Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Educação 



“Semana das Profissões”

2008-04-09
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua
Profissionais foram à Escola falar do seu trabalho

Um grupo de alunos dos 8º e 9º ano da Escola Básica 2.3 e do 9º da Secundária receberam no passado dia 31, a visita de vários profissionais que foram relatar, na primeira pessoa, a sua experiência profissional, nomeadamente o que fazem no dia-a-dia, o que os levou a escolher a sua profissão, que habilitações tiveram que adquirir, como vivem a sua profissão. A presença destes “painéis de profissionais” inseriu-se na “Semana das Profissões”, que decorreu de 31 de Março a 4 de Abril.

A “Semana das Profissões” é uma das acções desenvolvidas pelo Projecto Municipal “Da Escola, Agarra a Vida”, que está vocacionado para a Orientação Escolar e Profissional dos alunos. Durante a manhã, no Polivalente da EB2.3, os alunos ouviram os testemunhos de um Biólogo, Técnico de Controle de Qualidade, Contabilista, Farmacêutico, Empresário, Engenheiro Mecânico e um Produtor de Eventos. À tarde foi a vez de um Enfermeiro do INEM, Arquitecto Paisagista e do Director Nacional Adjunto da Directoria da Policia Judiciária de Coimbra. O Presidente da Câmara Municipal, que esteve presente nos dois painéis, na sua intervenção, lembrou aos alunos que na vida nada se consegue sem trabalho, sem empenho, incentivando-os a estudar para que possam alcançar um futuro profissional risonho.


Nas várias intervenções, algumas delas apoiadas por vídeos e apresentações, os profissionais falaram não só da sua profissão em termos objectivos ou práticos, mas também pessoais ou subjectivos, como o gosto, a motivação, a realização, que sentem na sua profissão.

Segundo André Faustino, Biólogo, natural de Mortágua, hoje em dia, mais do que ter um curso superior ou gostar de uma profissão, o que é fundamental é ser-se competente, verdadeiramente profissional naquilo que se faz. “Um bom padeiro, um bom cozinheiro, é hoje muito bem remunerado e são pessoas que têm prazer naquilo que fazem”. E deixa um conselho aos alunos:” Não basta só gostar daquilo que se faz, é preciso ser-se bom naquilo que se faz”. O Arquitecto Carlos Santos falou da paixão que tem pela sua profissão, que exige trabalho, paciência e muita criatividade. “Quando estamos a criar um objecto é como se fosse um filho nosso, é portanto, uma paixão de pai para filho, que neste caso são o autor e o projecto. É claro que é uma actividade que implica bastante tempo e por isso, para nos sentirmos perfeitamente motivados tem que envolver muita paixão no que fazemos”.



A intervenção do Director Nacional Adjunto da Polícia Judiciária, Pedro Carmo, como era de esperar, foi seguida com especial atenção, até porque os últimos casos mediáticos (caso Maddie), e as séries de televisão, como o CSI, familiarizaram os jovens com o trabalho da Policia Judiciária. O Director Adjunto da PJ esclareceu no entanto que só em parte essas séries correspondem à realidade. “Essas séries de ficção, naturalmente, muito do que mostram corresponde às valências técnicas e conhecimentos que estão ao dispor da investigação criminal, não obstante a investigação criminal é mais complexa”.
À pergunta de uma aluna se é uma profissão com muita adrenalina, respondeu: “é uma actividade que tem as suas rotinas, os seus recursos pré-definidos, mas que naturalmente, por definição, tem também momentos de grande emoção e que fazem com que de facto nesses instantes, se sinta mais o pulsar da profissão”.




Durante a “Semana das Profissões” tiveram lugar outras actividades com o objectivo de informar e esclarecer os jovens para as profissões e as vias de formação que podem seguir. No dia 1 realizou-se uma sessão informativa do Centro de Emprego de Tondela sobre oferta formativa e no dia seguinte uma visita de conhecimento ao Parque Eólico do Alto do Monção. No dia 3 realizaram-se Mesas Redondas com a presença de alunos do Ensino Secundário e Profissional que ao longo do seu percurso passaram por aquela escola. São alunos que já fizeram a sua opção em termos de cursos (Científico-Humanísticos, Tecnológicos ou Profissionais), e estiveram ali a explicar aos colegas as razões por que escolheram um ou outro curso. Alguns professores deram esclarecimentos acerca da estrutura dos cursos e conselhos no momento de fazer a escolha.

“É importante que hajam projectos como este para orientar os alunos de uma forma mais específica, que eles conheçam que não existem só as profissões clássicas, o professor, o médico, mas que há novas profissões, novas oportunidades”, adiantou-nos a Prof. Margarida Figueiredo, da Escola Secundária.

A Semana das Profissões terminou no dia 4 com a Feirinha das Profissões, onde os alunos tinham ao dispor diversa informação sobre um leque de profissões.




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município assegura Creche gratuita a partir deste ano letivo2022-09-13
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Festa de Natal da Escola Básica veio até à “Vila Natal”2019-12-17
Homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen. Crianças do Ensino Básico assistiram ao espetáculo “Para Ti, Sophia”, numa produção da ACERT.2019-05-09
Semana Europeia do Desporto Escolar em Mortágua 2022-09-30
Câmara Municipal reuniu com restaurantes aderentes ao XIII Fim de Semana da Lampantana2022-09-29
Novo Reservatório reforça abastecimento de água às povoações da Sobrosa e Vila Meã da Serra2022-09-26
Lançado concurso para a nova Praça de Táxis 2022-09-26
Município fixa IMI na taxa mais baixa e devolve totalidade da participação no IRS. Famílias com filhos beneficiam ainda de dedução em sede de IMI 2022-09-26


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade