Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Município recebe novas competências na área da Educação

2008-09-22
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Assinado protocolo com o Ministério da Educação

O Município de Mortágua celebrou no passado dia 16, em Lisboa, o protocolo com o Ministério da Educação que transfere competências para o Município na área da Educação. O protocolo foi assinado pelo Presidente da Câmara, Afonso Abrantes, em representação do Município de Mortágua, e a Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, em representação do Ministério da tutela.

Nos termos do protocolo, a partir do ano lectivo 2008-2009 passam a ser da responsabilidade do Município de Mortágua as matérias relativas à gestão do pessoal não-docente do Pré-Escolar até ao 9ºano, as actividades de enriquecimento curricular no 1º Ciclo do Ensino Básico e a gestão do parque escolar do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico.

As actividades de enriquecimento curricular, na prática, já eram uma responsabilidade do município desde 2005, e a conservação/manutenção dos edifícios escolares do 1º Ciclo há largos anos, mas agora passa também a abranger o 2º e 3º Ciclo.

A transferência de competências será acompanhada da afectação dos correspondentes recursos financeiros por parte do Ministério.

Esta transferência de competências permite uma gestão de proximidade dos recursos educativos e representa uma efectiva descentralização de competências do Poder Central.

O protocolo foi ratificado pela Câmara Municipal, por unanimidade.

Competências que são transferidas para o Município:

Gestão do pessoal não docente:
O pessoal não docente das escolas básicas vai ser transferido para o Município, que vai passar a exercer competências em matéria de recrutamento, afectação e colocação de pessoal, gestão de carreiras e remunerações, bem como poder disciplinar, sem prejuízo do poder hierárquico da direcção das escolas.

Construção, manutenção e apetrechamento de estabelecimentos de ensino: As atribuições de construção, manutenção e apetrechamento das escolas básicas são transferidas para o Município.

Actividades de enriquecimento curricular: As atribuições em matéria de actividades de enriquecimento curricular do 1.º Ciclo, designadamente o ensino do Inglês, a actividade física e desportiva, o ensino da Música, são transferidas para o Município. A tutela pedagógica, orientações programáticas e definição do perfil de formação e habilitações dos professores continuam a ser da competência do Ministério da Educação.

O Município já assegura os transportes escolares, a componente de apoio à família, o fornecimento de refeições, o prolongamento de horário, a Acção Social Escolar no 1º Ciclo. A partir de 1 de Janeiro, com as novas competências, passa também a assumir a Acção Social Escolar no 2º e 3º Ciclo.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Iniciada a construção do Parque Canino junto aos passadiços da ribeira da Fraga2021-09-24
Arrancou novo ano letivo com a maioria dos alunos já vacinados2021-09-20
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade