Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Biblioteca Municipal assinalou 5ºAniversário com a "Festa dos Livros"

2009-03-03

A Biblioteca Municipal de Mortágua assinalou no passado dia 28 o seu 5º aniversário de funcionamento, com a “Festa dos Livros”. Na parte da manhã pais e filhos, avós e netos divertiram-se a criar histórias a partir de objectos que se encontravam em esconderijos temáticos. A chegada à Biblioteca cada criança era fotografada. A foto era posteriormente inserida no pequeno livro que continha a história escrita e desenhada pelas crianças, tipo livro de autor.
Com a colaboração dos progenitores, as crianças deram largas à sua imaginação e os objectos ganharam vida própria.

O João Pedro, 7 anos, foi um dos mais entusiastas: “Uma das tendas tinha uma gravata, um chapéu, uma peruca, uma saia, e outra tinha um girassol, uma couve. Era giro”.
A mãe do Mateus confidenciou-nos que o seu filho gosta de uma boa história antes de dormir.
“Todas as noites ele gosta que eu lhe leia uma história antes de adormecer. Normalmente é assim, a não ser que esteja cansado”. E conta” é ele que vai à estante e escolhe o livro”. E de que tipos de livros é que gosta o Mateus?- perguntámos: “ Gosta daquelas histórias clássicas da DIsney mas também daquelas mais tradicionais”.
Quanto a visitas à Biblioteca, disse-nos: “Durante a semana é complicado. Eu até gostava de poder vir mais vezes à Biblioteca, é mais por causa da distância”.


A Catarina, aos 9 anos, é já uma leitora assídua e apaixonada pela leitura”. Gosto de todos os livros. Costumo ler à noite e às vezes à tarde depois dos trabalhos da escola”. E de tudo o que encontra na Biblioteca, a sua preferência vai sem hesitar para... os livros.

A tarde a festa continuou com o espectáculo infantil “o rei que comia histórias”, no Centro de Animação Cultural.
Dois contadores de histórias desembarcam de um comboio num sítio muito especial, e contam com a participação das crianças presentes para contarem a história de um Rei que comia todos os livros do seu reino, causando grande indignação e revolta dos próprios livros e do Vocabulário, personagem muito inteligente e culta que, preocupada com o facto dos livros acabarem, e com eles todo o conhecimento, resolve vigiar o Rei para saber o motivo de tamanha insensatez.
Afinal descobre-se que o rei não sabia ler e daí não dar qualquer importância aos livros. São as próprias crianças que o incentivam a ir para a escola, onde o nosso rei vai descobrir o prazer de ler.
O espectáculo tem como objectivo realçar o valor do conhecimento adquirido através da leitura, mostrar a importância do hábito de ler, além do cuidado e respeito que devemos ter com os livros.

Como incentivar uma criança a ler, com rivais tão poderosos como a televisão e o computador?
Eis uma questão pertinente nos nossos dias e que se resolve com hábitos de leitura desde tenra idade, trazendo as crianças para espaços de leitura, como as bibliotecas, cultivando a leitura partilhada em família, oferecendo livros às crianças, fazendo descobrir que o ler não tem que ser uma obrigação, um dever, mas acima de tudo um prazer.
Traga o seu filho à Biblioteca Municipal, descubra todas as possibilidades que este espaço oferece, partilhe com ele as maravilhas que os livros contém, sem pressa, porque ler é saborear cada palavra, cada som, cada sensação.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade