 Perto de 100 pilotos estiveram em acção
Realizou-se no passado dia 11, no Chão Miúdo, a VIII Prova de Resistência de Motos Todo-o-Terreno, numa organização do Centro Social, Cultural e Recreativo da localidade.
Na parte da manhã disputou-se a prova dos Quads (Moto 4), que contou com 20 pilotos inscritos. A prova, com a duração de hora e meia, mais uma volta, teve como vencedor Paulo Bernardes (Tondela), seguido de Vitor Santos (Vila Nova de Gaia) e Filipe Leal (Águeda).
Na parte da tarde entraram em acção as Motos, com 75 pilotos na partida. Após hora e meia de corrida e uma volta final, o triunfo coube a Paulo Felicia (Vila Real), seguindo-se nos lugares imediatos Joel Paiva (Condeixa-a-Nova) e Daniel Jordão (Figueira da Foz).
De realçar a presença dos pilotos locais do “Team Mortágua Em terra”, que obtiveram as seguintes classificações: Rui Gomes (27º); Romeu Silva (29º), Cláudio Silva (35º); David Gomes (37º); Tiago Rodrigues (56º); Olimpio André (60º), Marco Martins (61º); Márcio Gomes (64º); Pedro Gouveia (70º); David Rodrigues (73º).
O percurso era idêntico a anos anteriores, com partida no largo junto aos lavadouros, intercalando zonas rápidas, zonas sinuosas, woopies (espécie de bossas), e sobretudo zonas de saltos que proporcionam sempre grande espectáculo ao público.
Como já era de prever, foi a prova de motos que atraiu mais público, algumas centenas de pessoas, para o que terá contribuído também o sol, já que durante a manhã o frio foi muito intenso.
Neste dia todas as ruas da aldeia e acessos ficam pejados de carros e arranjar um lugar para estacionar é uma verdadeira dor de cabeça, especialmente para os retardatários. É um evento que ultrapassa as fronteiras da aldeia, atrai gente de todo o concelho e até da região.
A organização tinha montado um bar improvisado, com sandes e bebidas, de modo que as pessoas não precisassem de se deslocar para o almoço, uma sugestão que muitos acataram.
Terminada a oitava edição, é justo dar os a parabéns à Associação do Chão Miúdo, que ano após ano vem mantendo este evento desportivo, que mobiliza mais de uma centena de pilotos e perto de um milhar de espectadores, com reconhecido êxito, o que só é possível com esforço, trabalho de equipa e voluntarismo, o que é de saudar vivamente. Mas os parabéns são extensivos à população do Chão Miúdo, pela sua compreensão, bom acolhimento e o enorme entusiasmo com que vive sempre este evento, que é do agrado das suas gentes.
No final da prova a organização ofereceu um jantar a todos os participantes, durante o qual procedeu-se à entrega dos prémios aos 15 melhores classificados nas Motos e 10 melhores nas Moto 4.
A VIII Prova de Resistência TT contou com o apoio da Câmara Municipal e Junta de Freguesia do Sobral e a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Mortágua.
|