Programa de Orientação Escolar e Profissional, uma das áreas de intervenção do projecto. O projecto pretende salientar nos jovens a importância do estudo no exercício das profissões, fazendo-lhes ver a ligação entre a educação/formação e as profissões, o mercado de trabalho, contribuindo para a qualificação dos jovens e a sua realização pessoal e profissional futura.
Na passada terça-feira, no Polivalente da EB2,3 os jovens ouviram vários profissionais falar do que fazem no seu dia-a-dia, o que os levou a optar pela sua profissão, os estudos ou formação que tiveram de obter, como sentem e vivem a sua profissão.
Os profissionais foram um Jornalista, um Supervisor de Cabine de Bordo (TAP), uma Chefe de Cabine de Bordo (TAP), um Engenheiro Electrotécnico, um Militar da GNR, um Bombeiro Profissional, uma Juíza, uma Esteticista, uma Engenheira Topógrafa, um Técnico de Escalada e Poda Selectiva de árvores ornamentais.
Os profissionais falaram das características da sua profissão não apenas em termos operacionais ou técnicos mas também psicológicos e emocionais.
Algumas das intervenções apoiaram-se no visionamento de filmes, mostrando os profissionais no exercício de várias operações inerentes à sua rotina diária ou às diversas valências que integram a profissão, dado que muitas destas profissões têm ramos especializados.
A “Semana das Profissões” decorre entre 14 e 17 de Abril e conta com a colaboração da Escola Básica 2,3 e Escola Secundária de Mortágua, prevendo um conjunto de acções relacionadas com as profissões e saídas profissionais. Para além dos “Painéis de Profissionais”, os alunos assistiram na passada quarta-feira a uma sessão de esclarecimento sobre a oferta formativa do Instituto de Emprego e Formação Profissional. No mesmo dia, à tarde, visitaram a empresa Pellets Power, uma empresa de energias renováveis instalada em Mortágua, sendo uma oportunidade para os jovens observarem in loco o trabalho dos vários profissionais que ali trabalham, em diferentes funções, ao longo do processo de produção. Na quinta-feira participam numa Mesa Redonda com alunos do Ensino Secundário dos Cursos Científico-Humanísticos e Profissionais. Na sexta-feira, dia 17, realiza-se a “Feirinha das Profissões”, que disponibiliza aos jovens uma vasta e variada informação sobre algumas profissões e perfis profissionais.


O segredo para o sucesso
Estudar, trabalhar, estudar, trabalhar...


Apesar de terem diferentes profissões, todos os profissionais destacaram o gosto ou mesmo paixão que sentem pelo que fazem, a sua entrega e disponibilidade, ainda que isso implique em alguns casos sacrifícios pessoais e familiares. Terminaram os seus cursos no ensino Secundário, Profissional ou Superior, e foi com muito esforço que alcançaram a profissão e o lugar que hoje ocupam na sua carreira.

Nidia Simons, Chefe de Cabine de Bordo (TAP), contou aos jovens que escolheu esta profissão porque sempre gostou de trabalhar com pessoas, de conhecer outras línguas, culturas e povos. Não trocaria esta profissão por nenhuma outra do mundo, apesar dos sacrifícios que têm de fazer: “não há horários de entrada ou de saída, temos que trabalhar aos fins de semana ou nas férias se for necessário”. Uma mulher que se sente realizada e feliz no seu trabalho: ”Faço o que gosto e ainda me pagam por isso”.
Joana Breda, Engenheira Topógrafa, voltou à escola onde também foi estudante. Aos 25 anos, esta profissional confidenciou as dificuldades que sentiu ao início quando enveredou por esta profissão: “a presença de uma mulher num meio que é dominado por homens, como é o das obras, foi ao princípio um bocado complicado. Já existem muitas mulheres engenheiras mas topógrafas é mais raro, basta dizer que dos 62 alunos do meu curso só seis eram do sexo feminino”. Actualmente não sente qualquer hostilidade: “há ainda aquele impacto inicial, por ser uma mulher, mas depois é logo ultrapassado”. Com muita luta, determinação e alguma teimosia conseguiu os seus objectivos profissionais, vencendo constrangimentos e dificuldades.
O conhecido jornalista Sansão Coelho (RDP/RTP), um dos profissionais convidados, congratulou-se com a iniciativa e os seus objectivos: “daqui a alguns anos estes jovens vão ver a importância do que aqui foi dito, do que ouviram falar destes profissionais. As profissões também devem ser ensinadas na escola, com as pessoas que as executam e é bom saber que a Câmara Municipal, a Escola, pensam no vosso futuro profissional”, afirmou.

O presidente da Câmara Municipal, que moderou o painel de profissionais, vincou o objectivo deste projecto: “sensibilizar os jovens de que é nesta idade, nesta fase, que se joga uma parte do seu futuro. Motivá-los para o estudo, a formação, mostrando que o seu empenho nos estudos vai ter uma valorização mais tarde. O contacto directo com estes profissionais, o seu testemunho, dá-lhes uma perspectiva mais realista do que se faz em cada profissão e de como se pode lá chegar e já tivemos dezenas de profissionais que vieram relatar a sua experiência nestes três anos do projecto, o que representa já uma panóplia muito interessante de opções que podem eventualmente seguir.
É um projecto que foi crescendo e evoluindo ao longo do tempo, tem hoje uma maior abrangência, porque não são só os painéis de profissionais, são também as visitas que promovemos a Empresas, a Escolas Profissionais, a Universidades, a Feiras de Orientação Escolar e Profissional, e que no nosso ponto de vista pode ser um “élan” a nível motivacional e é seguramente uma janela aberta que os pode ajudar a orientar e decidir o seu futuro”.

E realça a mensagem transmitida por todos os profissionais: “que o sucesso na vida não acontece por acaso, mas consegue-se com trabalho, disponibilidade, espírito de sacrifício, formação contínua ao longo da vida e que devem escolher profissões de que gostem mas também devem ter cuidado com as ilusões, porque não podem ir todos para a mesma profissão e existem vários factores que devem ser ponderados na hora de escolher uma profissão, nomeadamente o mercado de trabalho de cada profissão".


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade