Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Educação 



“Na Sombra de um Profissional”

2009-04-03
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

16 jovens de Mortágua acompanharam vários profissionais durante o seu dia de trabalho


Entre os dias 31 de Março e 2 de Abril, 16 jovens do concelho de Mortágua, viveram uma experiência de contacto com vários profissionais. Os jovens estudantes, com idades compreendidas entre os 14 e 15 anos, passaram um dia em diversas empresas e instituições do concelho e da região, tomando conhecimento do que fazem os profissionais que lá trabalham, o funcionamento dos serviços, o ambiente de trabalho, as relações humanas. Esta iniciativa, denominada “Na Sombra de um Profissional”, é uma das acções do Projecto “Da Escola, Agarra a Vida”, promovido pelo Município, realizando-se pelo segundo ano consecutivo e aproveitando os períodos de férias escolares. Esta acção tem como objectivo ajudar os alunos a desenvolver as suas perspectivas acerca das profissões e das suas preferências, sob a forma de experiências de acompanhamento de profissionais durante o seu dia de trabalho.

Nesta actividade, os jovens têm oportunidade de aprofundar o conhecimento que têm das profissões e da sua rotina diária, que para muitos é um conhecimento superficial e imaginário. Proporciona-se, portanto, um conhecimento mais vivencial, mais objectivo, por forma a que os jovens tenham significados e imagens mais reais e objectivas do mundo do trabalho e do modo de exercício de uma profissão.
Renata Almeida, 14 anos, a frequentar o 9ºano, esteve na RTP - Delegação de Coimbra, onde teve oportunidade de conhecer por dentro o mundo da Rádio e da Televisão.
Foi recebida pelo realizador Dr. Sansão Coelho, assistiu a um programa ao vivo da Antena 1, passou pelos vários estúdios de Rádio e Televisão, Sala de Realização, Sala de Programas, Régie, assistiu ao envio de uma notícia para Lisboa. “É um meio que já me seduzia e agora ainda mais. Tem muita tecnologia, é muito mais avançado do que aquilo que eu imaginava”.
A Jessica e a Flávia, ambas com 14 anos, estiveram no Laboratório de Citogenética da Faculdade de Medicina de Coimbra. Assistiram a uma aula juntamente com alunos universitários, conheceram a sala de “cultura de células”, acompanharam o trabalho dos técnicos que ali trabalham e que pertencem a áreas como a Biologia, Bioquímica, Ciências Farmacêuticas, Análises Clínicas, Anatomia Patológica.

“O nosso trabalho é todo em análise de cromossomas e de regiões específicas de cromossomas, em termos de diagnóstico pré e pós-natal, e fazemos também alguma investigação na área do cancro”, explicou-nos a Dra. Isabel Marques Carreira, Directora do Laboratório.Para a jovem Jessica foi uma experiência muito interessante, em que aprendeu coisas novas: “Ficamos a saber que antes dos médicos agirem, antes das doenças se manifestarem, antes de termos uma constipação, há muita coisa que se passa no interior do corpo humano, e estamos a falar de coisas que só se podem ver e analisar ao microscópio”. Num local como este, diz a Flávia, a higiene é fundamental: “Não pode haver sujidade, humidade, tem que estar tudo desinfectado antes de se começar a trabalhar, desde as bancas, os materiais, usar luvas, o que se compreende, porque trabalha-se com sangue, células”.

O jovem Davide Vaz foi conhecer o trabalho da Directoria da Policia Judiciária de Coimbra.
“Fui recebido pelo Inspector-Chefe, que me mostrou as instalações e as pessoas que lá trabalham, explicaram-me o tipo de crimes que investigam, por cada departamento, como se fazem os testes para despistagem de drogas, e fui ainda visitar o Tribunal de Instrução Criminal, que fica perto da PJ”. A experiência foi tão marcante que o Davide não põe de lado uma carreira na área da investigação criminal. ”Acho que pode ser uma das minhas opções, mais na área da investigação criminal técnica e científica, não tanto a operacional”.

Esta é uma experiência que pode mudar, de facto, em apenas um dia, a forma de estar dos alunos como aconteceu claramente com o Davide.


Outros jovens estiveram a acompanhar profissionais em Empresas e Instituições de Solidariedade Social do concelho, que se disponibilizaram mais uma vez a colaborar nesta iniciativa, proporcionando aos jovens uma experiência humana muito interessante e enriquecedora do ponto de vista pessoal e social, numa fase crucial do desenvolvimento da sua personalidade. A Câmara Municipal agradece a colaboração das seguintes empresas e instituições: RTP, Directoria da Polícia Judiciária de Coimbra, Laboratório de Citogenética da Faculdade de Medicina de Coimbra, Hospital da Universidade de Coimbra, AIBILI- Coimbra, Santa Casa da Misericórdia de Mortágua, Clínica Dentária Morprótese, InforNeves.





Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município assegura Creche gratuita a partir deste ano letivo2022-09-13
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Festa de Natal da Escola Básica veio até à “Vila Natal”2019-12-17
Homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen. Crianças do Ensino Básico assistiram ao espetáculo “Para Ti, Sophia”, numa produção da ACERT.2019-05-09
Semana Europeia do Desporto Escolar em Mortágua 2022-09-30
Câmara Municipal reuniu com restaurantes aderentes ao XIII Fim de Semana da Lampantana2022-09-29
Novo Reservatório reforça abastecimento de água às povoações da Sobrosa e Vila Meã da Serra2022-09-26
Lançado concurso para a nova Praça de Táxis 2022-09-26
Município fixa IMI na taxa mais baixa e devolve totalidade da participação no IRS. Famílias com filhos beneficiam ainda de dedução em sede de IMI 2022-09-26


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade