Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Município promoveu quarta caminhada

2008-09-26
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

80 caminheiros subiram ao Alto do Monção

Teve lugar no passado dia 28 (domingo) mais uma caminhada organizada pela Câmara Municipal, inserida no programa “Por Trilhos de Terra e Água”. Cerca de 80 caminheiros participaram nesta Caminhada a que foi dada a designação “Ao Sabor do Vento”, dado que tinha como objectivo atingir o Alto do Monção, a uma altitude de 700 metros, onde está situado o Parque Eólico, com o mesmo nome. Os participantes partiram por volta das 9h15 da aldeia da Tojeira, situada a 544 metros de altitude. A partir daqui foi sempre a subir até ao Parque Eólico, mirando serras, vales profundos e a imensa floresta que desce pelas encostas íngremes. Cerca das 10h30 chegou-se finalmente ao cume do Alto do Monção onde o vento sopra sempre forte. O cansaço da subida teve como prémio a extraordinária paisagem que nos foi proporcionada, grandiosa em vastidão e beleza.
Os aerogeradores de vento que durante parte da caminhada foram o nosso norte, o apontador do caminho, estavam agora ali mesmo ao pé de nós, com as suas torres de 67 metros e pás de 43 metros de comprimento, que produzem um som que mais parece de um avião. A paisagem à nossa volta é fantástica e única, sentimo-nos realmente pequenos perante aquele horizonte longínquo. A amplitude de visão é quase de 360º, perde-se o olhar em direcção ás Serras do Caramulo, Estrela, Lousã, Agadão, vislumbrando-se pequenos povoados ao longe. Ali, onde não há casas, os aerogeradores são os únicos “habitantes”, apenas incomodados pela presença humana, num território onde a natureza impera em toda a sua força e essência absoluta. Não se ouvem outros sons, apenas o som das pás batendo no vento ou o agitar das árvores. O ar puro, a tranquilidade, a natureza intocada, são um bálsamo para o espírito, um escape ao frenesim das nossas vidas quotidianas.
Fica a nossa sugestão: não deixe de visitar este local único do nosso concelho, que é um verdadeiro paraíso perdido - descubra-o!
Esta foi a quarta e última caminhada prevista para o corrente ano. O balanço final é muito positivo, tendo-se registado uma adesão total de 680 participantes. Através das caminhadas promoveu-se o hábito saudável de caminhar, a saúde, mas também a descoberta do concelho, o convívio, o companheirismo, associando assim o útil ao agradável.




>



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade