 Ampliação do Cemitério e arranjo urbanístico da zona envolvente, entre os novos projectos a executar
Município e Junta de Freguesia de Marmeleira vão celebrar um protocolo de cooperação para a realização de vários melhoramentos e obras na freguesia, destacando-se a ampliação do cemitério e sua zona envolvente.
Foi o corolário de uma jornada de trabalho à freguesia, efectuada no passado dia 10. Nesta deslocação o Presidente da Câmara esteve acompanhado pelo executivo da Junta de Freguesia, José Alberto Diogo (Presidente), Jorge Daniel Santos (Secretário), António Diogo (Tesoureiro).
O primeiro ponto da agenda foi a visita às obras de beneficiação executadas no Cemitério, por iniciativa da Junta de Freguesia. As obras de beneficiação contemplaram a reparação do portão principal e todo o gradeamento, pintura da fachada, restauro da capela e arranjos exteriores.
Mas o principal objectivo era dar a conhecer o projecto de ampliação do Cemitério e zona envolvente. “A Junta de Freguesia já adquiriu o terreno do lado sul do cemitério, e a finalidade é a ampliação do cemitério bem como criar uma zona de estacionamento na sua envolvência.
O projecto já está nos serviços técnicos da Câmara e contamos que as obras possam ficar concluídas ainda este ano”, explica José Alberto Diogo, Presidente da Junta.
Outra obra da Junta que mereceu atenção foi a recente intervenção urbanística levada a cabo na Rua Vale da Rainha, na Marmeleira, que incluiu alargamento, construção de muro de suporte, plantação de árvores, criação de uma zona de estacionamento e pavimentação. “Vamos ainda colocar alguns bancos de jardim, canteiros para as árvores e marcar o estacionamento, para concluir essa intervenção”, adianta José Alberto Diogo.
Na agenda da visita seguiu-se Vale de Borregão. A Câmara Municipal vai avançar para a execução da rede de saneamento nesta povoação, tendo já sido aprovada a elaboração do projecto. Nesta povoação vai também ser feito o prolongamento e pavimentação da Rua da Levegada, com execução das infraestruturas de Água, Electricidade e Saneamento Básico.
“A Câmara Municipal vai celebrar um protocolo de cooperação com a Junta de Freguesia, tendo em vista apoiar as intervenções na área da urbanização e quanto à ampliação do cemitério e zona envolvente será objecto de um protocolo específico”, referiu o Presidente Afonso Abrantes.
Outros ponto de visita foi a Lourinha de Baixo, estando prevista a consolidação do muro que ladeia a sede da Associação, que se encontra em estado de ruína.
Por fim, foi efectuada uma visita às obras em curso de conclusão/beneficiação do edifício-sede do Centro Cultural e Desportivo da Ferradosa, que contam com o apoio técnico e financeiro do Município.
Entrevista
José Alberto Diogo, Presidente da Junta de Freguesia da Marmeleira
- Que balanço é que faz desta visita à freguesia?
Foi essencialmente uma jornada de trabalho em que quisemos expôr alguns dos nossos projectos para o futuro, a curto e médio prazo, porque o que está feito já pertence ao passado. Temos que olhar sempre em frente e perscrutar o futuro.
E sempre positivo que o Presidente da Câmara venha ao terreno, contactando de perto com as populações e os órgãos de freguesia. Mostra que está atento às necessidades e aos projectos que queremos realizar, e da parte da Junta de Freguesia também há todo o interesse em dar a conhecer o que está a fazer e o que pretende ainda fazer, porque é com base na cooperação institucional, no diálogo franco e aberto, que podemos dar resposta aos anseios das populações que representamos.
- Do conjunto de obras já realizadas neste mandato, quais as que destacaria?
Eu não gosto de destacar umas obras em relação as outras, porque isso pode ser entendido como estando a menorizar esta ou aquela obra, o que não é correcto nem justo. Mas com esta ressalva e sem quer fugir à questão, poderia mencionar a intervenção que fizemos na Srª. da Ribeira, com a recuperação do Moinho e toda a zona envolvente. Criámos um espaço de lazer agradável e temos recebido muitos parabéns das pessoas que visitam o local, e são estes gestos que nos animam a fazer mais e melhor em prol da qualidade de vida e bem-estar das pessoas. Posso informar que já adquirimos um parcela de terreno do choupal, com a finalidade de transformar aquela zona num espaço alargado de descanso e lazer.
Poderia enunciar ainda a obra de beneficiação da estrada municipal entre Vale de Açores- Caparrosinha-Pinheiro, com intervenções ao nível da correcção e alargamento de alguns pontos que ofereciam menos segurança e respectiva pavimentação e sinalização.
Executou-se a 1ª fase da rede de saneamento da Marmeleira, com o respectivo sistema de tratamento, a reposição de pavimento em Pinheiro e Ferradosa, a pavimentação de valetas e mais recentemente as obras de beneficiação do Cemitério.
Vamos chegar ao fim deste mandato cumprindo o que estava previsto no nosso Plano de Actividades para estes quatro anos, o que nos deixa muito satisfeitos, porque honrando os nossos compromissos estamos a dignificar o cargo e o mandato que nos foi atribuído.
- Nas últimas eleições autárquicas foi o Presidente de Junta que obteve a maior votação em termos percentuais. Esse facto merece-lhe que comentário...
É uma demonstração de que as pessoas acreditam e confiam em nós, e nas nossas capacidades de trabalho. E tudo temos feito para merecer essa manifestação de confiança que depositaram em nós, e vinco este em nós, porque a Junta de Freguesia é uma equipa e não uma pessoa, é um trabalho colectivo.
- O que gostaria ainda de fazer?
Em termos imediatos são as obras que agora foram objecto de análise nesta visita de trabalho à freguesia e nas quais a Junta vai assumir uma parte da responsabilidade. Ou seja, começar as obras de alargamento do Cemitério e arranjo envolvente, executar a rede de saneamento de Vale de Borregão, dar continuidade ao trabalho que temos vindo a fazer a nível de pavimentação de valetas.
Em termos futuros, executar a 2ª fase da rede de saneamento da Marmeleira, a extensão dessa rede às restantes povoações da freguesia, a conclusão do arranjo urbanístico da Srª. da Ribeira, só para referir algumas prioridades. Mas também gostaríamos de fazer uma intervenção na antiga Capela da Srª. do Carmo, porque entendemos que é um local que está profundamente ligado à historia desta localidade e freguesia e seria também uma forma de requalificar e valorizar toda aquela zona.
O que temos feito é alertar as pessoas da povoação para que constituam uma comissão para o efeito, juntamente com a Igreja, porque a Junta de Freguesia não pode mexer naquele espaço. A Junta de Freguesia estará ao lado da população nesse projecto, para dar o seu apoio, nomeadamente fazer uma candidatura que possa enquadrar essa intervenção, à semelhança do que fizemos na Srª. da Ribeira.
- Já tomou alguma decisão se vai ou não recandidatar-se a um novo mandato?
Temos ideias para o futuro, temos vontade e empenho na sua concretização e naturalmente gostaria de dar seguimento ao trabalho que temos vindo a desenvolver. Não é num só mandato que conseguimos fazer tudo, e portanto estou disponível para continuar a dar o meu contributo.
|
|