Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Festa-Convívio do “Viva Mais. Mexa-se!”

2008-07-01
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Actividade Física na Terceira Idade


A semelhança de anos anteriores, o final da época 2007/2008 do Programa Municipal “Viva Mais. Mexa-se!” foi assinalado com uma Festa-Convívio, realizada no passado dia 27, no Parque Verde. O convívio juntou os 92 idosos inscritos neste programa municipal, que proporciona semanalmente actividades de Hidroginástica e Ginástica de Manutenção.

A manhã foi ocupada com exercícios de bola, jogos tradicionais e uma caminhada pelo Parque, terminando com o habitual Almoço-Convívio, no qual partilharam-se os farnéis trazidos de casa.



A este Almoço-Convívio juntou-se o Presidente da Câmara e Vereadores, a convite dos próprios participantes.
Quer durante as actividades quer durante o almoço, ficou bem patente a amizade, a convivência, a união, o companheirismo, dentro do grupo, que foram fortalecendo ao longo dos quatro anos de vigência que já leva este programa, que visa a melhoria da qualidade de vida da população idosa do concelho através da promoção do exercício físico adaptado à sua idade e condição.
Este programa começou em 2004/05 com 41 utentes inscritos, um número que subiu para 70 em 2005/06, atingindo nos últimos dois anos perto de uma centena.



O Programa “Viva Mais.Mexa-se!” é um dos vários programas criados pelo Município vocacionados para a qualidade de vida, animação e lazer da população idosa do concelho. “As pessoas felizmente vivem mais tempo mas isso coloca também outro desafio que é justamente a qualidade de vida, a ocupação dos tempos livres, o combate à solidão e ao isolamento na população mais idosa, que tem hoje muitas dificuldades de integração na sociedade moderna. A questão da saúde e bem-estar na Terceira Idade é absolutamente crucial neste novo século, porque temos uma população idosa bastante acentuada, o que obriga a nossa sociedade a reflectir e agir no sentido de encontrar políticas e soluções que respondam às necessidades dessa nova realidade”.



Cilina do Carmo, 74 anos, foi das primeiras a inscrever-se no programa. “A Técnica Social da Câmara perguntou-me se eu queria fazer ginástica, que era só uma hora por semana. Eu disse logo que sim”. Antes a ginástica era o trabalho no campo, na agricultura, conta. “Ainda cuido das terras, da horta, do jardim, faço a lide da casa, ando muito a pé, mas a ginástica que aqui fazemos é totalmente diferente. Então a hidroginástica é uma maravilha”.
A actividade da hidroginástica nas Piscinas é de longe a preferida dos idosos, que até gostavam que tivesse mais horas por semana. “Eu saio de lá sem dores nenhumas, parece um milagre. Sentimo-nos mais leves, custa menos fazer os exercícios na água”, diz Albina Gomes, 74 anos. Além dos benefícios a nível físico, destaca também o aspecto mental. “O convívio ajuda muito, faz bem à cabeça, a gente ri-se, diverte-se, é muito bom”.
No caso de Alexandrina Jesus foram sobretudo razões de saúde que a levaram inscrever-se no programa. “Eu tenho problemas nas articulações, nos músculos e ossos, e estes exercícios fazem-me muito bem”.



No dia do convívio Arsénio Simões teve de ir a uma consulta de fisioterapia a Coimbra, mas não quis faltar a este convívio junto dos amigos. “Fiz um bocado de sacrifício para poder estar aqui a horas, mas não queria faltar”.
Para Arsénio Simões, que sofre de problemas de stress, a Ginástica e Hidroginástica funcionam como uma válvula de escape. A água, o movimento, a ginástica ao ar livre, aliviam o stress, dão-nos um melhor viver. A Piscina é uma espécie de hidromassagem, faz muito bem”.
António Breda, 76 anos, frequenta o programa desde há três anos, por recomendação de familiares. Os benefícios da actividade são para si evidentes: “Nas primeiras horas sinto-me um pouco cansado, porque fazemos muitos movimentos. Passadas umas horas é que noto bastante os benefícios, o corpo fica relaxado, sinto-me mais solto, mais livre, parece que tenho outra resistência e agilidade”. No grupo sente-se em família. “É um ambiente animado, divertimo-nos imenso. Já estamos há três, alguns há quatro anos juntos, conhecemo-nos bem, somos quase como uma família”.
A nova época está prevista começar em Outubro, decorrendo as inscrições nas Piscinas Municipais.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município agradece a todos os que participaram e colaboraram na Mortágua Viva`20222022-08-17
Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados brilhou na Volta a Portugal 2022-08-16
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade