Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
novembro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Cultura 




Jardins de Infância e Escolas vieram para a rua cantar as Janeiras

2008-01-07
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Preservar a tradição

As escolas dos vários níveis de ensino de Mortágua mantém a tradição de cantar as Janeiras, ano após ano. Assim aconteceu mais uma vez, nesta segunda-feira, as crianças do Jardim-Escola João de Deus e Jardim de Infância de Mortágua vieram para a rua cantar as Janeiras, visitando os estabelecimentos comerciais e Instituições do centro da Vila de Mortágua. Como já é habitual, não faltou também uma visita ao Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia e aos Paços do Concelho. O mesmo fez um grupo de jovens da Escola Básica 2.3, que acompanhou as cantigas com flautas e outros instrumentos tradicionais.

Dirigidas pelas suas Educadoras e Professoras, as crianças mostraram ter as vozes muito afinadas e as letras bem ensaiadas.
As crianças traziam coroas na cabeça, de várias formas e cores, numa alusão aos três Reis Magos. Depois de cantarem as boas festas, lá vinham umas moedas, umas guloseimas, uma chouriça, bolo-rei, dependendo do tipo de estabelecimento.

A sua passagem pelas ruas da Vila despertou a atenção dos transeuntes que foram surpreendidos pela animação de rua. Esta é uma iniciativa que a população acolhe sempre com grande carinho e agrado, porque se trata de uma tradição muito antiga e popular, que sobretudo os mais velhos gostam de reviver, recordando-lhes as festividades e convívios sociais que outrora se costumavam fazer nas nossas aldeias.

É bom saber que as escolas vão mantendo viva esta tradição do cantar das Janeiras ou dos Reis, dando a conhecer às novas gerações como eram os usos e costumes dos tempos dos seus pais e avós, não os deixando cair no esquecimento.






Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
“Tantos modos de ser carta” na Biblioteca Municipal 2019-11-26
Município atribui nome de Branquinho da Fonseca para patrono da Biblioteca Municipal2019-02-19
Orquestra Clássica do Centro, acompanhada por Rafaela Monteiro, proporcionou espetáculo memorável2018-12-04
Mortágua acolheu Estágio Nacional de Karaté Shukokai2021-11-24
Lançamento do jogo “Napoleão - O princípio do fim”. Projeto envolve 13 municipios da Rede Temática das Invasões Temáticas em Portugal.2021-11-23
Escola Municipal de Natação de Mortágua participa no Circuito Municipal de Escolas de Natação 2021-11-22
Infraestruturas de Portugal executou obras de conservação na rede viária nacional que serve o concelho (EN234, EN334-1 e EN228)2021-11-16
Serviço de recolha de resíduos específicos 2021-11-15


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade