Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Educação 



Município comparticipou com 10 mil Euros

2008-03-06
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

60 alunos do 10ºAno com computador portátil
e Internet com Banda Larga


O Município de Mortágua, através do projecto “Um aluno, um computador”, apoiou a aquisição de computadores portáteis com acesso à Internet de Banda Larga. Os beneficiários deste apoio foram 60 alunos do 10ºAno da Escola Secundária Dr. João Lopes de Morais, que se inscreveram na iniciativa e-escolas, que integra o Programa Novas Oportunidades do Ministério da Educação.

O apoio do Município, no valor total de 10.000 euros, consubstanciou-se na comparticipação na aquisição do equipamento informático (150 euros), no caso dos alunos não abrangidos pela Acção Social Escolar (ASE), e no pagamento das 36 mensalidades de acesso à Internet, no caso dos alunos abrangidos pela ASE.

Na prática, 27 alunos que beneficiam da ASE (agregados familiares com mais baixos rendimentos) não suportam quaisquer custos, nem de aquisição do computador nem de pagamento de mensalidades da Internet durante 36 meses, ao passo que os restantes 33 alunos irão ter apenas como encargo o pagamento da mensalidade, no valor de 17,5€.

No passado dia 4, no Salão Polivalente da Escola, numa sessão informal, que contou com a presença do Presidente da Câmara e do Director Executivo da Escola, Dr. Rui Parada, foram entregues aos Encarregados de Educação os cheques com o valor das comparticipações, 150 e 180 euros, respectivamente. Foi ainda entregue um cheque em tamanho grande, num gesto simbólico, a uma das alunas contempladas com o portátil.

O Presidente da Câmara referiu que este projecto do Município é mais um passo no sentido de incentivar a utilização das novas tecnologias na comunidade mortaguense, colocando-as à disposição de todos. Informou que brevemente irá abrir um segundo Espaço Internet, em Vila Meã, na sede da Associação e que está a ser equacionada a instalação de pontos de acesso sem fios à Internet, os chamados “hotspots”, noutros espaços públicos. Através destes “hotspots”, os utilizadores podem aceder à Internet em locais públicos, tal como o fariam com uma ligação convencional, com fios.

Quanto ao apoio dado pelo Município, através do projecto “Um aluno, um computador”, afirmou que é uma forma de promover não só a utilização destas ferramentas, mas também a igualdade de oportunidades, salientando a importância de nenhum aluno ter ficado de fora por razões económicas.

Segundo o presidente do Conselho Executivo da Escola, Rui Parada, pouco mais do que uma dezena de alunos não se inscreveram no projecto. “São sobretudo alunos que já têm computadores portáteis em casa e portanto não sentiram necessidade deste apoio”, explicou.
E destacou a importância destas ferramentas para os alunos no mundo actual, como instrumento de aprendizagem e de consolidação e desenvolvimento da sua formação pessoal e social.
“Porque não é só o computador, é também o acesso à Internet em Banda Larga”, referiu.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município assegura Creche gratuita a partir deste ano letivo2022-09-13
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Festa de Natal da Escola Básica veio até à “Vila Natal”2019-12-17
Homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen. Crianças do Ensino Básico assistiram ao espetáculo “Para Ti, Sophia”, numa produção da ACERT.2019-05-09
Semana Europeia do Desporto Escolar em Mortágua 2022-09-30
Câmara Municipal reuniu com restaurantes aderentes ao XIII Fim de Semana da Lampantana2022-09-29
Novo Reservatório reforça abastecimento de água às povoações da Sobrosa e Vila Meã da Serra2022-09-26
Lançado concurso para a nova Praça de Táxis 2022-09-26
Município fixa IMI na taxa mais baixa e devolve totalidade da participação no IRS. Famílias com filhos beneficiam ainda de dedução em sede de IMI 2022-09-26


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade