Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



IX Fim de Semana Radical

2008-07-28
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Um fim de semana de emoções fortes e longe da rotina

Realizou-se nos dias 26 e 27 a 9ª edição do Fim de Semana Radical, promovido pelo Município de Mortágua. Contou com a presença de 60 participantes, oriundos de Mortágua, Viseu, Coimbra, Albergaria-a-Velha e Leiria, distribuídos por 14 equipas. O primeiro dia começou com a prova de BTT, por trilhos da floresta, que ligou o Cabeço do Senhor do Mundo, onde esteve montado o acampamento, e o Campo de Tiro na Zona Industrial. Aqui decorreu a segunda prova, Tiro ao Arco, em que os participantes testaram a sua concentração e habilidade no disparo da flecha no alvo, imitando as lendárias figuras de Robin dos Bosques ou Guilherme Tell.

Partiu-se de novo de bicicleta para o local da terceira prova, Canoagem no Valongo, Albufeira da Aguieira. Com uns bons quilómetros já pedalados e o calor a aumentar, o contacto com a água foi uma benção dos deuses e os mais destemidos foram mesmo ao banho.

O primeiro dia de actividades radicais terminou com uma prova de trikke no Aeródromo Municipal. Foi uma novidade absoluta para todos ao participantes, nunca ninguém tinha experimentado andar numa espécie de trotinete de três rodas, sem motor, que anda apenas com o movimento sincronizado de pés e balanço do corpo.
Para uns foi um verdadeiro quebra-cabeças a adaptação a este veículo pouco convencional, outros descobriram o jeito depressa, mas com mais ou menos dificuldade todos venceram o desafio.

O resto da tarde foi para descansar após uma manhã muito cansativa, em que se percorreram 26 Km entre as várias ligações.

Pelas 19h30 teve lugar o tão desejado jantar, oferecido pela organização. A ementa constou de arroz de feijão e grelhada mista, um prato já tradicional neste evento e sempre muito apreciado por todos. Pelas 23 horas realizou-se a quinta e última prova deste primeiro dia, BTT Nocturno. A noite foi animada com uma sessão de Karaoke, no acampamento.

O segundo dia teve alvorada às 9 horas, com partida do Cabeço para a zona do Parque Verde e Praia Fluvial do Vau, onde se iriam desenrolar todas as actividades. Ao contrário do primeiro dia, em que as provas tiveram pontuação por equipa, neste segundo dia as actividades eram livres, sem cronómetro. O circuito de actividades integrou passeio de Rafting na Ribeira de Mortágua, descida de Rappel na Ponte de Vale de Açores, travessia da ribeira em Tirolesa, Tiro de pressão de ar e de zarabatana num alvo.


Terminava assim mais um Fim de Semana Radical. Ao todo os participantes puderam experimentar nove actividades radicais, bem diferentes daquelas que normalmente são praticadas.
Uma das estreantes no Fim de Semana Radical foi Liliana Silva, 16 anos, natural de Mortágua. “Gosto de desporto em geral mas as actividades radicais são mais emotivas, têm mais adrenalina. Depois são feitas na natureza, na floresta, no rio, são mais interessantes de fazer”.
Marco Romão, 27 anos, veio de Coimbra e participou pelo segundo ano consecutivo. “O ano passado houve uma pessoa amiga de Mortágua que me convidou e este ano já fui eu que convidei outros amigos”. Sobre o Fim de Semana Radical comentou: “é um fim de semana diferente, dá para espairecer, sair da rotina do dia-a-dia, conviver com os amigos e conhecer outras pessoas. Acho que é uma iniciativa simpática”.
Alexandre Travanca, 22 anos, integrou um grupo de seis amigos que vieram de Leiria. Foi a segunda vez que participou no evento: “É um fim de semana bem passado, o pessoal é fixe, o convívio é bom, é isso que nos traz aqui. Depois já conhecemos as pessoas, fizemos amigos na primeira vez que participámos. O ano passado até nos convidaram para vir à festa das Tasquinhas e estivemos cá”.
Marisa Coelho, 28 anos, veio de Viseu com um grupo de sete amigos. “Gostei de tudo, mas a Canoagem foi espectacular, gostei bastante. É um fim de semana anti-stress, dá para descontrair. Para a próxima vez estamos cá de certeza...”.
De uma maneira geral os participantes evidenciaram a boa organização do evento, considerando que as actividades foram interessantes e nalguns casos superaram até as suas expectativas.




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Velo Clube do Centro participa pela quarta vez na Volta a Portugal. Prova decorre de 4 a 15 de agosto.2022-08-04
Festa de Encerramento das Férias Ativas`20222022-08-01
Equipa Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados dominou a 20ª edição do Grande Prémio de Ciclismo de Mortágua - Pedro Silva, conquistando as camisolas Amarela, Azul e Verde.2022-08-01
Alunos de Mortágua participaram nos cursos de verão da Universidade Júnior2022-07-27
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade