Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



98 crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico receberam computador

2008-09-23
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

98 crianças da Escola Básica do 1º Ciclo de Mortágua receberam no passado dia 23, o seu computador “Magalhães”, ao abrigo do programa “e.escolinha”.
Mortágua foi um dos 16 concelhos escolhidos para o lançamento, em simultâneo, deste computador portátil, parcialmente produzido em Portugal. Estes 98 alunos foram os primeiros, progressivamente os computadores vão chegar aos restantes colegas, isto porque a produção actual do “Magalhães” não permite satisfazer todos os alunos de uma vez só, prevendo-se que sejam 500 mil os portáteis a ser distribuídos até final do ano lectivo a nível nacional.

O Município de Mortágua irá financiar na totalidade o modem para todos os alunos e financiar um ano de assinatura da Internet de Banda Larga para os alunos posicionados no 1º escalão da Acção Social Escolar e meio ano de assinatura para os do 2º escalão. O investimento do Município, nesta fase, será de 30.000 euros.

As Novas Tecnologias de Informação são já uma realidade bem presente no ensino básico de Mortágua.
Desde 2001 que as Escolas do 1º Ciclo estão equipadas de computador com ligação à Internet em Banda Larga e o Pré-Escolar desde 2005.

No ano lectivo findo o Município comparticipou na aquisição de computadores portáteis com ligação à Internet em Banda Larga de 145 alunos dos 10º, 11º, e 12ºanos. Está também previsto o alargamento deste apoio aos alunos do 7º, 8º e 9º ano, no âmbito do programa e-escolas. Até ao momento o Município já investiu 60 mil euros no apoio à aquisição destas novas tecnologias por parte dos alunos.


Este ano foi também inaugurado o segundo Espaço Internet do concelho, na freguesia de Sobral, que à semelhança do instalado em Mortágua, disponibiliza gratuitamente as Novas Tecnologias de Informação à população em geral, sendo no entanto os estudantes os principais utilizadores. A Biblioteca Municipal também dispõe de espaço público com acesso gratuito à Internet.




Segundo o presidente da Câmara Municipal, este apoio do Município na implementação das Novas Tecnologias de Informação nas escolas do concelho, traduz o que é uma prioridade estratégica do município: o investimento no capital humano, nas pessoas. “Queremos que as nossas crianças e jovens, futuros cidadãos, estejam bem preparados para o futuro e tenham todos as mesmas oportunidades de aceder e utilizar esta ferramenta que é fundamental para a sua aprendizagem e desenvolvimento. A nossa preocupação, desde o início, tem sido a de não deixar que qualquer criança fique sem o seu computador por razões económicas, seja qual for o nível de ensino”.

Esse investimento nas pessoas, adianta, “é crucial para Mortágua como o é para o País e as mudanças que estão a fazer-se, não só a nível do Plano Tecnológico nas escolas mas também do Inglês, da reorganização da rede escolar, vão ter um impacto muito positivo e profundo no nosso sistema de ensino e consequentemente no nosso desenvolvimento económico, social e cultural”.


O presidente do Município considerou uma “verdadeira revolução” o que se está a passar ao nível do 1º Ciclo do Ensino Básico, que começou a ser olhado com um estatuto igual aos restantes níveis de ensino. Afirmando” a escola da lousa e do giz onde eu também escrevi representa já a escola do passado. O que estamos aqui a assistir é à construção da escola do futuro, uma escola que responda às necessidades e desafios da sociedade e do mundo em que vivemos”.

E referindo-se ao Programa Magalhães, lembra: “Mesmo antes de sabermos qual seria o investimento necessário por parte do Município, mostrámos logo interesse em participar no Programa Magalhães, o que revela bem a nossa vontade e determinação em estar na vanguarda deste processo evolutivo que se está a operar no sistema de ensino, nomeadamente ao nível da utilização das novas tecnologias”.




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade