Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Educação 



Conselho Municipal de Educação analisou arranque do ano lectivo

2008-10-10
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Novos cursos e novas competências entre as novidades

O Conselho Municipal de Educação de Mortágua esteve reunido no passado dia 2. Esta reunião foi a primeira deste Órgão Consultivo para a área da Educação após a abertura do novo ano escolar e serviu sobretudo para analisar o arranque do mesmo, nas várias vertentes e níveis de ensino.
A abertura do ano lectivo decorreu nas datas previstas, 10 Setembro no Pré-Escolar e 15 de Setembro no 1º, 2º 3º Ciclo e Secundário. No ano lectivo 2008-2009 ultrapassou-se a barreira do milhar de alunos a frequentarem o sistema de ensino no concelho, quando no ano lectivo anterior eram cerca de 900.

No Pré-Escolar estão inscritas 143 crianças, distribuídas por 10 estabelecimentos da rede pública, a que acrescem 42 crianças que frequentam a Pré do Jardim-Escola João de Deus, instituição particular de solidariedade social.

No 1º Ciclo do Ensino Básico estão inscritas 305 crianças, distribuídas por 12 estabelecimentos de ensino.

Na Escola Básica 2.3 (com 2º e 3º Ciclos), estão inscritos 267 alunos. Este ano, pela primeira vez, está a funcionar um Curso de Educação e Formação – Operador de Sistemas Informáticos, em regime diurno. Este curso, de nível II, dá equivalência ao 9º ano de escolaridade.

Na Escola Secundária estão inscritos 357 alunos. Também aqui, pela primeira vez, estão a funcionar dois cursos profissionais: Curso de Técnico de Frio e Climatização e Curso de Técnico de Apoio Psicosocial. Ambos os cursos dão equivalência o 12ºano e certificação de nível III.

Na Escola Profissional Beira Aguieira estão matriculados 118 alunos, distribuídos pelos seguintes cursos: Técnico de Gestão do Ambiente, Técnico de Contabilidade, Técnico de Programação e Informática, Técnico de Turismo. Há duas novidades: o Curso de Educação e Formação de “Cabeleireiro” e o Curso de Educação e Formação de Adultos pós- laboral de Geriatria.

Dois assuntos da maior importância marcaram o novo ano lectivo. Um deles, ainda antes do arranque oficial das aulas, foi o acto público de abertura das propostas para a construção do Centro Educativo de Mortágua, que se encontra já em fase de adjudicação. O outro, já em Setembro, foi a assumpção de novas competências na área da Educação por parte do Município, com a assinatura do Contrato de Execução com o Ministério da Educação. As novas competências abrangem a gestão do pessoal não-docente, as actividades de enriquecimento curricular e a gestão do parque escolar, no ensino básico.

Três Actividades de Enriquecimento Curricular

Este ano as Actividades de Enriquecimento Curricular começaram mais cedo, comparativamente com o ano transacto. Iniciaram logo em Setembro e nalgumas escolas em simultâneo com a abertura das aulas.

São três as actividades oferecidas aos alunos: Actividade Física e Desportiva, Inglês e Música. A Actividade Física e Desportiva funciona em 14 turmas, duas aulas por semana, decorrendo no Pavilhão e Piscinas Municipais. O ensino do Inglês e Música funciona também duas vezes por semana mas teve uma alteração fundamental. No ano lectivo anterior apenas abrangiam o 3º e 4º ano, este ano foram alargados ao 1º e 2º ano, por decisão do Ministério da Educação, passando de 8 para 17 turmas. Esta nova realidade obrigou à contratação de mais professores, havendo actualmente três professores por cada actividade.

O Programa de Fornecimento de Refeições Escolares aos alunos do 1º Ciclo continua a fazer a cobertura do concelho, estendendo-se a todas as escolas, à excepção de Vila Moinhos e Vila Meã, onde até ao momento as famílias não fizeram sentir a necessidade de implementação do serviço.
Nesta altura utilizam o serviço 219 crianças das 277 a quem é disponibilizado, sendo assegurado pelo Município, e em parceria com a Santa Casa da Misericórdia, o Centro Balmar e as Juntas de Freguesia de Mortágua e Vale de Remigio.
No Pré-Escolar os serviços de Refeição e Prolongamento de Horário são utilizados por 108 crianças, sendo 81 as duas componentes e 27 de refeição.

Os Serviços de Apoio à Família, que incluem Prolongamento de Horário e Fornecimento de Refeições), tiveram uma redução 25%, 35% e 50%, nos valores a pagar pelas famílias, consoante tenham um, dois e três ou mais filhos, respectivamente.

O Centro de Animação e Educação Infantil viu alargado o seu horário de funcionamento, também como medida de apoio às famílias.

Os apoios económicos atribuídos pelo Município no âmbito da Acção Social Escolar, no corrente ano lectivo, abrangem 65 alunos/ agregados familiares, representando um investimento de 14 mil euros. A aplicação de novos critérios permitiu aumentar o número de alunos / agregados familiares beneficiários.






Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município assegura Creche gratuita a partir deste ano letivo2022-09-13
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Festa de Natal da Escola Básica veio até à “Vila Natal”2019-12-17
Homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen. Crianças do Ensino Básico assistiram ao espetáculo “Para Ti, Sophia”, numa produção da ACERT.2019-05-09
Semana Europeia do Desporto Escolar em Mortágua 2022-09-30
Câmara Municipal reuniu com restaurantes aderentes ao XIII Fim de Semana da Lampantana2022-09-29
Novo Reservatório reforça abastecimento de água às povoações da Sobrosa e Vila Meã da Serra2022-09-26
Lançado concurso para a nova Praça de Táxis 2022-09-26
Município fixa IMI na taxa mais baixa e devolve totalidade da participação no IRS. Famílias com filhos beneficiam ainda de dedução em sede de IMI 2022-09-26


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade