Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Município levou 550 idosos em passeio a Santiago de Compostela

2008-07-11
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Programa “Viver Mais. Viver Feliz”


O Município de Mortágua promoveu no passado dia 10 o já tradicional Passeio dos Idosos, que este ano teve como destino a cidade de Santiago de Compostela, na região da Galiza, Espanha. Uma cidade onde se respira história, cultura e arte em cada esquina, rua e edifício, que é também um dos principais locais de peregrinação cristã do mundo, tendo na sua catedral um dos maiores símbolos.




A visita à monumental Catedral foi naturalmente o momento mais significativo deste Passeio e que mais marcou os participantes. “Já tinha ouvido dizer que era um local muito bonito e realmente é uma coisa digna de se ver. Agora já posso dizer que conheço”, disse-nos Cesarina Gomes, 67 anos. A mesma opinião era partilhada por Lídia de Jesus, 69 anos: “São coisas muito antigas e muito valiosas, a gente fica com elas na memória”.
Maria Arlene, 65 anos, natural de Macieira, participou pela primeira vez. “Acho que é uma coisa importante que a Câmara faz. Foi o meu primeiro Passeio dos Idosos e achei maravilhoso. Se puderem continuem...”



O Presidente da Câmara, Afonso Abrantes, refere que o Passeio dos Idosos é uma iniciativa de solidariedade entre gerações. “Acho que devemos este gesto solidário às gerações dos nossos pais e avós, que não tiveram as mesmas condições e meios que hoje felizmente temos”.
E lembra aquele que foi o seu compromisso desde que a iniciativa começou em 1996. “Eu assumi o compromisso de que o Passeio dos Idosos seria organizado enquanto eu fosse Presidente da Câmara e tem sido cumprido ao longo dos anos, sem qualquer interrupção”. Reconhece que a iniciativa não tem o mesmo significado para todos, “porque felizmente as condições de vida melhoraram, as pessoas já viajam mais”, mas como sublinha: “também sabemos que muitos idosos se não fosse esta oportunidade que a Câmara lhes dá dificilmente sairiam para fora do seu concelho ou da sua região”.

E recorda alguns passeios já organizados: “Estou-me a lembrar nomeadamente de das visitas que organizámos aos Jerónimos, à Assembleia da República, à Expo`98, ao Oceanário, a Santiago de Compostela. Alguns idosos, por exemplo, nunca tinham andado de barco no mar e tiveram essa experiência através da iniciativa do Passeio dos Idosos”. O que lhe permite concluir: “São experiências únicas que valem por uma vida inteira”.
Este foi o 25º Passeio dos Idosos organizado pelo Município, que desde a sua criação em 1996 já levou os idosos do concelho a visitar diversos locais de interesse histórico, patrimonial, cultural e natural do nosso País, para além de três viagens a Espanha.



O Passeio dos Idosos tem por finalidade proporcionar a descoberta, a animação, o lazer e convívio da população idosa, rompendo assim com o ciclo da solidão e isolamento que caracteriza a vida de muitos idosos.
É uma iniciativa em nome de uma sociedade solidária, fraterna e humanizada, que olha com respeito e carinho para os seus idosos. Integra um programa mais vasto de acções dirigidas à população idosa do concelho, denominado “Viver Mais. Viver Feliz”, que promove a qualidade de vida na Terceira Idade.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade