Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Escola de Cães-Guia lançou mascote para angariar fundos e sócios

2009-02-05
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Xutos e Pontapés apadrinham a campanha

Realizou-se no passado dia 29, no Sheraton Lisboa Hotel & Spa, o lançamento oficial da “Poppy”, a mascote que serve de base à campanha de sensibilização e angariação de fundos a favor da Escola de Cães-Guia de Mortágua. No lançamento estiveram presentes, para além dos responsáveis da Instituição, várias figuras públicas da música e da televisão, como Zé Pedro dos Xutos e Pontapés, Comendador Rui Nabeiro, Carlos Lopes, presidente da ACAPO e atleta paraolímpico, que são padrinhos da campanha.


A campanha de sensibilização, com o lema “Poppy, um amigo de confiança”, tem como principal objectivo angariar fundos e sócios, para que a Escola possa continuar a desempenhar a sua actividade e sobretudo crescer.

Embora a Escola esteja sediada em Mortágua, os beneficiários da instituição estão espalhados de norte a sul do País. A Escola entregou até hoje 76 cães-guia.


A formação de cada cão-guia custa entre os 17 e os 20 mil euros, mas o cão é entregue gratuitamente ao cego. A campanha, além do objectivo principal (a angariação de fundos e sócios), é também uma forma de ajudar à divulgação da escola, dando a conhecer o trabalho que desenvolve em termos da integração social, cultural e profissional e autonomia do deficiente visual.

Entre os patrocinadores e parceiros da campanha estão empresas como os Cafés Delta, Repsol, CTT, Pingo Doce, R.T.P., Sábado, Record, só para citar alguns deles. A Poppy estará à venda dentro de poucos dias, em vários pontos comerciais das empresas aderentes à campanha, para além da própria Escola de Cães-Guia, pelo valor de 5 euros. Associado à mascote foi criado o merchadising de vários produtos com a imagem do “Poppy”, nomeadamente t-shirts, cachecóis, gorros, relógios, chocolates, sabonetes, entre outros.

Este foi o primeiro passo, estando prevista a realização de várias iniciativas em que a Poppy será promovida, procurando assim chegar ao maior número de pessoas e aderentes a esta causa solidária.
O grande objectivo da escola é crescer, de forma a conseguir entregar um maior número de cães por ano, havendo mais de 50 candidatos em lista de espera. Anualmente a Escola forma em média 12 cães-guia por ano, mas o ideal era entregar 20 a 25 cães/ano, diminuindo o tempo de espera. Para tanto seria necessário aumentar a equipa de trabalho com mais dois formadores/educadores, o que implicaria também mais encargos.

Actualmente a Escola já está na fase de reposição de cães-guia, ou seja, de substituição dos que foram entregues nos primeiros anos, dado que está previsto que cada cego permaneça com o cão-guia por um período de oito a 10 anos.






Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Velo Clube do Centro participa pela quarta vez na Volta a Portugal. Prova decorre de 4 a 15 de agosto.2022-08-04
Festa de Encerramento das Férias Ativas`20222022-08-01
Equipa Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados dominou a 20ª edição do Grande Prémio de Ciclismo de Mortágua - Pedro Silva, conquistando as camisolas Amarela, Azul e Verde.2022-08-01
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade