 Com actividades desportivas e cívicas
Com mais um ano lectivo a chegar ao fim coloca-se a habitual questão aos jovens: como e onde vão passar os seus tempos livres, agora que não têm aulas. Foi para responder a essa questão que o Município criou vários programas municipais, com a finalidade de proporcionar actividades saudáveis e interessantes durante uma parte desse tempo de férias escolares, numa época em que a ausência de aulas cria um certo vazio.
Os programas municipais de Verão proporcionam aos jovens um variado leque de actividades, que passam pelas áreas da educação ambiental e cívica, património natural, apoio aos idosos, desportos, leitura, música, cinema, entre outras.
Ao mesmo tempo, estes programas respondem a necessidades sentidas pelas famílias nesta altura do ano, pois os pais estão a trabalhar e não podem acompanhar devidamente os seus filhos durante este período mais prolongado de pausa escolar.
Um dos programas são as Férias Desportivas, já na sua 8ª edição. Vão decorrer entre 30 de Junho e 18 de Julho e proporcionam aos jovens com idades entre os 6 e os 16 anos Desportos Individuais e Colectivos, Natação, Canoagem, Jogos de Água, BTT, entre outras modalidades.
Outro programa municipal de Verão é o JEF- Jovens Estudantes em Férias, que decorrerá entre 1 de Julho e 25 de Agosto. Na sua 16ª edição, este programa tem um carácter e abrangência diferente das Férias Desportivas. Destina-se a jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos e proporciona a sua integração no desempenho de tarefas nos diversos equipamentos e serviços municipais. Os jovens inscritos neste programa recebem uma compensação simbólica por quatro horas diárias de ocupação, durante uma quinzena, em acções de carácter cívico ou comunitário, o que poderá ajudar a passar um resto de férias diferentes.
As actividades vão decorrer em equipamentos municipais, como Piscinas, Pavilhão, Biblioteca, Campos de Ténis, Centro de Animação Cultural, Centro de Animação Infantil, Espaço Internet, e espaços ao ar livre (Parque Verde, Albufeira da Aguieira).
Entre 30 de Junho e 4 de Julho, o Município vai proporcionar a 66 jovens do concelho a oportunidade de terem umas férias de Verão diferentes, com a participação na Universidade Júnior. Durante uma semana os jovens vão viver a exploração das Ciências, das Artes e das Letras, marcando presença num curso de Verão da Universidade do Porto.
Nos dias 26 e 27 de Julho, realiza-se a nona edição do Fim de Semana Radical, com várias actividades radicais e de aventura, para os jovens e não só.
O programa “Férias com Música” é uma das novidades que o Município oferece aos jovens que gostam de música. Decorrerá entre 28 de Julho e 2 de Agosto, para crianças e jovens dos 6 aos 12 anos, durante o qual vão poder brincar aos músicos e descobrir o lado divertido do mundo da música, nomeadamente conhecer e experimentar instrumentos de Orquestra. Está também previsto um Workshop de Homerecording, que vai ensinar os jovens a gravar os seus próprios temas em casa.
O Município candidatou ainda projectos ao Programa OTL do Instituto Português da Juventude. As candidaturas foram apresentadas nas áreas do Apoio a Idosos, Apoio a Crianças e Protecção Civil. Este programa destina-se a jovens com idades compreendidas entre os 12 e 25 anos. Alguns destes jovens vão desempenhar tarefas em Instituições de Solidariedade Social do Concelho, ligadas à Infância e à Terceira Idade.
São um conjunto de programas que propõem aos jovens umas férias diferentes, activas e saudáveis, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e cívico, o alargamento dos seus horizontes, o contacto com novas pessoas e novas realidades. Porque descansar não significa necessariamente estar parado ou ficar em casa a ver televisão ou a jogar no computador...
|