Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



85ºAniversário dos Bombeiros Voluntários de Mortágua

2008-11-18
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Secretário de Estado da Protecção Civil presidiu às cerimónias

O Secretário de Estado da Protecção Civil, José Miguel Medeiros, presidiu às cerimónias do 85º Aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mortágua, cujo ponto alto das comemorações aconteceu no passado dia 16. As cerimónias tiveram início com o Hastear da Bandeira dos Bombeiros no Quartel, a que se seguiu um desfile apeado e motorizado pelas ruas da Vila.

À sua chegada o Secretário de Estado foi recebido pelo Presidente da Direcção dos Bombeiros, Presidente da Câmara Municipal e uma Guarda de Honra formada pelo Corpo Activo da Corporação.

Antes da sessão solene, o Secretário de Estado e o Comandante dos Bombeiros, descerraram, no átrio do Quartel, uma placa de homenagem a todos os Comandantes da Corporação, desde a sua fundação até à actualidade.


Na Sessão Solene, realizada no Salão dos Bombeiros, para além do membro do Governo, estiveram presentes várias entidades: o Presidente da Câmara Municipal, Afonso Abrantes, o Governador Civil de Viseu, Dr. Acácio Pinto, o Representante da Liga dos Bombeiros Portugueses, Comandante Gomes da Costa, o Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Viseu, Dr. Rebelo Marinho, o Comandante Operacional Distrital, César Fonseca.
A Corporação esteve representada pelos Órgãos Sociais (Direcção, Assembleia Geral, Conselho Fiscal), Comando e todo o Corpo Activo.

Na mesa de honra marcaram ainda presença o Presidente da Federação dos Bombeiros do Luxemburgo, Jean-Pierre Hein e o Presidente dos Bombeiros da Região de Gravenmacher e Comandante dos Bombeiros de Wormeldange, Ern Schumacher, convidados especiais do aniversário dos Bombeiros.

Na cerimónia foram entregues medalhas e diplomas de Assiduidade, Bons e Efectivos Serviços aos bombeiros, em função do tempo de serviço: Medalha Grau Cobre ( cinco anos), Medalha Grau Prata (dez anos), Medalha Grau Ouro (15 e 25 anos).


À Câmara Municipal e Juntas de Freguesia foi feita a entrega de uma placa como reconhecimento e agradecimento às populações pelo apoio prestado aos Bombeiros Voluntários de Mortágua, como seus legítimos representantes.

Foram também entregues medalhas de reconhecimento aos amigos e benfeitores dos Bombeiros Voluntários de Mortágua: aos Amigos do Luxemburgo, ao Presidente da Federação dos Bombeiros do Luxemburgo, ao Comandante dos Bombeiros de Wormeldange, ao Eng. António Lourenço, ao representante da Empresa Águas de Penacova e ao Sr. Belmiro Martins.




Os Bombeiros do Luxemburgo, recorde-se, já ofereceram várias viaturas aos Bombeiros de Mortágua, entre ambulâncias, auto-tanques e uma viatura auto-escada.



Foram ainda entregues Medalhas aos Ex-Presidentes da Direcção dos Bombeiros.




Pela Liga dos Bombeiros Portugueses e por proposta da Direcção e Comando dos Bombeiros Voluntários de Mortágua, foi entregue a Medalha de Serviços Distintos Grau Ouro ao Presidente da Câmara Municipal, Afonso Abrantes.

O Presidente da Câmara, nessa qualidade, “esteve sempre sensível e atento às necessidades dos Bombeiros Voluntários de Mortágua, jamais deixando de aceder a todas as suas necessidades financeiras” e “como associado foram muitas as suas atitudes de benemerência, dignas do maior encómio”, refere a proposta de atribuição.

A mesma distinção foi entregue ao Sr. Afonso Morais Lobo. O Sr. Afonso Lobo fez parte dos Órgãos Sociais dos Bombeiros durante décadas, tendo ocupado vários cargos directivos, “tornando-se pela sua generosidade no dirigente que ao longo dos tempos mais anos dedicou aos bombeiros”.

Ambas as propostas foram aprovadas por unanimidade pela Direcção e pelo Comando dos Bombeiros, na sua reunião ordinária de 22 de Setembro.


O Comandante Joaquim Gaspar recebeu das mãos do Secretário de Estado o Craxá de Ouro, por 40 anos de bom e efectivo serviço.

Refere o teor da proposta da atribuição, aprovada por unanimidade na dita reunião da Direcção dos Bombeiros de 22 Setembro: “Durante os 41 anos que dedica aos Bombeiros Voluntários de Mortágua, o Comandante Gaspar foi sempre um destacado elemento da Corporação, impondo-se pela sua personalidade aliada aos mais elevados padrões humanistas, sendo um exemplo para todas as gerações que com ele privaram. Como primeiro responsável pelo Corpo de Bombeiros há 21 anos, salienta-se como chefe disciplinado e disciplinador, granjeando a admiração e o apoio de todos os eus subordinados. No exercício das suas funções foram muitas as ocasiões em que arriscou a vida em defesa do seu semelhante e dos seus haveres”.




Na sua intervenção, o Presidente da Câmara referiu: “Entendo que esta medalha que hoje recebi é devida ao povo de Mortágua, é devida às gentes de Mortágua, porque aquilo que eu fiz enquanto Presidente da Câmara fiz e faço em seu nome, em prol daquilo que eu entendo que é devido aos Bombeiros de Mortágua. Como cidadão tenho pelos Bombeiros um carinho muito especial e uma grande admiração. Os nossos Bombeiros nunca ficam à espera que o fogo chegue, mas vão ao encontro dele, arriscando tantas vezes a sua própria vida.


Eu quero aproveitar este momento para em nome dos mortaguenses homenagear os nossos Bombeiros e devolver-lhes esta homenagem que aqui me foi feita.
Enquanto responsáveis autárquicos fomos sempre sensíveis aos problemas que os Bombeiros nos puseram, às dificuldades que passaram, respondendo de forma positiva ás suas necessidades materiais, mas também, nalgumas circunstâncias, dando uma palavra de alento que era tão importante como esse apoio. A cooperação institucional entre Direcção, Comando e Município tem sido exemplar e tenho a certeza que vai continuar a ser. E podem os bombeiros ter a certeza de que, pela nossa parte, enquanto Presidente da Câmara, nunca faltará apoio a uma instituição como os Bombeiros Voluntários de Mortágua”.


O Secretário de Estado da Protecção Civil referiu: “Se outra razão não houvesse para eu estar aqui presente, bastaria o facto de serem homenageadas as pessoas que aqui foram hoje e falo obviamente os bombeiros que viram reconhecido o seu tempo de permanência e o seu tempo de dedicação, nos vários graus, numa cerimónia normal e bonita que faz parte das cerimónias de aniversário, mas é também, para além disso, o triunfo da memória sobre o esquecimento. E a pior coisa que um povo não pode ser é esquecido, porque se for esquecido perde a sua identidade e certamente não valorizando os seus nem aqueles que se dedicam à comunidade, não se transmite de geração em geração aqueles que são os seus valores.
Eu já participei em muitas cerimónias desta natureza e bem vejo aquela lagrimazinha ao canto do olho, do bombeiro, da esposa, dos bombeiros sem farda, da família, dos filhos, o orgulho que isso significa. E isso é algo que não há palavras que possam exprimir, nem há dinheiro que possa pagar.
Nós temos que perceber que estamos a assistir a um conjunto de mudanças, já lá vai o tempo em que a sirene tovaca e a fábrica parava, iam todos para o fogo, mas Portugal tem esta riqueza, este património que não se pode perder, que presta um grande serviço ao País, que é o voluntariado dos bombeiros.“



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Iniciada a construção do Parque Canino junto aos passadiços da ribeira da Fraga2021-09-24
Arrancou novo ano letivo com a maioria dos alunos já vacinados2021-09-20
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade