Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Câmara Municipal e IDT celebraram protocolo

2004-07-16
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua
Prevenção Primária das Toxicodependências



A Câmara Municipal de Mortágua celebrou no dia 1 de Julho um protocolo com o Instituto da Droga e da Toxicodependência para o desenvolvimento do Plano Municipal de Prevenção Primária das Toxicodependências a implementar no próximo ano lectivo.
Entendendo-se a Prevenção Primária como uma responsabilidade colectiva cuja eficácia passa pelo envolvimento activo das suas Instituições, a estratégia implementada vem responder aos sucessivos pareceres do Conselho Municipal de Segurança e também ao definido pelo Conselho Local de Acção Social, que referem especificamente que o consumo de substâncias psicoactivas não constituiu ainda um problema de índole concelhio, apontando, por isso, para uma acção preventiva. Ou seja, o objectivo primordial do Plano é o desenvolvimento de acções que promovam nos jovens estilos de vida saudáveis, procurando através de actividades concertadas, reduzir a vulnerabilidade de crianças e jovens relativamente a condições susceptíveis de aumentar os riscos de consumo de drogas. Em suma, pretende-se preparar terreno adequado para o desenvolvimento de alicerces que permitam aos jovens desenvolver competências que os capacitem para dizer NÂO em “possíveis encontros” com as substâncias e responder eficazmente aos diferentes desafios da vida.
Desta forma a Câmara Municipal de Mortágua, o Instituto da Droga e da Toxicodependência, o Centro de Saúde, a Guarda Nacional Republicana, Escola Secundária de Mortágua, Agrupamento de Escolas de Mortágua e Fundação BALMAR abraçaram este Programa e conjuntamente irão no próximo ano lectivo desenvolver um conjunto de actividades de ocupação de tempos livres e treino de competências, na Escola Secundária e na Escola Básica 2, 3 de Mortágua. Em linhas gerais, esta estratégia conjunta e articulada (em rede) pretende potenciar os factores protectores e inibir os factores de risco a nível individual, escolar e familiar, afastando os jovens do possível “contágio” a que estão sujeitos pelo facto da sua personalidade não se encontrar ainda totalmente estruturada, nomeadamente a sua capacidade de avaliação, discernimento e auto-reflexão.
Porquê na Escola? Porque a Escola desempenha um lugar central em todo o processo de desenvolvimento do indivíduo e, por outro lado, devido á sua estruturação permite o acesso a todos os indivíduos. Nos jovens, porque é na pré-adolescência e adolescência que se constrói o processo de identidade que será decisivo na vida adulta, sendo por isso, de extrema importância dotar os adolescentes de competências de vida, de capacidade de tomada de decisões de modo a responder de forma ajustada aos obstáculos que a vida lhes vai colocando.
É hoje demais conhecido que a experimentação destas substâncias é feita em idades cada vez mais precoces e que o fenómeno não se circunscreve aos grandes aglomerados urbanos, estendendo-se cada vez mais ás zonas interiores, disso tendo dado conta um estudo recente efectuado a nível nacional.
Desta forma os jovens destas duas escolas do concelho de Mortágua irão usufruir nos tempos “mortos” de um conjunto de actividades de tempos livres e treino de competências integradas no Projecto “Contigo Vais Longe”, através da criação de ateliers lúdico-pedagógicos nas áreas do Desporto, Novas Tecnologias, Artes, etc.
A comemoração simbólica de um dia de luta contra a droga, com a realização de desportos radicais, é uma das acções previstas no projecto. A metodologia de trabalho escolhida assenta sobretudo na dinâmica de grupos (jogo de papéis, processos de decisão, conquista de desafios, ultrapassar obstáculos, etc), a qual visa trabalhar as competências pessoais e individuais.
O projecto tem a duração de 10 meses, ou seja, a duração de um ano lectivo, podendo ser renovado anualmente se essa for a vontade expressa de ambas as partes signatárias do protocolo. O projecto está orçado em 53.312,82€, sendo 80% do seu financiamento assegurado pelo IDT e os restantes 20% pelas entidades parceiras.




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município agradece a todos os que participaram e colaboraram na Mortágua Viva`20222022-08-17
Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados brilhou na Volta a Portugal 2022-08-16
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade