Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Educação 



Requalificação da Escola Básica 2.3 José Lopes de Oliveira financiada com 2 milhões de euros

2009-04-02
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Ministério da Educação e Município assinaram acordo

O Governo vai financiar com 2 milhões de euros a requalificação da Escola Básica 2.3 Dr. José Lopes de Oliveira, nos termos de um acordo assinado no passado dia 30, em Cascais, no âmbito do Programa de Requalificação das Escolas Básicas a nível nacional.
O acordo foi assinado pelo Presidente da Câmara, Afonso Abrantes, e o Secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, numa cerimónia que contou com a presença do Primeiro-Ministro, Ministro das Finanças e Ministra da Educação, entre outros membros do Governo e autarcas.
Mortágua foi uma das 41 câmaras municipais que assinaram protocolos no âmbito daquele programa, representando um investimento global de 175 milhões de euros.
Este conjunto de intervenções visam modernizar o parque escolar do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico, seguindo-se ao programa já em curso de modernização das escolas secundárias.

Requalificação será executada em 2009 ou início de 2010


A Escola Básica 2.3 Dr. José Lopes de Oliveira foi construída em 1984, pertence a uma geração de escolas e a um tipo de construção que na altura eram modelares mas que entretanto foram ultrapassadas com a evolução da escola a nível conceptual, arquitectura, organização espaço-funcional.
A requalificação, entre outras intervenções, prevê a substituição dos telhados de fibrocimento dos blocos de aula e galerias, das caixilharias e janelas, a climatização dos vários espaços.
A obra deverá ser executada ainda em 2009 ou início de 2010. Segundo o Presidente da Câmara, este acordo representou uma oportunidade única que não se podia perder: “é uma oportunidade que agarrámos com as duas mãos, embora sabendo que era necessário um grande esforço para num curto espaço de tempo preparar o projecto e lançar o concurso da obra”, explica.
O Presidente da Câmara Municipal destaca a importância deste acordo por duas ordens de razões: “em primeiro lugar, é um acordo que nos vai permitir fazer uma requalificação profunda da EB.2.3, substituindo infraestruturas e materiais que hoje estão completamente desactualizados face às normas e exigências da escola moderna, ficando a EB2.3 dotada de padrões de qualidade em termos estruturais e funcionais, com as implicações que isso tem no bem-estar de todos os intervenientes no espaço escolar e na própria qualidade do ensino.
Em segundo lugar, e não menos importante, representa a possibilidade de injectar na economia local mais 2 milhões de euros, num curto prazo”.
Acrescentando:“com esta requalificação da EB 2.3. e a construção do Centro Educativo, estamos a falar de um investimento de perto de 10 milhões de euros no sector da Educação e Juventude, num curto espaço de um ano”.
Um investimento que terá um forte impacto não só na educação mas também na economia local: “é um investimento avultado que vai mexer com a economia local, que vai beneficiar as empresas locais e criar emprego, o que no contexto actual de crise é fundamental. Toda a economia local vai sentir efeitos benéficos desta injecção de investimento público”.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município assegura Creche gratuita a partir deste ano letivo2022-09-13
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Festa de Natal da Escola Básica veio até à “Vila Natal”2019-12-17
Homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen. Crianças do Ensino Básico assistiram ao espetáculo “Para Ti, Sophia”, numa produção da ACERT.2019-05-09
Semana Europeia do Desporto Escolar em Mortágua 2022-09-30
Câmara Municipal reuniu com restaurantes aderentes ao XIII Fim de Semana da Lampantana2022-09-29
Novo Reservatório reforça abastecimento de água às povoações da Sobrosa e Vila Meã da Serra2022-09-26
Lançado concurso para a nova Praça de Táxis 2022-09-26
Município fixa IMI na taxa mais baixa e devolve totalidade da participação no IRS. Famílias com filhos beneficiam ainda de dedução em sede de IMI 2022-09-26


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade