Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Política 



Município e Junta de Freguesia de Espinho acordaram investimentos superiores a 300 mil euros

2008-04-23
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua
Visita de trabalho à Freguesia de Espinho

Município e Junta de Freguesia de Espinho realizaram no passado dia 15 uma visita de trabalho à Freguesia de Espinho, promovida pela Junta local. Esta visita ao terreno teve uma dupla finalidade: por um lado, dar a conhecer às entidades municipais a obra já realizada pela Junta de Freguesia, por outro, os projectos que ainda pretende executar até ao final do presente mandato, para alguns dos quais será necessário o apoio financeiro e técnico da Autarquia.

Nesta visita a Junta de Freguesia de Espinho esteve representada pelo seu Presidente, Nelson dos Santos, e pelo Tesoureiro, Óscar Seabra. O Secretário da Junta, José António dos Santos, não pôde estar presente por motivos profissionais. O Município, por sua vez, fez-se representar pelo Presidente da Câmara, Afonso Abrantes, o Vereador Júlio Norte, o Chefe da Divisão de Obras, Arnaldo Ferreira, estiveram também presentes funcionários dos serviços municipais de fiscalização de obras e da Protecção Civil.

Após a recepção à comitiva municipal na sede da Junta, teve início um périplo pela freguesia, que teve de ser dividido em duas etapas, dada a dimensão e dispersão territorial da freguesia. Na parte da manhã foram percorridas as povoações a nascente e norte da sede de Freguesia e à tarde as situadas a poente e sul. Durante a visita, guiada pelo Presidente da Junta, foi dado a observar algumas das obras executadas pela Junta, como os arranjos envolventes ao cemitério da Freguesia, o alargamento de vários arruamentos, a nova via de ligação entre Pomares e Ribeira. Esta via funciona como uma variante ao interior da povoação da Ribeira, saindo no Maladão, quase junto a Monte Lobos. Este caminho vai ser beneficiado com pavimentação, incluindo alargamento do pontão junto à povoação da Ribeira.

Investimentos imediatos na freguesia
num valor superior a 300 mil euros


No seu conjunto as obras agora anunciados representam um investimento superior a 300 mil euros, sem contar com o investimento que vai ser feito nos próximos dois anos na rede de saneamento da povoação da Ribeira.

Segundo apurámos, vai ser celebrado um protocolo de delegação de competências para algumas intervenções, nomeadamente para a conclusão dos arranjos envolventes ao cemitério, para o alargamento de vários arruamentos na área da freguesia e construção de um Pontão no Painçal que envolvem uma comparticipação financeira de 40.000 euros.

A pavimentação do caminho entre Pomares e Ribeira, obra orçada em 120.000 euros, será uma empreitada da inteira responsabilidade da Câmara. Por outro lado, a Câmara irá executar, também por administração directa, o alargamento do pontão da Ribeira e a beneficiação e conservação do pontão entre Azival e Vale de Mouro, cujas obras orçam em 27.000 euros.

A Câmara Municipal vai também analisar a pretensão apresentada pela Junta de Freguesia de se proceder à pavimentação da ligação Santa Cristina –Vila Boa, depois de se beneficiar a ponte.


Durante a visita foram também medidos e orçamentados pequenos arruamentos em toda a freguesia, que vão ser concursados para pavimentação e cujo investimento total ronda os cerca de 120.000 euros. Uma parte dos arruamentos que vão ser pavimentados ou alargados são uma consequência directa, nuns casos do surgimento de novas habitações, noutros da recuperação de zonas antigas das aldeias que estavam abandonadas e que passam agora a ser abrangidas com obras de urbanização.
A este propósito comentou-nos o Presidente da Câmara: “há mais de uma dezena de anos atrás quando percorria esta freguesia, a nossa preocupação era pavimentar os arruamentos das povoações. Hoje visitámos 24 pequenos troços de arruamentos a beneficiar, numa parte resultantes da expansão urbana com a construção de novas habitações. Porém, noutra parte resultantes da recuperação de antigas zonas degradadas das povoações, algumas delas por iniciativa de estrangeiros, como pudemos ver no Painçal e no Azival, só para citar alguns exemplos. A volta que a vida dá!”.

No final da visita o Presidente da Câmara fazia um balanço positivo desta jornada de trabalho pela freguesia. “Houve uma grande sintonia de pontos de vista, tomámos já muitas decisões finais que vamos executar em estreita cooperação e diálogo, porque quer a Câmara quer a Junta trabalham para o mesmo fim, que é o desenvolvimento da freguesia e a melhoria da qualidade de vida das pessoas que aqui vivem. Mas saio daqui muito satisfeito, noto que há trabalho feito e sobretudo vejo que há muita vontade, entusiasmo e empenho por parte do Sr. Presidente da Junta e da sua equipa, em servir a sua freguesia, dando o seu melhor. Apresentaram-me uma extensa lista de obras que pretendem realizar até ao final do mandato, não sei se haverá tempo para concluir todas, mas é um sinal de que há projectos, planeamento e a ambição de as concretizar. Dou-lhes os meus parabéns”.




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Aprovada 1ª Revisão ao Orçamento e às Opções do Plano de 20092009-04-24
Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, Relatório de Gestão e Contas de 20082009-04-24
Município e Junta de Freguesia da Marmeleira vão celebrar protocolo de cooperação2009-03-13
Vai ser criada Rede de Transporte Público no Concelho2009-03-13
Um orçamento em favor das Famílias,das Empresas e do Emprego2008-12-18
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade