Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Política 



Município e Junta de Freguesia da Marmeleira vão celebrar protocolo de cooperação

2009-03-13
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Ampliação do Cemitério e arranjo urbanístico da zona envolvente, entre os novos projectos a executar


Município e Junta de Freguesia de Marmeleira vão celebrar um protocolo de cooperação para a realização de vários melhoramentos e obras na freguesia, destacando-se a ampliação do cemitério e sua zona envolvente.

Foi o corolário de uma jornada de trabalho à freguesia, efectuada no passado dia 10. Nesta deslocação o Presidente da Câmara esteve acompanhado pelo executivo da Junta de Freguesia, José Alberto Diogo (Presidente), Jorge Daniel Santos (Secretário), António Diogo (Tesoureiro).

O primeiro ponto da agenda foi a visita às obras de beneficiação executadas no Cemitério, por iniciativa da Junta de Freguesia. As obras de beneficiação contemplaram a reparação do portão principal e todo o gradeamento, pintura da fachada, restauro da capela e arranjos exteriores.

Mas o principal objectivo era dar a conhecer o projecto de ampliação do Cemitério e zona envolvente. “A Junta de Freguesia já adquiriu o terreno do lado sul do cemitério, e a finalidade é a ampliação do cemitério bem como criar uma zona de estacionamento na sua envolvência.
O projecto já está nos serviços técnicos da Câmara e contamos que as obras possam ficar concluídas ainda este ano”, explica José Alberto Diogo, Presidente da Junta.


Outra obra da Junta que mereceu atenção foi a recente intervenção urbanística levada a cabo na Rua Vale da Rainha, na Marmeleira, que incluiu alargamento, construção de muro de suporte, plantação de árvores, criação de uma zona de estacionamento e pavimentação. “Vamos ainda colocar alguns bancos de jardim, canteiros para as árvores e marcar o estacionamento, para concluir essa intervenção”, adianta José Alberto Diogo.

Na agenda da visita seguiu-se Vale de Borregão. A Câmara Municipal vai avançar para a execução da rede de saneamento nesta povoação, tendo já sido aprovada a elaboração do projecto. Nesta povoação vai também ser feito o prolongamento e pavimentação da Rua da Levegada, com execução das infraestruturas de Água, Electricidade e Saneamento Básico.

“A Câmara Municipal vai celebrar um protocolo de cooperação com a Junta de Freguesia, tendo em vista apoiar as intervenções na área da urbanização e quanto à ampliação do cemitério e zona envolvente será objecto de um protocolo específico”, referiu o Presidente Afonso Abrantes.

Outros ponto de visita foi a Lourinha de Baixo, estando prevista a consolidação do muro que ladeia a sede da Associação, que se encontra em estado de ruína.
Por fim, foi efectuada uma visita às obras em curso de conclusão/beneficiação do edifício-sede do Centro Cultural e Desportivo da Ferradosa, que contam com o apoio técnico e financeiro do Município.




Entrevista
José Alberto Diogo, Presidente da Junta de Freguesia da Marmeleira


- Que balanço é que faz desta visita à freguesia?
Foi essencialmente uma jornada de trabalho em que quisemos expôr alguns dos nossos projectos para o futuro, a curto e médio prazo, porque o que está feito já pertence ao passado. Temos que olhar sempre em frente e perscrutar o futuro.
E sempre positivo que o Presidente da Câmara venha ao terreno, contactando de perto com as populações e os órgãos de freguesia. Mostra que está atento às necessidades e aos projectos que queremos realizar, e da parte da Junta de Freguesia também há todo o interesse em dar a conhecer o que está a fazer e o que pretende ainda fazer, porque é com base na cooperação institucional, no diálogo franco e aberto, que podemos dar resposta aos anseios das populações que representamos.

- Do conjunto de obras já realizadas neste mandato, quais as que destacaria?
Eu não gosto de destacar umas obras em relação as outras, porque isso pode ser entendido como estando a menorizar esta ou aquela obra, o que não é correcto nem justo. Mas com esta ressalva e sem quer fugir à questão, poderia mencionar a intervenção que fizemos na Srª. da Ribeira, com a recuperação do Moinho e toda a zona envolvente. Criámos um espaço de lazer agradável e temos recebido muitos parabéns das pessoas que visitam o local, e são estes gestos que nos animam a fazer mais e melhor em prol da qualidade de vida e bem-estar das pessoas. Posso informar que já adquirimos um parcela de terreno do choupal, com a finalidade de transformar aquela zona num espaço alargado de descanso e lazer.
Poderia enunciar ainda a obra de beneficiação da estrada municipal entre Vale de Açores- Caparrosinha-Pinheiro, com intervenções ao nível da correcção e alargamento de alguns pontos que ofereciam menos segurança e respectiva pavimentação e sinalização.
Executou-se a 1ª fase da rede de saneamento da Marmeleira, com o respectivo sistema de tratamento, a reposição de pavimento em Pinheiro e Ferradosa, a pavimentação de valetas e mais recentemente as obras de beneficiação do Cemitério.
Vamos chegar ao fim deste mandato cumprindo o que estava previsto no nosso Plano de Actividades para estes quatro anos, o que nos deixa muito satisfeitos, porque honrando os nossos compromissos estamos a dignificar o cargo e o mandato que nos foi atribuído.

- Nas últimas eleições autárquicas foi o Presidente de Junta que obteve a maior votação em termos percentuais. Esse facto merece-lhe que comentário...

É uma demonstração de que as pessoas acreditam e confiam em nós, e nas nossas capacidades de trabalho. E tudo temos feito para merecer essa manifestação de confiança que depositaram em nós, e vinco este em nós, porque a Junta de Freguesia é uma equipa e não uma pessoa, é um trabalho colectivo.

- O que gostaria ainda de fazer?

Em termos imediatos são as obras que agora foram objecto de análise nesta visita de trabalho à freguesia e nas quais a Junta vai assumir uma parte da responsabilidade. Ou seja, começar as obras de alargamento do Cemitério e arranjo envolvente, executar a rede de saneamento de Vale de Borregão, dar continuidade ao trabalho que temos vindo a fazer a nível de pavimentação de valetas.
Em termos futuros, executar a 2ª fase da rede de saneamento da Marmeleira, a extensão dessa rede às restantes povoações da freguesia, a conclusão do arranjo urbanístico da Srª. da Ribeira, só para referir algumas prioridades. Mas também gostaríamos de fazer uma intervenção na antiga Capela da Srª. do Carmo, porque entendemos que é um local que está profundamente ligado à historia desta localidade e freguesia e seria também uma forma de requalificar e valorizar toda aquela zona.
O que temos feito é alertar as pessoas da povoação para que constituam uma comissão para o efeito, juntamente com a Igreja, porque a Junta de Freguesia não pode mexer naquele espaço. A Junta de Freguesia estará ao lado da população nesse projecto, para dar o seu apoio, nomeadamente fazer uma candidatura que possa enquadrar essa intervenção, à semelhança do que fizemos na Srª. da Ribeira.

- Já tomou alguma decisão se vai ou não recandidatar-se a um novo mandato?
Temos ideias para o futuro, temos vontade e empenho na sua concretização e naturalmente gostaria de dar seguimento ao trabalho que temos vindo a desenvolver. Não é num só mandato que conseguimos fazer tudo, e portanto estou disponível para continuar a dar o meu contributo.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Aprovada 1ª Revisão ao Orçamento e às Opções do Plano de 20092009-04-24
Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, Relatório de Gestão e Contas de 20082009-04-24
Vai ser criada Rede de Transporte Público no Concelho2009-03-13
Um orçamento em favor das Famílias,das Empresas e do Emprego2008-12-18
Investimento superior a 1 milhão de euros2008-09-11
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade