Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
novembro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Desporto 



Maratona BTT constituiu um enorme sucesso

2008-04-02
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua
Juntou 550 participantes de todo o País

Constituiu um enorme êxito, a todos os níveis, a Maratona BTT de Mortágua realizada no passado dia 30 (Domingo), numa organização conjunta do Velo Clube do Centro e Câmara Municipal de Mortágua. A prova contou com 550 participantes, o que não deixa de ser um número impressionante que confirma a popularidade e adesão crescente a este tipo de desporto. Só para se ter uma imagem da sua dimensão, a fila dos atletas tinha um comprimento de 200 metros por 7 de largura, ocupando quase toda a comprida Rua Dr. João Lopes de Morais, junto à Praça do Município.

Estiveram presentes participantes de Norte a Sul do País, designadamente: Viana do Castelo, Mirandela, Cabeceiras de Basto, Porto, São João da Madeira, Vila do Conde, Póvoa do Varzim, Vizela, Lisboa, Pombal, Caldas da Rainha, Loulé, Portalegre, Castro Daire, Moimenta da Beira, Coimbra, Seia, Viseu, Tábua, Tondela , entre outras localidades, para além de Mortágua, que esteve representada não só pela equipa organizadora, o Velo Cube do Centro, mas também com um grande número de atletas ditos amadores, que correm por lazer, pelo exercício físico, como aliás era o espírito da esmagadora maioria dos participantes.

Tanto assim que a maioria inscreveu-se no percurso dos 40Km, o que significa precisamente que eram participantes que estavam ali pelo simples prazer de andar de bicicleta, do convívio, do puro desporto, sem quaisquer outras preocupações ou objectivos, nomeadamente em termos classificativos. Até porque apesar de haver troféus simbólicos para os primeiros 5 classificados masculinos e femininos em cada percurso, 40 e 70Km, a prova não contava para nenhum campeonato, não tinha carácter oficial.

Os únicos requisitos eram ter uma bicicleta de BTT, estarem inscritos, trazerem um equipamento adequado. E naturalmente passar um dia diferente, conhecendo alguns pontos muito bonitos do concelho, que percorridos de bicicleta oferecem outra visão, porque vão a trilhos a que uma viatura normalmente não consegue chegar. A prova tinha dois percursos distintos em termos de extensão, 40Km e 70Km, mas idênticos para todos os atletas até aos 40Km, consoante a escolha dos participantes.

O percurso de 40Km foi feito ao longo da Ribeira de Mortágua e zona da Albufeira da Aguieira, passando pelo Coval, Almacinha, Almaça, Caparrosinha, Marmeleira, Benfeita, Coval, Vale de Açores, Parque Verde, Coval, Mortágua. Na Marmeleira, junto ao Moinho da Sra. da Ribeira, estava montado o abastecimento dos 25Km, oferecido pela Junta de Freguesia da Marmeleira.
Uma vez chegados ao Parque Verde, os atletas dos 70Km seguiam pela zona do Vau, em direcção a Monte Lobos (abastecimento), Vila Boa, Falgaroso da Serra, Vila Pouca, Barragem de Macieira, Pala (abastecimento), Sobral, Vila Moinhos, Vila Meã, Vila Gosendo, Vila Nova, Barril e finalmente Mortágua.

A chuva, por vezes puxada a vento, acompanhou os atletas durante parte do percurso, o que tornou a condução mais pesada e defensiva, dado que a lama prejudicava a visibilidade e afectava a mecânica das máquinas. Mas nada que não fosse resolvido, estes atletas estão habituados a correr em todas as condições de tempo e de terreno, apenas cada um adapta-se melhor ou pior, consoante a sua preparação.

A organização está de parabéns. Não apenas pela participação maciça registada, mas também pela reacção muito favorável dos atletas, que referiram que o percurso estava muito bem sinalizado e tinha zonas espectaculares, as pessoas nos devidos postos, excelentes condições logísticas, um bom abastecimento, em suma, uma boa organização. O percurso parece que foi do agrado geral dos atletas, porque combinava zonas rápidas com zonas mais técnicas, com passagens junto a cursos de água e pelo meio da floresta.
Esta Maratona BTT terá sido o maior evento desportivo até hoje realizado em Mortágua, em termos de participantes. No seu conjunto, se contarmos com atletas, acompanhantes, staff de apoio, elementos da organização, o número de pessoas envolvidas rondou as 700 pessoas.
Entre o staff de apoio é de referir a prestimosa colaboração dos Escuteiros de Mortágua, pessoal da Autarquia e do Velo Clube do Centro, que asseguraram o controle nos cruzamentos com as estradas municipais e a segurança em termos gerais.
No final da prova, os atletas tiveram direito a um retemperador banho de água quente nos balneários das Piscinas Municipais, seguindo depois para o almoço servido no Pavilhão Municipal, oferecido pela organização.












Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua: Bruno Magalhães vence e Ricardo Teodósio é campeão nacional2021-11-08
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01
Joaquim Silva foi Rei da Montanha e das Metas Volantes no GP Abimota 2021-06-07
Ciclismo. Iúri Leitão (Tavfer-Measindot-Mortágua) vence Classificação das Metas Volantes na Volta a Albergaria2021-05-31
Mortágua acolheu Estágio Nacional de Karaté Shukokai2021-11-24
Lançamento do jogo “Napoleão - O princípio do fim”. Projeto envolve 13 municipios da Rede Temática das Invasões Temáticas em Portugal.2021-11-23
Escola Municipal de Natação de Mortágua participa no Circuito Municipal de Escolas de Natação 2021-11-22
Infraestruturas de Portugal executou obras de conservação na rede viária nacional que serve o concelho (EN234, EN334-1 e EN228)2021-11-16
Serviço de recolha de resíduos específicos 2021-11-15


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade