Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Educação 



Comemoração da Semana da Leitura

2008-04-03
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua
Espaços públicos decorados com textos
e retratos de escritores


Numa iniciativa conjunta da Biblioteca Municipal, Agrupamento de Escolas de Mortágua, Escola Secundária e Escola Profissional Beira Aguieira, está a ser assinalada a Semana da Leitura com várias actividades de sensibilização para a importância do acto de ler, em todas as idades e ao longo da vida. Semana da Leitura é uma iniciativa promovida pelo Plano Nacional de Leitura e tem como objectivo incentivar o hábito de ler entre os portugueses, contribuindo assim para uma maior literacia.

Entre as actividades que estão a ser dinamizadas destaca-se a decoração dos espaços públicos com textos em poesia e prosa e retratos de escritores portugueses e estrangeiros, mas também poemas elaborados por alunos propositadamente para esta data.

Os textos e retratos de autor estão colocados em fachadas de edifícios públicos, nas instituições, no comércio e serviços, jardins e ruas da Vila. A distribuição de marcadores de livros e momentos de leitura-surpresa, foram algumas das acções já realizadas. As Escolas estão também a promover actividades internas associadas à Semana da Leitura. A Escola Secundária Dr.João Lopes de Morais, por exemplo, promoveu o Jogo da Literatura, a representação do Auto da Barca do Inferno com marionetas, e leituras com distribuição de doces. Cada doce trazia um pequeno texto alusivo à leitura. Alguns Pais também quiseram colaborar, lendo poemas.

As actividades começaram na segunda-feira e encerram hoje, dia 4, com a Marcha da Leitura, que contará com a participação de mais de 600 pessoas, entre crianças, jovens e adultos. A Marcha da Leitura, aberta à comunidade estudantil e população em geral, terá início na Zona Escolar, percorrendo depois os restantes estabelecimentos de ensino do centro da Vila, com a particularidade dos marchantes irem a declamar ao mesmo tempo que fazem o percurso.
Os participantes vão envergar uma t-shirt com o seguinte lema: “Ler... uma experiência tão... humana”.
A Marcha da Leitura terminará com uma concentração na Praça do Município, onde haverá momentos de leitura a várias vozes, canções e dramatizações sobre textos literários.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município assegura Creche gratuita a partir deste ano letivo2022-09-13
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Festa de Natal da Escola Básica veio até à “Vila Natal”2019-12-17
Homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen. Crianças do Ensino Básico assistiram ao espetáculo “Para Ti, Sophia”, numa produção da ACERT.2019-05-09
Semana Europeia do Desporto Escolar em Mortágua 2022-09-30
Câmara Municipal reuniu com restaurantes aderentes ao XIII Fim de Semana da Lampantana2022-09-29
Novo Reservatório reforça abastecimento de água às povoações da Sobrosa e Vila Meã da Serra2022-09-26
Lançado concurso para a nova Praça de Táxis 2022-09-26
Município fixa IMI na taxa mais baixa e devolve totalidade da participação no IRS. Famílias com filhos beneficiam ainda de dedução em sede de IMI 2022-09-26


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade