Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Educação 



Biblioteca Municipal comemorou 4ºAniversário

2008-02-29
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A Biblioteca Municipal de Mortágua assinalou no dia 28 (quinta-feira) o seu quarto ano de funcionamento com um dia repleto de histórias dirigidas às crianças dos Jardins de Infância do Concelho. Na actividade participaram cerca de 200 crianças. A contar as histórias estiveram animadores das bibliotecas da região (Mealhada, Coimbra, Nelas, Ilhavo, Tábua) que foram convidados a associar-se a esta data festiva da sua congénere de Mortágua.

Ás fábulas e histórias de fantasia as crianças reagiram com olhares atentos e suspiros de admiração, embrenhados no desfiar das palavras, gestos, expressões. Para além de espectadores atentos, foram também participantes nalguns momentos, interagindo com os animadores e as personagens das histórias. No final cada criança recebeu um chapéu de papel, com a inscrição: “4º Aniversário da tua casa dos livros”.

A Biblioteca Municipal de Mortágua oferece aos utentes milhares de livros para diferentes públicos, idades e gostos, estando equipada com uma Sala Infanto-Juvenil, Sala de Leitura para adultos, Sala de Jornais e Revistas, Sala de Audiovisuais, em que se pode ouvir CD`s, ver um filme ou documentário, espaço multimédia com acesso à Internet, e um pequeno Auditório com cerca de 50 lugares.


A promoção da leitura faz-se dentro e fora da Biblioteca, nomeadamente através de projectos de itinerância da Biblioteca, indo ao encontro das escolas e das famílias.
É disso exemplo o projecto “Baú de Histórias”, que já vai no seu quarto ano de funcionamento, através do qual a Biblioteca distribui “baús” de livros (literalmente) pelas escolas do 1º Ciclo e Pré-Primário do Concelho. Os alunos podem levar os livros para casa e ficar com eles durante três semanas.

Para as famílias foi criado o projecto “Familivros – novo complexo vitamínico”. Como a própria designação sugere, os livros são equiparados a “vitaminas” que fortalecem o nosso saber e nos deixam melhor preparados para vencer os desafios da vida. Neste projecto, os utentes, de todas as idades, podem levantar uma sacola de livros pelo período de um mês. Os livros são para toda a família, o mesmo é dizer, para todas as idades, e têm ainda a particularidade de estarem organizados à volta de um tema.

A Biblioteca promove também, regularmente, exposições, palestras e acções de formação.

Todas as acções e projectos giram em torno de uma mesma finalidade: promover e incentivar os hábitos de leitura na comunidade, nos novos e menos novos, e fomentar a utilização da Biblioteca como ponto de encontro, de partilha, de lazer, de enriquecimento pessoal e de vivência cultural e cívica.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município assegura Creche gratuita a partir deste ano letivo2022-09-13
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Festa de Natal da Escola Básica veio até à “Vila Natal”2019-12-17
Homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen. Crianças do Ensino Básico assistiram ao espetáculo “Para Ti, Sophia”, numa produção da ACERT.2019-05-09
Semana Europeia do Desporto Escolar em Mortágua 2022-09-30
Câmara Municipal reuniu com restaurantes aderentes ao XIII Fim de Semana da Lampantana2022-09-29
Novo Reservatório reforça abastecimento de água às povoações da Sobrosa e Vila Meã da Serra2022-09-26
Lançado concurso para a nova Praça de Táxis 2022-09-26
Município fixa IMI na taxa mais baixa e devolve totalidade da participação no IRS. Famílias com filhos beneficiam ainda de dedução em sede de IMI 2022-09-26


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade