Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Educação 



Município distribui novos computadores pelas escolas do 1ºCiclo

2008-01-09
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A Câmara Municipal de Mortágua está a proceder à distribuição de novos computadores pelas escolas do 1º Ciclo do Concelho. Os novos equipamentos informáticos têm ligação à Internet em banda larga e diferenciam-se dos anteriores por serem mais eficientes no seu desempenho, dispondo da mais recente tecnologia no acesso aos conteúdos de nova geração.

O Presidente da Câmara, Afonso Abrantes, assistiu à entrega simbólica dos primeiros computadores, que ocorreu nas escolas do 1º Ciclo do Sardoal e de Mortágua, ainda antes do final das férias natalícias.

As crianças receberam com enorme entusiasmo a chegada dos novos computadores e não perderam tempo a experimentar as novidades do novo écran TFT, de maior dimensão, mais fino e menos prejudicial à visão, com um design mais moderno e atractivo. Prevê-se que nas primeiras semanas do corrente mês a substituição/remodelação dos computadores esteja concluída nas 19 salas de aula, distribuídas pelas várias escolas do concelho.

Desde o ano lectivo 2001-2002 que as escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho têm ao seu dispor as Novas Tecnologias de Informação, uma ferramenta que serve de complemento à aprendizagem em termos educativos e lúdicos. No ano lectivo 2005-2006 foi a vez das Novas Tecnologias de Informação chegarem também aos estabelecimentos de ensino do Pré-Primário.

Vai ser criado um novo Espaço Internet na freguesia do Sobral

O Presidente da Câmara Municipal considera que é um investimento para o futuro e no futuro.
“O que está a acontecer nas nossas escolas com o ensino do Inglês e a utilização das Novas Tecnologias é uma revolução sem precedentes no sistema de ensino”, salienta, afirmando que a escola tem de acompanhar a sociedade em que vivemos e responder às necessidades e desafios que a mesma nos coloca. O Presidente da Câmara acrescenta que a construção do Centro Educativo de Mortágua, obra orçada em cerca de 5 milhões de euros e que deverá arrancar este ano, será um enorme passo nesse caminho, de uma escola moderna e integrada, onde as crianças terão não só melhores condições em termos de instalações físicas, de mobiliário, de conforto, mas também uma melhor qualidade de ensino, mais e melhores recursos materiais e pedagógicos à sua disposição, diferentes equipamentos e actividades que actualmente não podem usufruir.

O objectivo de generalizar o acesso às Novas Tecnologias de Informação passa não só pelas escolas do 1º Ciclo, mas também por outros níveis de ensino e pela população em geral. O Município vai apoiar, por exemplo, a aquisição de 84 computadores com ligação à Internet para alunos do 10ºano no âmbito do Programa Novas Oportunidades. “Vamos comparticipar a aquisição desses computadores, não queremos que nenhum aluno deixe de ter acesso às novas tecnologias por razões económicas, queremos que todos tenham as mesmas oportunidades”, explica.
Por outro lado, o Município apresentou uma candidatura ao Programa Operacional Sociedade do Conhecimento (Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), já aprovada, para a criação de um segundo Espaço Internet no concelho, a instalar na freguesia de Sobral.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município assegura Creche gratuita a partir deste ano letivo2022-09-13
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Festa de Natal da Escola Básica veio até à “Vila Natal”2019-12-17
Homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen. Crianças do Ensino Básico assistiram ao espetáculo “Para Ti, Sophia”, numa produção da ACERT.2019-05-09
Semana Europeia do Desporto Escolar em Mortágua 2022-09-30
Câmara Municipal reuniu com restaurantes aderentes ao XIII Fim de Semana da Lampantana2022-09-29
Novo Reservatório reforça abastecimento de água às povoações da Sobrosa e Vila Meã da Serra2022-09-26
Lançado concurso para a nova Praça de Táxis 2022-09-26
Município fixa IMI na taxa mais baixa e devolve totalidade da participação no IRS. Famílias com filhos beneficiam ainda de dedução em sede de IMI 2022-09-26


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade