Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Conselho Municipal de Segurança realça maior consciencialização das pessoas

2008-10-10
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Relatório anual da defesa da floresta contra incêndios

O Conselho Municipal de Segurança de Mortágua, reunido no passado dia 3, analisou o Relatório Final provisório do Plano Operacional Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.
À semelhança de anos anteriores, o Plano Operacional Municipal integrou o dispositivo municipal de vigilância florestal durante o chamado “período crítico”, que decorreu de 1 de Junho a 30 de Setembro. O dispositivo, constituído por 12 homens e apoiado em viaturas todo o terreno equipadas com kit de 1ª intervenção e material sapador, garantiu vigilância móvel da floresta 24 horas sobre 24 horas. Integrou ainda equipas da Associação de Produtores Florestais de Mortágua, da GNR e da Afocelca. Durante os meses de Julho e Agosto, contou com a colaboração de 31 jovens no âmbito do Programa Municipal JEF - Jovens Estudantes em Férias.

A distribuição dos meios e os procedimentos de actuação das equipas de vigilância assentou num modelo de dispersão territorial, os chamados “sectores de vigilância”, em função das características e objectivos específicos de cada agente e unidade territorial.

Este ano o dispositivo municipal de defesa da floresta contou com mais um elemento na “task force”, com a criação e entrada em funcionamento da Equipa de Intervenção Permanente dos Bombeiros Voluntários (EIP), constituída por cinco bombeiros. Esta equipa, que é suportada em 50% pelo Município, foi integrada no Plano Operacional Municipal, ficando-lhe acometida a responsabilidade de 1º intervenção num dos sectores territoriais de defesa da floresta.

O Plano Operacional Municipal de defesa da floresta contou também, em 2008, com um reforço de meios de 1ª intervenção à disposição das Juntas de Freguesia. Ao abrigo de um programa do Ministério da Administração Interna, as Juntas de Freguesia de Cortegaça, Espinho, Marmeleira, Mortágua e Trezoi adquiram novos meios de apoio ao combate. Estes equipamentos de apoio ao combate, rescaldo e vigilância pós-rescaldo, bem como os que estão ao dispor das Associações Locais, foram também integrados no dispositivo municipal.

Na área do combate a principal responsabilidade coube aos Bombeiros, através do seu corpo activo, de aproximadamente 90 voluntários.

Nos anos anteriores tem-se verificado alguns focos de incêndio causados pelas linhas de transporte de energia. O Gabinete Técnico Florestal efectuou diligências junto da EDP para a limpeza dos corredores de passagem das linhas, assim como junto da REFER e das Estradas de Portugal, para limpeza das faixas adjacentes às respectivas vias, tendo-se verificado uma forte intervenção das referidas entidades, ajudando assim a minimizar os riscos.

Acções de divulgação e sensibilização
têm contribuído para diminuir riscos


Segundo o Relatório preliminar, tem-se verificado uma linha de tendência decrescente no número de ocorrências nos últimos anos, notando-se uma maior consciencialização das pessoas para os riscos do uso do fogo, para o que tem contribuído fortemente as campanhas de sensibilização junto dos proprietários e da população em geral.


Este ano, mais uma vez, o Gabinete Técnico Florestal do Município de Mortágua desenvolveu acções de divulgação e sensibilização junto da população, alertando para as normas legais, os comportamentos de potencial risco e medidas de natureza preventiva. O GTF intercedeu também em situações solicitadas pelos munícipes que apresentaram a sua preocupação ou denúncia de casos de risco de incêndio por incumprimento de responsabilidades legais.

Foram distribuídos 4000 folhetos de sensibilização na população em geral alertando para os comportamentos de risco durante e fora do período crítico. Foram ainda distribuídos 2000 folhetos específicos para as escolas, elaborados em banda desenhada, transmitindo conselhos básicos sobre cuidados a ter com o fogo, na floresta e em casa. As acções de educação e sensibilização ambiental assumem um papel primordial na formação das crianças e jovens, ajudando a criar desde cedo uma consciência e cultura amiga do ambiente. A comemoração do Dia Mundial da Floresta, Dia Mundial da Terra e alguns projectos, como o “Baú de Histórias”, promovido pela Biblioteca Municipal, têm sido aproveitados para levar até às crianças e jovens a mensagem da importância de proteger a Floresta e o Ambiente.
Outras vezes é o próprio Gabinete Técnico Florestal que vai até às Escolas do 1º Ciclo e Jardins de Infância.

“É nestas idades que se deve começar a sensibilizar para as questões ambientais, nomeadamente a preservação da floresta, que é uma riqueza económica e um valor ambiental da maior importância no nosso concelho. E a escola é o melhor local para o fazer, porque é aqui que eles passam uma grande parte da sua infância e juventude e fazem a sua aprendizagem de cidadania”, destaca o Presidente da Câmara, Afonso Abrantes.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade