Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Setembro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Cultura 



Escolas vieram para a rua cantar as Janeiras

2009-01-07
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

As crianças das escolas do 1º Ciclo e Jardins de Infância percorreram as ruas da Vila a cantar as Janeiras, visitando os estabelecimentos comerciais. Acompanhadas pelos Professores, Educadoras, Auxiliares Educativas, as crianças entoaram os cânticos tradicionais desta quadra, desejando boas festas e um bom Ano.

A celebração das Janeiras, como outras tradições ancestrais (o Carnaval, a Páscoa, o Natal, por exemplo) integra habitualmente o Plano Anual de Actividades das escolas, e mais recentemente as Actividades de Enriquecimento Curricular, no âmbito do ensino da Música e do Inglês.

Alguns grupos traziam coroas coloridas na cabeça, imitando os três Reis Magos. Os cânticos eram sonorizados com instrumentos simples, como os ferrinhos e pandeiretas, que despertavam a atenção dos transeuntes.

A população recebe sempre com simpatia e carinho esta iniciativa das escolas, retribuindo as boas festas com guloseimas, produtos alimentares ou dinheiro, consoante o tipo de estabelecimento comercial.

Por todo o concelho as escolas cantaram os Reis no dia 6, trazendo alegria e animação para as localidades onde estão inseridas.

Como já vem sendo tradição há vários anos, as crianças das escolas da Vila foram cantar os Reis na Câmara Municipal. Foram recebidas pelo Presidente da Câmara, que desejou a todas um ano cheio de felicidade (e de bom estudo), sendo retribuídas no final com guloseimas como manda a tradição.

É de realçar o empenho de Professores e Educadoras, em manter actual esta tradição das Janeiras e dos Reis, para que não caia no esquecimento e desapareça na voragem dos tempos modernos.





Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Marcos Históricos - Batalha do Bussaco. Mortaguenses assistiram à representação de “Renascer” - 1º ato.2022-08-29
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
“Tantos modos de ser carta” na Biblioteca Municipal 2019-11-26
Presidente da Câmara e Presidente da Assembleia Municipal marcaram presença no Encontro Nacional de Autarcas realizado em Viseu2022-09-21
Abertura do novo ano letivo saudado pelo regresso à normalidade. Alunos matriculados aumentaram em todos os níveis de ensino.2022-09-19
Município assegura Creche gratuita a partir deste ano letivo2022-09-13
XCO Irmânia / Taça da Associação de Ciclismo da Beira Alta. Bruno Sancho venceu em casa.2022-09-06
Floresta. Projeto-piloto em Mortágua vai recuperar 600 hectares de área ardida até ao final do ano.2022-09-05


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade