Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social visitou equipamentos sociais no concelho

2008-10-24
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, efectuou no passado dia 22 uma visita ao concelho de Mortágua, inserida numa jornada de trabalho ao distrito de Viseu.
Nesta visita fez-se acompanhar pelo Secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, a Secretária de Estado Ajunta e da Reabilitação, Idália Moniz, ainda o Presidente do Instituto de Segurança Social, Director Distrital da Segurança Social, Governador Civil de Viseu, Coordenador da Sub-Região de Saúde de Viseu, entre outros responsáveis.
À sua chegada Vieira da Silva foi recebido pelo Presidente da Câmara Municipal, Vereadores, Presidente da Assembleia Municipal, Presidentes das Juntas de Freguesia e diversos representantes de entidades locais e descerrou uma placa no átrio dos Paços do Município que ficará a registar a sua passagem pelo concelho. Na saudação de boas-vindas ao membro do Governo, o Presidente da Câmara destacou o trabalho, a sensibilidade e empenho de Vieira da Silva e da sua equipa no apoio aos idosos e aos mais desfavorecidos.
Vieira da Silva referiu que era com muito gosto e prazer que estava num concelho “onde as questões sociais ocupam um lugar central nas preocupações do Município e do seu Presidente da Câmara, e se reflectem não por palavras, mas antes por acções, por determinação”.
Após esta sessão Vieira da Silva deslocou-se a Vila Meã, onde decorreu uma acção de divulgação e esclarecimento sobre o Complemento Solidário para Idosos. Vieira da Silva conversou atenciosa e carinhosamente com algumas dezenas de idosos ali presentes. O próprio Ministro Vieira da Silva e o presidente do Instituto da Segurança Social, esclareceram pessoalmente algumas dúvidas que os idosos tinham sobre este benefício social e que resultam em muitos casos de desinformação, boatos, que não correspondem minimamente à verdade dos factos, mas que causam nos idosos alguma insegurança, dada a sua vulnerabilidade psicológica.
Uma viatura itinerante e uma equipa de técnicos da Segurança Social estiveram no local para dar informações e receber inscrições para a obtenção daquele benefício social, que se traduz num aumento no valor da Pensão para os idosos.
O Complemento Solidário destina-se a idosos com 65 ou mais anos de idade, com rendimentos abaixo dos 400,00 euros/ mensais e visa garantir a manutenção de um mínimo de rendimento às pessoas que mais precisam.


Visita à Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Mortágua



Na agenda do Ministro seguiu-se uma visita à Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia. A funcionar há cerca dois anos, pela Unidade de Cuidados Continuados já passaram 153 utentes em regime de internamento de média duração e 22 em regime de longa duração.
Mas foi o tema da Deficiência que esteve em foco nesta visita. O Provedor da Santa Casa referiu-se ao projecto da Santa Casa de construção de um Lar Residencial para pessoas portadoras de deficiência, que considerou uma prioridade nos objectivos da instituição. O Ministro Vieira da Silva ouviu e respondeu que o seu ministério não deixará de cooperar, até porque, avançou, existem programas no âmbito do QREN (fundos comunitários) destinados a apoiar a criação de infraestruturas de apoio social, incluindo a área da Deficiência.
O Presidente da Câmara assegurou que o município está empenhado na concretização deste projecto. “É para nós uma necessidade premente, porque infelizmente temos muitas pessoas portadoras de deficiência no nosso concelho e temos que dar uma resposta célere a esta situação, porque temos essa obrigação moral e social” . E adiantou mesmo, convicto: “haja o que houver, ele vai ser construído e o Município cá estará para dar o seu apoio.”


Inauguração do Centro Social Balmar


A visita a Mortágua do Ministro do Trabalho e Solidariedade Social terminou na Marmeleira, onde inaugurou o Centro de Apoio Social da Fundação Balmar. Vieira da Silva foi recebido pelo responsável da instituição, membros da Direcção, funcionários e utentes. Depois percorreu as instalações e teve oportunidade de falar com alguns utentes.
Na sessão de boas-vindas, o presidente da Direcção do Centro Balmar, Eurico Tomás, referiu que este “é um dia que fica marcado na história da nossa instituição”, aludindo à presença dos vários membros do Governo. A instituição funciona com as valências de Lar, Centro de Dia e Apoio Domiciliário, abrangendo as freguesias da Marmeleira, Cercosa, Cortegaça e Trezoi.
A construção do Centro representou um investimento e 1, 5 milhões de euros e a criação de 28 postos de trabalho. O Município de Mortágua apoiou a obra com 170 mil euros.
“Esta obra que Vossa Excelência hoje está inaugurar é o resultado de um conjunto de vontades. Em primeiro, foi a concretização do sonho dos beneméritos e em seguida de um conjunto de pessoas que mesmo nos momentos de maior desalento nunca desistiram de levar a cabo os objectivos iniciais”, afirmou o Presidente da Direcção do Centro Balmar.
A obra nasceu do sonho de um casal benemérito, Dr. António Lopes de Araújo e sua esposa, D. Beatriz de Albuquerque Saraiva Lopes de Araújo, que à sua morte doaram todo o seu património para obras de apoio à infância, juventude e terceira idade. “É para mim uma grande honra poder estar associado a inauguração formal desta instituição”, afirmou o Ministro Vieira da Silva, acrescentando, “faço-o no final de uma visita que realizámos ao distrito onde tivemos oportunidade de acompanhar e lançar várias obras sociais e não seria fácil encontrar uma ocasião mais apropriada para terminar esta visita do que na inauguração de um equipamento social com esta qualidade e com esta história”.





Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade