 Inaugurado arranjo urbanístico do Largo da Fonte
Foram inauguradas no passado dia 14 (Domingo), à tarde, as obras do Arranjo Urbanístico do Largo da Fonte, em Trezoi.
No acto inaugural estiveram presentes as entidades locais, o Presidente da Câmara, Afonso Abrantes, o Presidente da Junta de Freguesia, Licinio Lopes, e demais membros do Executivo da Junta, e algumas dezenas de populares que quiseram associar-se a este importante melhoramento. Coube ao presidente da Câmara Municipal descerrar a placa inaugural que ficará a registar este dia e acontecimento significativo no progresso da localidade. Com este melhoramento Trezoi passa a ter um belíssimo espaço de lazer e convívio da população mas também a ostentar um cartão de visita para todos os que a visitam, para além da sua famosa ponte férrea, que é o ex-libris da localidade. O arranjo urbanístico foi da responsabilidade da Câmara Municipal e representou um investimento total de 85.171,88 euros.
A recepção e boas-vindas aos presentes foi feita pelo Secretário da Junta de Freguesia, António Saldanha, que agradeceu o melhoramento ali realizado, afirmando acreditar ser esse o sentimento generalizado da população. Deu relevância a outros melhoramentos já realizados na localidade, destacando a pavimentação do Largo do Cemitério e arruamentos envolventes, o novo acesso alternativo ao Cemitério, o alargamento e pavimentação da ligação entre Trezoi e Meligioso, a pavimentação do caminho do Apeadeiro, entre outros. Na sua intervenção mencionou também algumas necessidades actuais, como a construção da Casa Mortuária e as obras de restauro da Igreja Matriz. O Presidente da Câmara retribuiu os agradecimentos e referiu estar muito atento às duas obras que mencionou, aproveitando para informar que a obra da Casa Mortuária já tem projecto e a Câmara irá naturalmente apoiar a sua construção. Relativamente ao restauro da Igreja informou que a Câmara Municipal ajudou a preparar uma candidatura com esse objectivo, ao programa das TNS´s, apresentada pela Fábrica da Igreja. “Estamos à espera que seja aprovada até ao final do ano, mas mesmo que tal não venha a acontecer, naturalmente que não deixaremos de intervir, porque o estado de ruína é muito avançado e não podemos esperar mais tempo”.
Referindo-se à obra ali patente, o presidente da Câmara destacou o bom aproveitamento do local, fazendo a requalificação de um espaço que estava degradado e agora transformado num agradável espaço verde, de lazer e convívio da população.
O arranjo urbanístico compreendeu a construção de um palco fixo, coberto e com iluminação, que servirá para acolher não só as festas tradicionais da povoação mas também outros eventos culturais. O palco dá cesso a um espaço verde e de lazer contíguo ao ribeiro, que possui mobiliário urbano, mesas e bancos de pedra, zonas ajardinadas. Dispõe ainda de uma churrasqueira e fontanário, podendo assim funcionar como parque de merendas. A zona de lazer está delimitada do espelho de água por muros de alvenaria, em pedra de xisto, e um gradeamento de protecção. O curso de água que passa sob o largo foi também intervencionado. Foram realizadas obras de alargamento da secção do ribeiro e de reforço do leito e margens, bem como alterado o sistema de regulação da represa do ribeiro, que passou a ser comandado por uma câmara de manobras ao nível da estrada. Esta intervenção ao nível do curso de água e represa, permitiu aumentar a capacidade de armazenamento de água, e desse modo, melhorar o sistema de rega dos terrenos agrícolas da várzea de Trezoi, a jusante.
|