Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Feira de Informação Escolar e Profissional

2008-05-26
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Estiveram representadas 15 Instituições de Ensino Superior e 4 Escolas profissionais

Realizou-se no passado dia 23 a Feira de Informação Escolar e Profissional – INFORMA`08, promovida pelo Município de Mortágua. Este evento inseriu-se no Programa de Orientação Escolar e Profissional do Projecto “Da Escola, Agarra a Vida” e contou com a presença de 15 Instituições do Ensino Superior, entre Universidades e Institutos Politécnicos, e 4 Escolas Profissionais, de vários pontos do País.

Pelo Átrio e Salas de Exposição do Centro de Animação Cultural estavam distribuídos os vários stands, nos quais os alunos podiam obter informações e esclarecimentos sobre cursos ministrados, condições de ingresso, oferta formativa, saídas profissionais. Alguns estabelecimentos apresentaram demonstrações de trabalhos desenvolvidos pelos alunos no âmbito dos seus cursos, e aplicações práticas de técnicas que interagiam com os próprios visitantes. Realizaram-se ainda duas sessões de esclarecimento, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia e Faculdade de Letras, ambas da Universidade de Coimbra. A primeira sobre as alterações introduzidas nos cursos superiores com o chamado “Processo de Bolonha” e a segunda sobre “Humanidades e saídas profissionais”.



Durante a manhã e tarde o espaço foi visitado por centenas de alunos pertencentes ao 3ºCiclo do Ensino Básico (7º, 8º, 9º ano) e Secundário (10º, 11º, 12º ano), bem como professores e público em geral.
“No nosso stand temos informação sobre as 6 escolas que integram o Instituto Politécnico de Coimbra, as condições de acesso, duração e objectivos dos cursos, saídas profissionais. Para cada um dos cursos está indicada a nota de ingresso do último candidato no ano passado, de forma a que tenham uma referência da média que precisam para entrar nos respectivos cursos”, referiu-nos Isabel Silva, do Gabinete de Comunicação e Imagem daquele Instituto. Além de informados, os alunos eram também esclarecidos sobre eventuais dúvidas: “Alguns deles querem saber, por exemplo, quanto vale a prova de ingresso para entrar em determinado curso”, adiantou.



Na visita ao stand do Instituto Politécnico de Viseu descobrimos que há muitos alunos de Mortágua a frequentar aquele estabelecimento de ensino, nos vários cursos. No caso do Curso de Engenharia de Madeiras, o maior número de alunos é mesmo do concelho de Mortágua, em termos percentuais. Este Curso tem a particularidade de registar uma procura superior à oferta de emprego. “É o único Curso do género existente no País, estamos a formar para todo o País”, explicou-nos Bruno Esteves, Engenheiro de Madeiras. E adiantou que muitos jovens ainda não sabem o que é um Engenheiro de Madeiras: “Pensam que tem a ver com a parte florestal, o corte e plantação de árvores. Não é nada disso, tem a ver com a transformação das madeiras, é um curso de vertente mais tecnológica”, explica.

Segundo nos referiu o Eng. Hélder Viana, Director do Curso de Engenharia Florestal, o concelho de Mortágua tem potencialidades para absorver jovens licenciados na área da Engenharia Florestal. E explica porquê: “tem uma grande área florestal, tem empresas de plantação, exploração e transformação de madeiras, a própria Central Termoeléctrica”.
E refere que a procura destes profissionais é neste momento superior à oferta, “com as novas centrais de biomassa florestal que estão a ser criadas e os Gabinetes Técnico-Florestais”. Segundo Madalena Cunha, docente na Escola Superior de Saúde de Viseu, o tipo de informação que os alunos procuram depende muito da faixa etária e nível escolar: “Os do 9º e 10º Ano ainda não têm uma perspectiva de curso em termos futuros. Os do 11º e 12º Ano, em geral, já sabem a área que querem seguir e alguns deles até sabem especificamente e solicitam informação sobre esse curso”.

Andreia Alves, 14 anos, a frequentar o 9º Ano, considera que é ainda um bocadinho cedo para escolher mas já tem uma ideia: “ Gosto de tudo o que se relaciona com a área da Saúde”.
Clarisse Fernandes, 16 anos, no 11º Ano, também ainda não escolheu o curso mas gostava de seguir uma área relacionada com a natureza ou com pessoas. “Talvez Turismo, Psicologia, algo que não seja em ambientes fechados ou com muita rotina, igual todos os dias”.



O Projecto Municipal “Da Escola, Agarra A Vida” foi criado com o objectivo de promover o sucesso escolar e educativo dos alunos. A Orientação Escolar e Profissional é uma das áreas de intervenção do Projecto, procurando ajudar os alunos no processo de decisão sobre as suas futuras opções profissionais, disponibilizando informação sobre a oferta formativa existente e proporcionando o contacto com experiências pré- profissionais.
O Projecto promove regularmente Visitas de Conhecimento a Universidades, Institutos Politécnicos, Centros de Formação, Centros Tecnológicos e Escolas Profissionais, entre outras iniciativas, que visam motivar e sensibilizar os alunos para a importância do estudo, da qualificação, para o sucesso na vida activa.
Mas foi a primeira vez que organizou um evento neste formato e com esta dimensão alargada, nomeadamente com a participação de um tão significativo número de Instituições de Ensino Superior.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade