Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Política 



“Eu acredito em Mortágua e na força e determinação dos homens e mulheres da nossa Terra”

2008-05-02
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua
Palavras do Presidente da Câmara, na Sessão Solene Comemorativa do Dia do Município.

Celebrou-se no passado dia 1 de Maio o Dia do Município, simultaneamente Dia do Trabalhador. Pelo oitavo ano consecutivo a comemoração da data ficou assinalada pela homenagem ao movimento associativo e aos trabalhadores municipais. Foram agraciadas com a Medalha de Ouro de Mérito Municipal a Associação Popular, Desportiva e Cultural Gandarense e o Órfeão Polifónico de Mortágua continuando assim a homenagear e a reconhecer a importância social do movimento associativo local e dos seus dirigentes. Foram igualmente agraciados com a Medalha de Bons Serviços quatro trabalhadores municipais pelos serviços prestados ao Município há mais de 20 anos.
Coincidindo o Dia do Município com o 1º de Maio, esta homenagem aos trabalhadores municipais quis saudar também, através deste gesto simbólico, todos os trabalhadores do nosso País e em particular os do nosso Concelho, prestando-lhes pública homenagem pelo contributo que dão no desenvolvimento da nossa Terra, muitas vezes com enormes sacrifícios pessoais e familiares.

A comemoração do Dia do Município teve o seu ponto alto na Sessão Solene, realizada no Centro de Animação Cultural, a que assistiu numeroso público. Na sessão registaram-se intervenções do Presidente da Assembleia Municipal, Acácio Fernandes, e do Presidente da Câmara, Afonso Abrantes. Para além da entrega das distinções atrás referidas, foi feito o lançamento público do “Caderno de Informação Turística de Mortágua”, que constitui um roteiro informativo e ilustrado para o visitante que queira conhecer e descobrir o concelho, podendo encontrar-se ainda informações sobre Alojamentos, Restauração, Contactos úteis, mapas da Vila e do Concelho. No mesmo local procedeu-se à abertura da Exposição “Sentir a Terra – Momentos de Encanto e Felicidade”, patente na Sala de Exposições daquele centro cultural. Finalmente procedeu-se à inauguração do Ninho de Empresas de Mortágua, situado na Gandarada (ver notícia).


Na sua intervenção na Sessão Solene Comemorativa, o Presidente da Câmara Municipal, Afonso Abrantes, deixou o apelo a todos os mortaguenses que acreditam na sua terra, nas potencialidades dos seus recursos naturais e acima de tudo nas capacidades das suas gentes, a empenharem-se, na próxima década, numa estratégia de desenvolvimento de Mortágua, aproveitando e potenciando todas as oportunidades que vão surgir. E do conjunto dessas oportunidades destacou as novas vias de comunicação que vão servir o concelho, a breve prazo, como a Auto Estrada Coimbra/Viseu e o IC12 Mortágua/Mangualde.
“Nós acreditamos convictamente que estas vias de comunicação abrem grandes janelas de oportunidades para o desenvolvimento da Região e em particular de Mortágua. Mais, acreditamos que as gerações vindouras não nos perdoarão e responsabilizar-nos-ão se não tivermos a capacidade de aproveitar e potenciar tudo quanto de positivo significa para Mortágua voltar a ser colocada no mapa, por força destes investimentos rodoviários.
Por isso, apelamos a todos aqueles que como nós acreditam, a empenharem-se, na próxima década, numa estratégia de desenvolvimento de Mortágua sustentada na educação e na formação, na valorização e protecção dos recursos naturais, no desenvolvimento empresarial e no turismo e lazer, aproveitando o melhor possível todas as oportunidades que vão surgir”.


O Presidente da Câmara apresentou depois as linhas gerais em que assenta essa estratégia de desenvolvimento de Mortágua. Na Educação e Formação – investimento no capital humano - destaca-se como projecto mais significativo o Centro Educativo de Mortágua, com a construção de 26 salas de actividades, dois Pavilhões e outros espaços de apoio, num investimento superior a 6 milhões de euros, de que já falámos pormenorizadamente em outras ocasiões.

Na Valorização e Protecção dos Recursos Naturais, apresentam-se projectos que valorizam e protegem os recursos florestais com a criação de um Parque Temático, as Jornadas Florestais de Mortágua com uma Feira Florestal e ainda a continuação do Projecto de Infraestruturas Florestais.
Para além da floresta vão ser colocados na ordem do dia os recursos minerais locais, cuja importância económica é muito relevante, potencializando o desenvolvimento da actividade cerâmica existente e incentivando o aparecimento de novas empresas, nomeadamente na área da cerâmica plana.

O recurso natural que é a água interliga-se com o Desenvolvimento do Turismo e Lazer.
O Plano de Ordenamento da Albufeira da Aguieira (POAA), publicado no final de 2007, identificou para Mortágua um conjunto de áreas contíguas ao plano de água, onde se prevê a instalação de equipamentos, estruturas, infraestruturas e serviços de apoio às actividades do turismo recreio e lazer.
Pretende-se pois dar corpo a um objectivo do POAA que considera como área de desenvolvimento estratégico a definição e promoção de actividades associadas ao recreio, lazer e turismo, e em particular associadas ao conjunto do plano de água com destaque para a criação de zonas de lazer e recreio e zonas de desenvolvimento turístico.
Dado o notável enquadramento da totalidade da Zona Ribeirinha do Falgaroso do Maio pretende-se, de forma articulada e integrada, com investimento público e privado, desenvolver vários projectos e intervenções como a recuperação e expansão do pequeno aglomerado de Falgoroso do Maio, a construção de um Campo de Golf associado a um Empreendimento Turístico e ainda a criação de uma Zona de Lazer com recreio balnear e integrando um Centro Náutico.
O Projecto Zona de Recreio Balnear de Valongo/Breda consiste no ordenamento de um espaço que contempla o plano de água da Albufeira e envolvente para uso público e a instalação de equipamentos e serviços de apoio à actividade de lazer e recreio balnear que já tem uso tradicional.
A Valorização e Requalificação Ambiental da Ribeira de Mortágua e Pista de Pesca é um projecto que dá continuidade a duas intervenções anteriores - Praia Fluvial e Parque Verde - requalificando ambientalmente um troço urbano da Ribeira e construindo uma Pista de Pesca, aproveitando as suas potencialidades piscatórias.
Integrados agora numa Região onde o sector do turismo têm uma representatividade assinalável nomeadamente fruto dos destinos de sol e praia ao longo da sua costa, da singularidade do património monumental e do termalismo, o desenvolvimento deste sector terá de passar pela exploração da tendência de crescimento de novas procuras e de novos públicos, como o sejam o Turismo Activo e de Natureza que Mortágua tem condições para oferecer no conjunto regional. Oferta completa que integre alojamento com restauração, animação e lazer.
O primeiro passo está dado com a concretização do Empreendimento Turístico Vale d’Aguieira que é já uma realidade bem visível e cujos efeitos sócio-económicos se sentirão no muito curto prazo.

UMA NOVA CENTRALIDADE, MAIS DESENVOLVIMENTO


Mortágua é um concelho situado numa zona de transição entre o litoral e o interior, num contexto de proximidade e de equidistância face às cidades de Viseu, Coimbra e Aveiro, e agora integrado num conjunto de Município do Litoral, abrindo a porta para o interior e sobretudo para a fronteira Espanhola.
A localização geográfica do Concelho de Mortágua é um dos seus pontos fortes que vinha sendo prejudicado pela situação periférica às grandes vias de comunicação.
A auto-estrada Coimbra – Viseu e do IC12 (Mortágua – Mangualde), reforçarão brevemente essa centralidade, possibilitando ainda maior rapidez no acesso às principais cidades, portos e aeroportos do País e de Espanha e potenciando os investimentos para a Dinamização do Empreendedorismo, e do Desenvolvimento Empresarial.
A Construção do Ninho de Empresas de Mortágua, e a Ampliação do Parque Industrial Manuel Lourenço Ferreira, consubstanciam fisicamente, e no imediato, essa estratégia de dinamização da economia local.
A criação de uma Área de Localização Empresarial junto ao Nó de Mortágua na Auto-Estrada Coimbra -Viseu dará continuidade a essa estratégia, referiu.
Para dar resposta imediata a crescentes solicitações de instalação de projectos industriais, o Município iniciou a Ampliação do Parque Industrial de Mortágua. Considerando a localização equidistante do actual IP3 e no futuro da Auto-Estrada Coimbra – Viseu (cerca de 3,5 km) e aproveitando parte das infraestruturas já existentes, nomeadamente o gás natural, prevê-se a utilização de uma área de cerca de 35 hectares, criando-se 41 lotes com áreas variáveis e passíveis de unificação em função da dimensão dos projectos a instalar.

As actividades ligadas à floresta, à biomassa, às energias renováveis são uma realidade importante, talvez a mais importante, no Concelho. Afirmando: “Devemos porém continuar a explorar as oportunidades existentes, e não é por acaso que Central Termoeléctrica vai ser ampliada, ainda este ano, e especializar-nos cada vez mais nesta área da floresta e das madeiras, e produtos delas derivados.
Devemos potencializar e valorizar os recursos minerais existentes, criando condições para o desenvolvimento da indústria cerâmica e localização de empresas deste sector com produtos diferentes do tradicional.
O sector empresarial ligado à saúde tem hoje um peso muito grande na economia local e queremos e temos razões para acreditar que vai crescer. O mesmo se podendo dizer do sector empresarial na área da construção civil e dos serviços a ela associados em nichos de mercado especializados”.


A execução dessa estratégia de desenvolvimento para a próxima década depende em boa parte da existência de recursos financeiros, públicos e privados que permitam concretizar os projectos e acções enunciados.
Mas sobretudo o Presidente do Município quis deixar esta mensagem aos munícipes, que é preciso acreditar em nós próprios e nas nossas potencialidades, participar no desenvolvimento, parafraseando a célebre máxima do Presidente americano Kennedy: “não ficarmos à espera do que a nossa Terra pode fazer por nós, mas urgentemente decidirmos o que nós podemos fazer por ela, e fazer.”
Acreditarmos que é possível apesar de todas as dificuldades, construir uma comunidade local dinâmica, participativa e empreendedora, com qualidade de vida.

Deixou por isso palavras para os “profetas da desgraça” que nunca vêem nada de positivo na sua própria Terra, para que “mudem de discurso, se consciencializem que, antes de mais ninguém é a nós que compete, a todos sem excepção, participar no desenvolvimento sustentado de Mortágua. Participar mesmo discordando e criticando, porém apresentando estratégias, propostas e projectos alternativos”, afirmou.

“Eu acredito em Mortágua e na força e determinação dos homens e mulheres da nossa Terra. Acredito na geração actual e deposito muita esperança nas gerações futuras. Acredito como o poeta “que o sonho comanda a vida, que sempre que um homem sonha o mundo pula e avança”.
Acredito que Mortágua cumprirá o seu sonho que é o sonho de Abril.
Acredito, melhor, sei que são muitos os que partilham desta minha crença. Com esses, juntos mãos à obra”
, disse, a finalizar a sua intervenção.








Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Aprovada 1ª Revisão ao Orçamento e às Opções do Plano de 20092009-04-24
Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, Relatório de Gestão e Contas de 20082009-04-24
Município e Junta de Freguesia da Marmeleira vão celebrar protocolo de cooperação2009-03-13
Vai ser criada Rede de Transporte Público no Concelho2009-03-13
Um orçamento em favor das Famílias,das Empresas e do Emprego2008-12-18
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade