Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Educação 



Alunos acompanharam profissionais durante um dia normal de trabalho

2008-03-27
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua
Projecto “Na Sombra de um Profissional”

Um grupo de 14 alunos dos 8º e 9º, com idades entre os 14 e os 16 anos, puderam acompanhar o desempenho de um profissional no seu próprio local de trabalho. A experiência durou apenas um dia, mas foi o suficiente para os alunos tomarem contacto com o perfil da profissão e do profissional, o seu ambiente de trabalho, o que faz e o que é preciso para poder desempenhar aquela actividade, em termos de capacidades, técnicas.

Esta iniciativa denominada “Na Sombra de um Profissional”, é uma das acções desenvolvidas pelo Projecto Municipal “Da Escola, Agarra a Vida”, no âmbito da Orientação Escolar e Profissional. Durante uma semana, os alunos, individualmente ou em pequenos grupos, acompanharam o trabalho de diferentes profissionais, nomeadamente um Veterinário, Fisioterapeuta, Médico Pediatra, Engenheiro Informático, Arquitecto, Inspector da Polícia Judiciária, Mecânico.

À Filipa Daniela nunca teria passado pela cabeça que um dia iria conhecer as instalações da Directoria da Policia Judiciária de Coimbra. Mas foi o que aconteceu. “Visitei as instalações, as salas de reconhecimento, das impressões digitais. Algumas coisas são iguais aquilo que vimos nos filmes, outras são um bocado diferentes”, contou-nos.
Sobre a profissão diz: “Acho muito interessante a forma como eles actuam nas suas missões, os meios que utilizam, mas é muito difícil entrar na Polícia Judiciária. Segundo me disseram havia 105 vagas para mais de 5 mil inscritos”. E que significado teve esta visita em termos de uma futura escolha profissional? “Ficamos a conhecer melhor aquela profissão. As coisas nem sempre são como se ouve dizer, às vezes há muitas diferenças”, comenta.

A Inês Gonçalves foi conhecer o trabalho de um arquitecto. “Eu já sabia mais ou menos como era, mas é muito giro ver a desenhar os projectos, fica-se com uma ideia mais acertada”. Passou um dia num atelier de Arquitectura. “Deram-me a conhecer o portfólio dos projectos que já fizeram, vi desenhar projectos, mostraram animações a 3D, simulações. Gostei bastante”. E a Arquitectura é até uma área que a fascina. “É uma área que eu gostava de seguir. Gosto de desenhar casas e outros projectos do género”, refere.


Foi a segunda vez que se realizou esta actividade que representa o estabelecimento de uma ponte com o mundo profissional, permitindo aos jovens perceber melhor o que se faz em cada profissão, as competências necessárias, para que desse modo possam ajustar o seu perfil profissional aquilo que são realmente as suas motivações e interesses.

Segundo nos referiu Lília Duarte, Psicóloga do Projecto “Da Escola, Agarra a Vida”, a adesão dos alunos tem sido muito boa. “Apesar da actividade ser realizada em tempo de férias, para não prejudicar o decorrer das aulas, eles aderem facilmente e vêm sempre muito entusiasmados”.

A finalidade desta actividade em contexto prático é que os alunos aprofundam o seu conhecimento acerca das profissões e das suas preferências, proporcionando-lhes uma visão mais real e concreta do modo de exercício de uma profissão e da sua rotina diária.
A iniciativa contou com a colaboração voluntária e prestimosa de um conjunto de 8 empresas e instituições do Concelho e Região.




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município assegura Creche gratuita a partir deste ano letivo2022-09-13
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Festa de Natal da Escola Básica veio até à “Vila Natal”2019-12-17
Homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen. Crianças do Ensino Básico assistiram ao espetáculo “Para Ti, Sophia”, numa produção da ACERT.2019-05-09
Semana Europeia do Desporto Escolar em Mortágua 2022-09-30
Câmara Municipal reuniu com restaurantes aderentes ao XIII Fim de Semana da Lampantana2022-09-29
Novo Reservatório reforça abastecimento de água às povoações da Sobrosa e Vila Meã da Serra2022-09-26
Lançado concurso para a nova Praça de Táxis 2022-09-26
Município fixa IMI na taxa mais baixa e devolve totalidade da participação no IRS. Famílias com filhos beneficiam ainda de dedução em sede de IMI 2022-09-26


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade