Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



“Férias com Música”

2008-08-01
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Crianças descobrem o mundo da música em tempo de férias

É uma novidade nos programas de ocupação dos tempos livres de Verão que o Município de Mortágua está a organizar para os mais novos. Chama-se “Férias com Música” e como o nome já sugere, as actividades desenvolvem-se à volta da música. Durante uma semana, 15 crianças com idades entre os 6 e os 12 anos brincam aos músicos, descobrem o lado divertido dos instrumentos e dos sons.

“Eu gosto de música, já toco flauta e ando há um ano no coro infantil”, revela a Mariana, 11 anos, uma das jovens que se inscreveu no programa. Para além de divertir-se com os amigos, conta, também aprende coisas novas: “aprendi a tocar no xilofone, o nome de alguns instrumentos e notas musicais, aprendemos coisas sobre instrumentos que nós não conhecemos”. E até não acha difícil: “ tem é que se estar com muita atenção”.

Carolina Simões, também com 11 anos, é um caso raro de paixão pela música. Faz parte da Classe Infantil do Coral Juvenil Silvia Marques e este ano Ingressou na Filarmónica de Mortágua, após ter concluído o solfejo na Escola de Música.

“Gosto de tudo o que tem a ver com música, é o meu passatempo preferido. Quando não tenho nada que fazer gosto de tocar música”. Na Filarmónica toca trompa, mas o seu sonho é vir a tocar trompete, o seu instrumento de eleição. “Agora ainda não posso, como ainda não tenho muito fôlego, mas o maestro disse que mais tarde já podia tocar trompete”.
Apesar da sua tenra idade, surpreende pela maneira frontal e reflectida como fala da música e do seu futuro. Diz, por exemplo, que o ensino musical também a tem ajudado nos estudos: ”Quando eu comecei a aprender música também comecei a ser melhor aluna, consigo aprender mais e fixar melhor as coisas”.

O Lucas Daniel, 10 anos, partilha o gosto da música com outros passatempos próprios dos jovens da sua idade, como a televisão e o computador. “Gosto de música, dos ensaios, dos concertos”. Toca fliscorne na Filarmónica, uma espécie de trompete, mas o leque de instrumentos favoritos alarga-se ao saxofone e à bateria. E sonha bastante alto: “Gostava de ir pelo mundo a dar concertos, com muita gente a ver, gostava de ser uma pessoa famosa na música”.

A Melissa Oliveira, 12 anos, veio com a amiga Mariana. “ Foi ela que me incentivou a inscrever. Estou a adorar estar aqui, não me arrependo de ter inscrito. Estamos com os amigos, aprende-se, conhecem-se novos instrumentos, temos oportunidade de tocar, e no final ainda vamos actuar para os nossos pais. Acho que vai ser muito interessante”.

As “Férias com Música” começaram na passada segunda-feira e terminam amanhã com um concerto final de apresentação para os pais, familiares e quem quiser assistir. Terá lugar no Centro de Animação Cultural, pelas 16 horas. Vai ser uma pequena apresentação das actividades que desenvolveram ao longo da semana, uma brincadeira musical, não propriamente um concerto, no sentido rigoroso do termo.


Como nos referiu Ricardo Vicente, o monitor das “Férias com Música”, a finalidade deste programa não é a aprendizagem formal da música, o que é impossível numa semana ou mesmo meses. “É uma semana de estímulo intensivo para a música, estimulando algumas competências, sobretudo através da utilização do xilofone, da percussão corporal, da exploração de timbres que conseguimos produzir com o nosso corpo. Nestas idades o importante é estimular a memória auditiva. Aprendem algumas figuras e notas, os nomes dos instrumentos, as técnicas inerentes a eles, por exemplo a forma de pegar nas baquetas. Vivenciam a música, mas de uma forma divertida ou lúdica”. Apesar de ser um divertimento em tempo de férias, adianta no entanto, “as actividades são organizadas e obedecem a um programa”.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade