Para apoio e promoção da iniciativa empresarial
Já foi aprovado pela Câmara Municipal o projecto de arquitectura do futuro Ninho de Empresas, uma estrutura que irá ser criada e vocacionada para o apoio ás pequenas e médias iniciativas empresariais. O projecto resulta da reconversão do antigo parque de máquinas da Câmara, localizado na Gandarada, cujas instalações ficaram recentemente desocupadas após a mudança para os novos Estaleiros Municipais, no Bairro da Estação, em Vale de Açores. Esta mudança colocou a necessidade de se encontrar uma solução para aquelas instalações e mais adequada ao local, uma vez que os antigos estaleiros estavam manifestamente desenquadrados em termos de implantação urbanística.
O estudo prévio apontou para a necessidade de uma profunda intervenção de requalificação urbana daquelas instalações e área envolvente, que se inserisse harmoniosamente no conjunto arquitectónico urbano existente e não causasse qualquer impacto negativo.
Face a esse estudo, a Câmara Municipal decidiu-se pela remoção daquelas instalações e a construção de uma infraestrutura que servisse as perspectivas de desenvolvimento económico-social do concelho, sendo que a criação de um Ninho de Empresas se encontrava entre as necessidades já identificadas.
Partindo dessa referência, o projecto de arquitectura foi elaborado e aprovado pela Câmara Municipal. O processo decorre em bom ritmo, estando-se agora a aguardar que os serviços técnicos concluam os projectos de especialidade para que a curto ou médio prazo se possa lançar a obra a concurso. A Câmara irá também estudar as possibilidades do projecto poder vir a ser financiado.
Segundo o presidente Afonso Abrantes “esta estrutura vai permitir, desde logo, requalificar e valorizar do ponto de vista estético e ambiental aquele local, dando-lhe uma dignidade mais adequada à sua localização”. Por outro lado, acrescenta “vai permitir a criação de um estrutura que estava por nós planeada desde há algum tempo, no âmbito do apoio ao empreendorismo e ao incentivo à fixação de empresas. O Ninho de Empresas é um espaço destinado a promover e a apoiar a iniciativa empresarial, local e não só, nomeadamente empresas em fase de constituição ou incubação, jovens empresários em início de actividade ou de carreira, que terá uma forte vocação para as novas áreas do empreendorismo, como as Novas Tecnologias.”
O Ninho de Empresas era um dos projectos previstos nas Opções do Plano para 2004, no âmbito da estratégia de desenvolvimento económico delineada para o concelho. Um estudo encomendado pela Câmara, intitulado “Estratégias para a Juventude no Desenvolvimento Sócio-Económico de Mortágua” e elaborado pelo Centro de Estudos Territoriais / ISCTE, também aponta a criação dessa infraestrutura como um factor potenciador da competitividade e iniciativa do tecido económico local. Nesta estratégia de dinamização do tecido económico, insere-se também a criação, prevista até ao final do ano, de um Gabinete do Desenvolvimento do Empreendedorismo.
|