Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Educação 



Centenas de jovens participaram na “Marcha da Leitura”

2008-04-07
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua
A caminhar e ...a ler

Cerca de 750 crianças e jovens participaram na “Marcha da Leitura”, organizada pela Biblioteca Municipal e Escolas da sede do concelho, uma acção destinada a comemorar a Semana da Leitura que decorreu de 31 de Março a 4 de Abril.

Realizada no passado dia 4 (sexta-feira), na Marcha da Leitura incorporaram-se os mais pequenos dos Jardins de Infância de Mortágua, Jardim-Escola João de Deus e Escola do 1º Ciclo de Mortágua, e os jovens da Escola Básica 2.3, Escola Secundária e Escola Profissional Beira Aguieira, para além de Professores, Educadoras e Funcionários.

Em coro os jovens entoaram textos sobre a Lenda do Juiz de Fora, “Foi na Vila de Mortágua; Que um tal juiz de fora; Que justiçava outrora; Abusou dos seus poderes; E teve o povo acirrado. Um dia tocou o sino; O povo foi a correr; Prendeu o juiz maldito; Fora daqui ó metido”. Noutros versos era evocada a figura do escritor mortaguense Branquinho da Fonseca: “Era uma vez um grande escritor; Que dos livros era amigo...; É Branquinho da Fonseca; Em Mortágua foi nascido; Os livros tanto e tanto amou; Que as bibliotecas itinerantes criou; a obra de Pessoa divulgou; E o nome de Mortágua longe levou”. Noutra quadra era recordada a origem topónima do nome Mortágua: “E naquele lago tão imenso; Onde outrora brilhava a água; Secou a água, brilha a gente; Brilha a gente de Mortágua. Água doce de vontades...;De saberes e de crenças; Hoje vila.. amanhã cidade?...”.Os participantes envergavam uma t-shirt com o seguinte lema: “Ler... uma experiência tão... humana”.


A Marcha da Leitura terminou em ambiente de festa na Praça do Município. Alguns alunos declamaram poemas de Fernando Pessoa, Florbela Espanca, David Mourão- Ferreira. Outro grupo, vestido a rigor, dramatizou “A Fada Oriana” e “A Menina do Mar” dois contos de Sophia de Mello Breyner. A terminar os alunos da Escola Básica 2.3 cantaram ” Ler é... Sonhar Acordado!.”
Na letra da canção dizia-se: “Sonhar acordado, Faz isto numa leitura, Ao ler o meu livro, Vivendo uma aventura!. Ao ler o meu livro eu vim a descobrir...; Um mundo bem diferente onde posso ir!; Vem daí!. Sonhar e ler é algo que eu posso fazer...; Rodar o mundo, ter lugares para viver!

No final da Marcha da Leitura quisemos saber o que os nossos jovens lêem. “Tenho sempre um livro na mesa de cabeceira para ler todas as noites”, contou-nos a Anabela Almeida, 13 anos, do 7ºA, da Escola Básica 2.3, uma das participantes na “Marcha da Leitura”. Gosta sobretudo de livros de aventuras, confidenciou-nos. “Gosto de aventuras, é uma leitura mais radical”.
“Gosto principalmente de aventuras porque tem muita acção e estamos sempre ansiosos para ver como vai acabar a história”, contou o Xavier Silva, 12 anos, também da Escola Básica 2.3. “Comparo muitas vezes as histórias que leio com a realidade, como se estivesse a ser a protagonista principal da história”, disse-nos Renata Almeida, 13 anos, da Escola Secundária.

A Marcha da Leitura foi o culminar de uma semana de múltiplas actividades de sensibilização para a importância do acto de ler, que envolveram a Biblioteca Municipal, as Escolas e a Comunidade.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município assegura Creche gratuita a partir deste ano letivo2022-09-13
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Festa de Natal da Escola Básica veio até à “Vila Natal”2019-12-17
Homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen. Crianças do Ensino Básico assistiram ao espetáculo “Para Ti, Sophia”, numa produção da ACERT.2019-05-09
Semana Europeia do Desporto Escolar em Mortágua 2022-09-30
Câmara Municipal reuniu com restaurantes aderentes ao XIII Fim de Semana da Lampantana2022-09-29
Novo Reservatório reforça abastecimento de água às povoações da Sobrosa e Vila Meã da Serra2022-09-26
Lançado concurso para a nova Praça de Táxis 2022-09-26
Município fixa IMI na taxa mais baixa e devolve totalidade da participação no IRS. Famílias com filhos beneficiam ainda de dedução em sede de IMI 2022-09-26


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade