Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



I Triatlo Aventura de Mortágua

2008-07-17
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual, sediada em Mortágua, promoveu no passado dia 12 o I Triatlo Aventura de Mortágua, uma prova desportiva aberta à participação da comunidade invisual e comunidade em geral. A competição era constituída por três modalidades, Canoagem, BTT e Atletismo, com passagem de testemunho entre cada prova. Participaram 24 equipas, num total de perto de cem participantes, entre eles contavam-se quinze invisuais.



Tratou-se de uma prova com características inovadoras, colocando a competir lado a lado e no mesmo plano invisuais e não invisuais.

Tanto na prova de Canoagem como de Atletismo, os não invisuais tinham de participar de olhos vendados. A comunidade local, em especial os jovens, aderiram em força e de forma entusiástica à iniciativa e deram um grande exemplo de fraternidade e solidariedade, contribuindo para o enorme êxito deste evento desportivo e social.


Segundo nos referiu o Prof. Júlio Paiva, este envolvimento da comunidade ajuda a tomar consciência da vulnerabilidade que sentem as pessoas que estão privadas da visão. “Acho que foi uma boa experiência para primeira vez e que podemos ir mais longe”.



Augusto Hortas, um dos participantes, foi o primeiro invisual a receber um cão-guia treinado na Escola de Cães-Guia de Mortágua, em 1999. “Acho que é uma excelente iniciativa, é uma forma de chamar as pessoas, de divulgar os próprios cães-guia e as potencialidades dos deficientes visuais, mostrando que podem competir, divertir-se”.
Antigo praticante de xadrez, federado, afirma que os invisuais podem praticar variadas actividades desportivas desde que devidamente adaptadas e com acompanhamento.



O melhor exemplo disso é Carlos Cordeiro, 49 anos, natural de Bunhosa, concelho da Tocha. Começou no Remo há dez anos e depois experimentou outras modalidades: Atletismo, lançamento do Peso e Dardo, Natação, Kickboxing. E já arrecadou vários títulos. É recordista nacional de Natação e do Salto em Comprimento com 4,36m.
Em 2001 foi Medalha de Bronze no Campeonato da Europa de Pentatlo, na Polónia. O ano passado participou no Campeonato do Mundo de Remo, na Alemanha, ficou em 10º e falhou a qualificação por um triz para os Jogos Paraolimpicos de Pequim. Na sua opinião todas as pessoas invisuais podem praticar desporto. “Vai também um pouco da força de vontade e querer da pessoa, de que podemos vencer na modalidade que pretendemos”.


Sobre esta iniciativa, diz “foi muito engraçado esta ideia de pôr cegos e não cegos a competir juntos, a competição em si, o diálogo que se estabelece nas provas, isso é muito importante para o cego desenvolver as suas capacidades humanas”.

Vítor Martins, 20 anos, foi um dos jovens de Mortágua que participou na prova de Atletismo, de olhos vendados.
“ É muito esquisito. Temos de estar sempre a orientar-nos, às vezes falta-nos o pé, não é nada confortável. Eu corri acompanhado de uma pessoa que via, mas eles no dia-a-dia estão sozinhos, é completamente diferente”.

Para a jovem Carolina Dias, 17 anos, esta é uma experiência que devia ser vivida por mais pessoas, para terem a noção do que os invisuais passam no seu dia-dia, “como os obstáculos a que não damos importância mas que para um invisual são grandes barreiras à sua liberdade de movimentos”.

O I Triatlo Aventura de Mortágua contou com o apoio da Câmara Municipal, Juntas de Freguesia de Mortágua, Marmeleira e Sobral, a colaboração dos Bombeiros, Escuteiros e GNR, para além do patrocínio de algumas empresas do concelho.







Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade