Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



XVIII Festa da Juventude e X Feira das Associações

2008-08-19
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Cinco noites longas de animação e convívio

Mortágua esteve em festa entre os dias 12 e 16 de Agosto, com a realização da XVIII Festa da Juventude e X Feira das Associações, mais uma vez organizadas pelo Município e Movimento Associativo local. Durante cinco noites as tasquinhas constituíram o ponto de encontro, convívio e animação de milhares de pessoas, reunindo a família e os amigos em jantares alargados. Nesta semana festiva esses convívios gastronómicos ganham um significado especial devido à presença dos familiares que estão no estrangeiro e que regressam ao seu torrão natal para gozar as merecidas férias mas também, diga-se, viver esta festividade junto dos seus entes mais queridos. Matam-se saudades, da família, dos amigos, da comida portuguesa, da terra natal.
Este ano eram 28 as associações locais presentes na festa, 25 das quais com mostra gastronómica, onde se podia encontrar uma grande variedade de pratos e petiscos tradicionais. Algumas tasquinhas tinham como especialidade as sobremesas, o café e bebidas mais elaboradas, sendo um complemento ideal ao fim da refeição.





As previsões de chuva não se confirmaram, mas algumas noites apresentaram-se algo frias e ventosas, o que porventura terá afastado algumas pessoas. A afluência de público não terá sido tão grande como em anos anteriores, em termos globais, mas houve noites de verdadeiras enchentes, em que foi difícil estacionar o carro, circular no recinto e arranjar um lugar para comer.
Os espectáculos de palco foram outro dos aliciantes em todas as noites, com a actuação de artistas e grupos de reconhecida qualidade, abrangendo diferentes idades, gostos e públicos, desde o fado ao rock. Os concertos dos Anjos, Just Girls e Clã tiveram as noites mais concorridas. O último dia de festa, antes da subida ao palco dos Clã, contou ainda com a habitual Gala Internacional de Folclore, organizada pelo Rancho Folclórico de Vale de Açores. Num cenário que recriava as Quedas de Água das Paredes desfilaram sete grupos, incluindo dois oriundos do estrangeiro (Espanha e México), que deliciaram o público com as suas danças, trajes e músicas.


As festas encerraram com uma Sessão de Fogo de Artifício. Os efeitos pirocténicos, uns desenhados junto ao solo, outros lançados no céu, prenderam por alguns minutos o olhar e admiração da assistência, rendida à beleza dos raios flamejantes.
O programa das festas, para além das tasquinhas e dos espectáculos, incluiu como habitualmente dois eventos de carácter desportivo: o Convívio Nacional de Pesca, no dia 10, e o Prémio de Ciclismo de Mortágua. no dia 16.

“A festa das tasquinhas é o ponto de encontro
de todos os mortaguenses no mês de Agosto”


O Presidente da Câmara Municipal, Afonso Abrantes, refere que a festa das tasquinhas constitui, durante uma semana, um espaço de encontro e convívio fraterno de todos os mortaguenses, onde quer que eles vivam ou trabalhem. “Os mortaguenses desde há alguns aos a esta parte que se habituaram a marcar as suas férias em função do calendário das tasquinhas, para que nesta altura do ano possam cá estar com os familiares e amigos a viver esta semana festiva. É esse ambiente fraterno que mais nos sensibiliza nestes dias, o podermos estar todos juntos, a conversar, a recordar histórias do passado, a partilhar, a rever amigos, tudo isso nos faz sentir bem”.
No entanto, como não deixa de sublinhar, as festas são também hoje um cartaz de promoção do concelho e ano para ano são cada vez mais os visitantes que se deslocam a Mortágua atraídos pela gastronomia, os espectáculos e o cariz popular das festas. “Há muita gente que fala da festa das tasquinhas de Mortágua e as pessoas têm essa curiosidade de conhecer. Vêm um ano com uns amigos, no ano seguinte trazem outros amigos e assim sucessivamente. As pessoas apreciam as tasquinhas, acham o espaço agradável e aconchegador, gostam dos espectáculos, e algumas delas já se tornaram presença habitual, é uma realidade”.
Afonso Abrantes destaca a parceria entre Município e Movimento Associativo na organização das festas: “A Câmara contribui com a sua quota parte, que do ponto de vista financeiro e logístico é substancial, mas as associações têm aqui um lugar especial, sem a sua adesão, colaboração e empenho não teríamos estas festas, seriam completamente diferentes. Tem sido uma parceria de sucesso e acho que é um modelo que deve ser continuado, baseado na entreajuda e na cooperação”.








Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade