Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Cinco Juntas de Freguesia adquiriram meios de 1ª intervenção

2008-06-26
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Ao abrigo de um programa do Ministério da Administração Interna, as Juntas de Freguesia de Mortágua, Cortegaça, Espinho, Marmeleira e Trezoi, adquiriam recentemente meios de 1ª intervenção destinados a apoiar o combate e rescaldo de incêndios florestais. Os kits de 1ª intervenção são constituídos por um tanque com capacidade para 525 litros de água, material de sapador, moto-roçadoiras, moto-serra, extintores de pó químico e espumífero retardante.

No passado dia 19, no Quartel dos Bombeiros, realizou-se uma acção de formação e sensibilização destinada às Juntas de Freguesia que foram contempladas com os novos kits de 1ª intervenção e que teve como objectivo sensibilizar para alguns dos procedimentos e cuidados que devem ser observados por estes meios quando se deslocam para o teatro de operações. Esta acção foi promovida pelo Gabinete Técnico Florestal do Município e Bombeiros Voluntários, e contou com a presença de vários presidentes e elementos das Juntas de Freguesia, bem como de elementos do dispositivo municipal de vigilância florestal.




A apresentação esteve a cargo do Comandante dos Bombeiros Voluntários de Mortágua, Joaquim Gaspar, e do responsável do Gabinete Técnico Florestal do Município, Eng. Luís Filipe.
Durante a apresentação foram abordados assuntos relacionados com o conceito e finalidades da 1ª intervenção, nomeadamente a definição de quando cessa a 1ª intervenção e começa o combate, a colocação das viaturas no terreno, as formas de aproximação ao fogo, mas sobretudo dando um especial enfoque às normas de segurança.

“Na primeira intervenção, como em qualquer fase do incêndio, a prioridade é sempre a segurança das pessoas, a salvaguarda da sua integridade física”, referiu o Comandante Joaquim Gaspar. Os bombeiros, que têm formação especializada, já por si correm riscos, daí a necessidade, com maior razão ainda, dos elementos que constituem estas equipas de 1ª intervenção agirem com alguma racionalidade e precaução no momento de atacar o incêndio, não deixando-se conduzir pela emoção ou precipitação, que podem causar maus resultados.

Segundo referiu o Eng. Luís Filipe, estas equipas de 1ª intervenção permitem uma actuação rápida sobre o fogo na sua fase nascente, quando ainda não atingiu grandes proporções, constituindo-se fundamentalmente como meios complementares e auxiliares dos Bombeiros, a quem compete o combate propriamente dito. Por outro lado, acrescentou, estes meios de 1ª intervenção podem também desempenhar funções de rescaldo e vigilância pós rescaldo.

No final da apresentação, na parada do Quartel, onde se encontravam estacionadas algumas das novas viaturas equipadas com kits de 1ª intervenção, teve lugar uma demonstração do funcionamento destes equipamentos.




Prioridade à prevenção: equipas móveis vigiam a floresta

A floresta assume um papel da maior importância na economia de Mortágua, pela riqueza que produz e postos de trabalho que cria. Mortágua é um grande centro exportador de madeira, diariamente saem comboios e camiões carregados de rolaria para a indústria nacional e estrangeira (Espanha), sobretudo para a indústria da pasta de papel. Mortágua é também hoje um importante centro produtor de energias renováveis com recurso à biomassa florestal, destacando-se a Central Termoeléctrica e a Pellets Power.

Proteger e preservar essa riqueza económica e ambiental passa por uma estratégia de prevenção contra os incêndios, que tem vindo a ser implementada há vários anos, assente em vários pilares, um dos quais é a vigilância florestal, visando a dissuasão, a detecção precoce e 1ª intervenção.

Este ano, mais uma vez, foi montado um dispositivo municipal de vigilância que envolve 3 viaturas equipadas com kit de 1ª intervenção, 3 motos todo-o-terreno e um total de 12 homens. Para além dos meios disponibilizados pelo Município, o dispositivo integra ainda meios humanos e materiais da Associação de Produtores Florestais de Mortágua, AFOCELCA e brigadas SEPNA e GIPS da Guarda Nacional Republicana. O dispositivo funciona de uma forma planeado em articulação com os Bombeiros Voluntários, a quem a coordenação de todas as operações de combate.

O dispositivo conta ainda com 24 meios complementares de apoio ao combate, como máquinas de rasto, tractores cisternas, kits de 1ª intervenção e outros equipamentos, a cargo das Juntas de Freguesia, Associações Locais e Empresas. Meios que este ano foram reforçados com a aquisição destes novos kits por parte das 5 Juntas de Freguesia, a que já fizemos referência.






Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Velo Clube do Centro participa pela quarta vez na Volta a Portugal. Prova decorre de 4 a 15 de agosto.2022-08-04
Festa de Encerramento das Férias Ativas`20222022-08-01
Equipa Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados dominou a 20ª edição do Grande Prémio de Ciclismo de Mortágua - Pedro Silva, conquistando as camisolas Amarela, Azul e Verde.2022-08-01
Alunos de Mortágua participaram nos cursos de verão da Universidade Júnior2022-07-27
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade