Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Sessão de Divulgação sobre linhas de financiamento para as empresas (PME INVEST e Pacto LEADER)

2009-03-17

No Ninho de Empresas de Mortágua

Realizou-se no passado dia 13, no Ninho de Empresas de Mortágua, uma Sessão de Divulgação de linhas de financiamento às empresas no âmbito do PME INVEST e do Pacto LEADER.
Cerca de 60 empresários responderam ao convite, enchendo por completo o auditório do Ninho de Empresas, tendo oportunidade não só de recolher informação técnica mas também obter esclarecimentos sobre cada um dos apoios.

A Caixa Geral de Depósitos fez a apresentação das Linhas PME INVEST II e III, que possibilitam condições mais favoráveis de acesso ao crédito por parte das Pequenas e Médias Empresas. O PME Invest II prevê um montante máximo de financiamento de 750 mil euros por empresa, englobando ainda duas linhas específicas para o Comércio e Restauração, cujos montantes máximos de financiamento são de 250 e 200 mil euros, respectivamente. A taxa bonificada é a Euribor a três meses menos 0,5%.

O PME Invest III, entre várias linhas de crédito, prevê uma linha específica para as Micro e Pequenas Empresas, que são a maioria no concelho de Mortágua. Nesta linha o montante de financiamento é de 25 mil euros para as Micro e de 50 mil euros para as Pequenas Empresas, com uma taxa bonificada Euribor a três meses deduzida de 0,25%.

“Ao contrário doutros programas do QREN, em que é necessário o empresário dirigir-se ao IAPMEI, apresentar o projecto e esse projecto ser aprovado, estas linhas específicas foram protocoladas entre o IAPMEI, as Entidade Bancárias, as Sociedades de Garantia Mútua, no sentido de serem mais flexíveis, mais rápidas. Basta ao empresário cumprir os critérios definidos, dirigir-se junto do Banco e automaticamente o Banco desenvolve todo o processo. Portanto, o processo é menos burocrático, digamos assim”, explicou Silvana Freitas, Técnica Comercial da CGD.

Ermindo Dias, Director Comercial da CGD, referiu que a instituição está empenhada em apoiar o tecido empresarial português, ajudando a ultrapassar esta fase difícil da economia: “As crises passam e também trazem oportunidades e nós queremos estar com os nossos empresários nessas oportunidades. Queremos ter essa função de aconselhamento, de apoio, de ajuda efectiva ao desenvolvimento de projectos de sucesso. Porque o sucesso dos nossos empresários será também o sucesso da Caixa Geral de Depósitos”, afirmou.

Pacto LEADER atribui apoios a fundo perdido




No caso do Pacto LEADER estamos a falar de linhas de financiamento geridas pelas ADICES, no âmbito do QREN, direccionadas para a actividade produtiva e para a região dos 4 concelhos de intervenção da ADICES (Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão e Tondela).
São 3 linhas de apoio: explorações agrícolas, micro-empresas e actividades turísticas e de lazer.

Estas linhas de financiamento apresentam algumas vantagens relativamente a outros programas do QREN, explicou-nos Regina Lopes, Coordenadora Executiva da ADICES. “A maior parte dos financiamentos do QREN funcionam no sistema de crédito, enquanto o Pacto LEADER funciona no sistema de fundo perdido, ou seja, de subsídio não reembolsável. Outra vantagem adianta, é o nível de proximidade entre as partes “o promotor conhece-nos, nós conhecemos o promotor, as candidaturas são analisadas mais rapidamente. Há uma interacção completamente diferente que facilita todo o processo”. Os empresários podem sempre dirigir-se à ADICES para obter aconselhamento, marcar entrevista, esclarecer dúvidas acerca do investimento que querem fazer.

O Presidente da Câmara Municipal considerou extremamente importante a divulgação destas medidas e programas de apoio às Micro e Pequenas Empresas “que são a base da nossa economia local e nacional”, adiantando que o Município está disponível para colaborar nestas e noutras iniciativas que visem apoiar os nossos empresários no actual contexto económico difícil que vivemos.




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade