Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Programas Municipais de Verão envolvem cerca de 500 jovens

2008-07-24
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Do desporto às actividades cívicas

Durante os meses de Julho e Agosto o Município de Mortágua está a promover vários programas dirigidos aos jovens propondo-lhes uma ocupação saudável e mais activa do tempo de férias escolares. São programas como as “Férias Desportivas”, “JEF - Jovens Estudantes em Férias”, OTL - Ocupação dos Tempos Livres”, “Universidade Júnior”, “Fim de Semana Radical”, “Férias com Música”, envolvendo no seu conjunto a participação de cerca de 500 jovens, de diferentes escalões etários.

As “Férias Desportivas” terminaram no passado dia 18 e envolveram 186 crianças e jovens, com idades entre os 6 e os 16 anos. Este programa tem uma vertente essencialmente lúdica e desportiva e proporcionou aos participantes actividades como a Canoagem, Natação, BTT, Futebol, Ténis de Mesa, Badmington.


Luís Carlos, 12 anos, participou no programa pela terceira vez. “Nós temos muito tempo livre e é uma boa forma de passar o tempo", diz. Nuno Pardal, 14 anos, participa desde a primeira edição do programa, que começou em 2001. “É o convívio, o desporto, estamos com os nossos amigos e passamos aqui momentos muito divertidos”. A variedade da oferta desportiva é um dos aliciantes, destaca: “podemos praticar variados desportos a que não temos acesso todos os dias, para além do Futebol e do BTT”.

Segundo nos referiu Gonçalo Martins, um dos monitores das “Férias Desportivas”, os benefícios deste programa vão além do simples divertimento ou brincadeira. “Aprendem que o desporto não é só ganhar ou perder, é também participar, o respeito mútuo, o espírito de grupo, a entreajuda, a observância de regras de conduta e convivência”. No entanto, como sublinha, “o fundamental é que eles se divirtam, convivam uns com os outros, façam amizades”.


As “Férias Desportivas” incluíram também acções de sensibilização. Uma das acções esteve relacionada com a protecção solar e os cuidados nas actividades lúdicas ao ar livre, como aquelas que os jovens passam nas “Férias Desportivas”. Esta acção foi desenvolvida em colaboração com o Centro de Saúde de Mortágua.


Entre 30 de Junho e 4 de Julho, 65 jovens do ensino secundário passaram uma semana na Universidade do Porto, onde participaram nos Cursos de Verão da “Universidade Júnior”. A participação foi promovida pelo Município, que suportou todas as despesas.


Desde o início de Julho estão ainda a decorrer outros dois programas municipais – Jovens Estudantes em Férias (JEF) e Ocupação dos Tempos Livres (OTL). O JEF envolve 80 jovens com idades que variam entre os 14 e os 18 anos. Neste programa os jovens colaboram sobretudo em tarefas nos equipamentos municipais, como Piscinas, Pavilhão e Biblioteca. No Programa OTL, patrocinado pelo Instituto Português da Juventude, inscreveram-se 40 jovens. Neste programa os jovens colaboram em acções de carácter cívico nas áreas do Apoio a Crianças, Apoio a Idosos e Ambiente. Estas foram as três áreas em que o Município apresentou candidaturas. Tanto o JEF como o OTL estão distribuídos por várias fases ou grupos, terminando a 25 e 26 de Agosto, respectivamente.

Este fim de semana realiza-se a 9ª edição do Fim de Semana Radical, mais um evento dirigido aos jovens, mas não só, e na próxima semana inicia-se o Programa “Férias com Música”, que é uma das novidades.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal, os vários programas convidam os jovens a umas férias mais activas e não simplesmente ficar em casa a ver televisão ou à frente do computador. “A praticarem desporto, a conviverem com outras pessoas, a fazerem novos amigos, a colaborarem em actividades de carácter social ou comunitário. Pensamos que são experiências muito agradáveis, diferentes, que contribuem para o seu desenvolvimento pessoal e cívico e alargar os seus horizontes”. Nalguns casos, adianta, podem até juntar o útil ao agradável, porque recebem uma compensação monetária pela ocupação diária, podendo constituir um extra para as férias.
Alguns destes programas, como é o caso das “Férias Desportivas”, sublinha, têm simultaneamente um papel de apoio às famílias em tempo de férias escolares, mais prolongado do que o habitual. “Os pais estão a trabalhar, os filhos não têm aulas, é natural que haja uma certa preocupação dos pais acerca da forma como os filhos preenchem este tempo de férias. Ficam mais tranquilos, porque sabem onde estão, o que estão a fazer e que estão devidamente acompanhados”.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade